Porque java gasta tanta memória?

Olá pessoal.
Meu computador tem um Sempron 2.4 (1.67GHz) 1GB Ram e quando dou um start no netbeans 6.1, principalmente quando vou criar um projeto web, o pc fica muito ruim, lento, demora muito para abrir menus, janelas, arquivos e tudo mais… resumindo: o computador fica quase travado e isso acontece só quando utilizo java, pq?

Aqui também acontece a mesma coisa com o NetBeans. Por isso eu uso Eclipse.
Eu acredito que o Java não gasta memória. Eu li em algum lugar (não lembro aonde) que a JVM aloca uma determinada quantidade de memória na execução, fazendo com que sobre alguma coisa pro S.O.

Seu problema não é com Java.

Seu primeiro problema é com o Netbeans. Eu uso o Netbeans, mas só em máquinas com mais de 2gb de ram. Ele é pesado mesmo. Em máquinas menores, o Eclipse funciona melhor. Desative todos os plugins que você não usa, configure o uso da memória. E fazer isso é uma ciência. Você vai ter que experimentar bastante até achar uma configuração que preste. Quanto menos coleta de lixo ocorrer, melhor.

Seu segundo probelma é com o Windows. Você não está se metendo a besta com o Vista, está? Se estiver, nem bloco de notas roda bem nessa máquina. Se for XP, configure direitinho. Se possível, mude pra Linux. um ubuntu bem configurado, além de bonito e funcional, tem um desempenho muito bom. Se estiver afim de graça e for macho q nem chuck norris, encara um getoo ou um slack. Sua maquina vai voar.

Seu terceiro problema pode ser os aplicativos que rodam em background. As vezes a gente não percebe, mas a máquina fica cheia de bancos de dados, antivirus, serviços, temas, firulas, espiritos do mal… E tudo isso pesa. Deixe rodando só o necessário…

Pra deixar seu computador mais rápido que isso sem fazer upgrade de nada, só jogando pela janela do décimo andar… rssr

Boa sorte

Olhem só…

Opz, errei.

Cara, você não tá executando alguma coisa em Java? Alguma página, ou coisa do tipo?
Eu estou usando Ubuntu 8.04, com Eclipse, pidgin, um tema, Firefox 2.0 e Rythmbox ligado (pra comparar com Windows XP, seria, Eclipse, MSN (ou não), Firefox 3.0 e Winamp). Veja a screen do top, como só o Eclipse em si usa bastante memória (tenho 512).
http://img352.imageshack.us/my.php?image=screenlc9.png

Estranho, nao tenho mais nada executando além do msn e antivirus.

Tente executar o Eclipse ou outra IDE, ao invés do NetBeans.
Uma coisa que eu sempre tive dúvida é isso também… porque o BlueJ, mesmo sendo feito em Java, como o NetBeans, é muito mais leve que o NetBeans. Não é o Java que pesa, mas a aplicação (o BlueJ é muito mais simples que o NetBeans).

Primeiro, Qual netbeans ? O Full é bem pesado pois carrega varias coisas…
Os Dedicados (J2EE, J2SE, Mobile) sõ mais leves, meu netbeans não gasta tudo isso ai não, mass o Tomcat sim…

Moacir…

Voce esta com uma IDe completa e não quer gastar nem 256m de ram ? Esqueca ! Programe utilizando uma IDE mais leve ou rsinceramente… TROQUE DE MAQUINA… desenvolver com menos que 2 GB hj em dia é algo reservado a pessoal muito especiais hehehe…

Desative os plugins que vc nao usa… porem 159mb de ram ,… até meu Firefox usa mais conforme a quantidade de paginas…

vc provavelmente esta com o netbeans full…como ja falaram…

é por isso que esta gastando menos memoria…

se for pra usar outra IDE por causa de memoria e ficar fazendo mil configurações pra ocupa menos, use um netbeans “não full”, ou ao instalar o seu full, vai na opção de customização e selecione o que vc quer instalar e o que não quer… instale só o q vc usa… assim vai ocupar menos memoria…

é bem simples, questão de selecionar ou tira a seleção de um checkbox… não tem complicação nenhuma…

eu te aconselho de usar outra IDE se vc gostar mais da outra IDE… mais comparar uma lotada de coisa com outra sem tudo isso é ridiculo…

Mesmo com o Eclipse você sofre bastante só com 1 GB. Ponha mais um 1 GB pelo menos; eu recomendaria que você lotasse sua máquina de memória.

De qualquer maneira o Visual Studio 2008 (para desenvolvimento .NET) também é outro monstro devorador de memória (mesmo se você o está usando para desenvolver em C++ e nada além disso). Ambientes de desenvolvimento completos são usualmente muito grandes - muito maiores que, por exemplo, o Microsoft Office Word ou Excel.

Eu tenho um Turion X2 1.8 e 1GB de RAM e roda bem o NetBeans, com firefox (várias abas), player de áudio e alguns terminais abertos. Usando Linux. Não sei se ele tá usando muita memória swap, mas eu não vejo lentidão pra executar isso. Só é perceptível se eu for usar, além de tudo isso, o GlassFish.

Olá

Olha só quanto o Jdeveloper consome só de abrir ele. [:)]
Depois de uma hora de trabalho esse valor dobra.

eu acho que tá na média, agora o jdeveloper tá pesadinho. mas como o colega mencionou, dependerá das configurações da sua IDE, ou seja, quantidade de módulos/plugins carregados/inicializados conforme o uso.