Ola, não sou fã do Windows e até não fico satisfeito com o monopolio da Microsoft.
Mas gostaria de saber a nivel de curiosidade… [color=“red”]Porque usar o Linux?[/color]
Ola, não sou fã do Windows e até não fico satisfeito com o monopolio da Microsoft.
Mas gostaria de saber a nivel de curiosidade… [color=“red”]Porque usar o Linux?[/color]
bah cara… o melhor é tu instalar um ai e ver oq acha… =p
pois é! mas eu queria uma boa razão pra mim instatar ele!
uma boa razão é para você conhecer um novo sistema operacional onde você terá tudo que você tinha no antigo e ainda por cima isso é livre(de graça!).
Oi
Bom, quando você começou a usar windows, vc tb se fez esta pergunta… Pq Windows?
T+
Não há um SO ideal, mas sim aquele que você melhor sabe trabalhar e que esteja a par de suas necessidades…
Se você está de bem com o windows, fique com ele mesmo…
mas o monopolio é tão grande que eu nunca me fiz essa pergunta! hehehe…
Pra dizer a verdade quando tive meu primeiro computador (ha muito tempo!) eu achava que o windows (3.1) era parte do computador, assim como uma placa mãe! hehehe… é serio!
Eu nunca fiz a pergunta pq windows. sou um pobre coitado que foi pego pelo monopolio!
curiosidade ja não é o suficiente? :roll:
Uso linux, principalmente porque eu sei o que ele está fazendo, e ele faz somente o que eu quero 
ps: fora o jboss do Elton
Os prós do Linux:
é grátis;
há centenas de programas grátis para ele;
é mais seguro . Uso há vários anos e NUNCA peguei nenhum vírus, nem tive minha máquina invadida. Não existe o menor perigo, se executares o Linux com o nível paranóico de segurança, se te logares sempre como um usuário mortal (não root) e fizeres as atualizações de segurança;.
posso abrir tranqüilamente qualquer email ou arquivo do word excell, que nenhum vírus de macro pode me afetar;
é um sistema operacional extremamente estável…NUNCA minha máquina travou ou me obrigou a fazer um reboot por qualquer que seja o motivo;
é muito leve. Uso até hoje com um K6-II 266 com 160MB de RAM e roda muito bem (a não ser que eu queira usar o Eclipse…mas qual máquina roda bem com o Eclipse? 
há várias ferramentas de desenvolvimento para o Linux.
Desvantagens;
não é tão fácil de configurar quanto o Windows;
não há tantos programas quanto há para Linux
muitas páginas não funcionam corretamente nos browsers que não sejam o IE. Isto é culpa de quem desenvolve, mas não deixa de encher o saco quando queres ir no Terra ou na UOL para ouvir uma rádio on-line e a porcaria do site não funciona. minha recomendação: reclame sempre para todos os fabricantes de software e hardware e administradores de sites se o produto / serviço não rodar no Linux.
Experimente instalá-lo e persista estudando Linux por 1 ano…duvido que queiras usar o Windows de novo 
:mrgreen:
curiosidade ja não é o suficiente? :roll:
vou instalar!
Qual Linux que tu vai instalar?
Falo
por que usar linux???
pq tem horas que o windows enche o saco!!! … aquela mesmisse de sempre, clique aki, clique ali, e ele faz tudo sozinho, e vc não tem nem noção do que esta acontecendo, só sabe que “funciona”
sem falar nos Ctrl+Alt+Del… q maravilha viver longe disso! se algum programa em linux trava, e listo os processos e mato o programa, sem nenhum problema, nem trava a maquina
APT-GET Rules, vc pega da internet, automaticamente, todos os programas que vc quer e instala, tudo free!!!
ahm…
é… :???:
Pois é! 
Qual vocês usuarios de longa data me aconselham a instalar?
Realmente o Ctrl+Alt+Del é um negocio doutromundo!
Opa,
Essa de não saber o que o windows tá fazendo e saber o que o linux tá fazendo é meio balela hein…!?!
Se vc pegar um usuário meio novato de linux e fizer um portscan na maquina dele vc vai ver que tem serviço de SSH ou telnet rodando. Acho q isso não é “saber o que o sistema está fazendo”!!!
Obs.:Não to falando dos que são “colegas de classe do Tux”, mas dos usuários que instalam pra ver qual é a da onda q tem por aí.
É bacana saber usar linux, é bacana vc instalar e aprender … além do mais isso é bom para o curriculo. Mas como eu so uso minha maquina para ler email, programar java e rodar games, o Windows XP não tem me dado problemas ja faz um tempo!!
No caso do linux eu so posso fazer os dois primeiros!! =)
(Eu conheço sim o WINE e WINEX, mas ele não é suficiente, ainda mais pq eu tenho uma Radeon
)
Afinal… o que se faz num pc além do que eu faço? EHauheuahuehauheuaheu!!!
Valeu!!
Ah… coisa q a maioria acha frescura, mas eu gosto, vc pode configura tudo do jeito que vc quer… adoro o mooonte de opçoes pra interface que eu tenho 
Mas o que eu acho mais interessante mesmo é que voce tem acesso a todas (ou quase, nao sou usuária taum avançada) configuraçoes… até agora o unico problema que eu tive foi q minha placa de som no kernel 2.4 só saia som pelo plug vermelho :roll: , mas agora no 2.6 tá tudo certo 
ah, pessoal, eu não sou TÃO novato assim, usei linux poucas vezes só isso!
Sou tecnico em telecomunicações entendo alguma coisa de redes, o meu medo não é ser invadido.
Mas é que linux é tão bem falado, principalmente no meio Java, que eu quero saber qual é a do linux!
Obrigado pela ajuda que tão me dando!
Mas agora eu volto a perguntar:
Qual linux eu instalo, qual é mais atual? (Minha maquina é boa)
roda o kurumin! primeiro vc testa direto do cd e depois instala.
apesar de o kurumin não ser uma distribuição para você ter a vida toda, ele é uma excelente porta de entrada. 
Opa,
Essa de não saber o que o windows tá fazendo e saber o que o linux tá fazendo é meio balela hein…!?!
Se vc pegar um usuário meio novato de linux e fizer um portscan na maquina dele vc vai ver que tem serviço de SSH ou telnet rodando. Acho q isso não é “saber o que o sistema está fazendo”!!!
soh que no windows, soh quem trabalha na m$ sabe ao certo o que o SO ta fazendo… agora no linux, qquer um que tenha alguma nocao jah sabe ± o que ta acontecendo…
eu aconselho comecar com o Kurumin, depois que vc estiver familiarizado com o linux, vc vai pra distro que melhor atenda suas nessecidades…
Opa,
Na boa… mas os usuários de linux revisam os códigos em C de todos os programas que rodam no linux pra saber o que está acontecendo?
Ou só pq é da “comunidade” vcs confiam?!
Tem coisas que o Windows faz que está descrito no termo de uso do software que 101% dos que instalam Windows não lêem.
Mas tudo bem… não quero gerar muita polêmica não…
Um abraço!
Opa,
Na boa… mas os usuários de linux revisam os códigos em C de todos os programas que rodam no linux pra saber o que está acontecendo?
Ou só pq é da “comunidade” vcs confiam?!Tem coisas que o Windows faz que está descrito no termo de uso do software que 101% dos que instalam Windows não lêem.
o que eu quis dizer, eh que como o linux eh aberto, quem quiser pode verificar e descobrir o que ta acontecendo, nao que todos facam isso, mas tem gente que faz, e tb se vc pesquisar na internet, tem bastante informacao de como o linux funciona, dai vc pode aprender sem nem saber programar…
jah o windows, como o codigo eh fechado, o usuario soh vai saber o que eles dizem, o usuario nao tem como saber mais, pois eh tudo fechado…
e tambem, eu jah escutei falarem (nao ha como provar isso, jah que o codigo do windows eh fechado) que o windows manda para o server da m$ um “relatorio” com todos os programas que o usuario tem no computador… provavelmente eh sao soh boatos, mas nao ha como saber se eh verdade ou nao com 100% de certeza…
nem eu, estou apenas expondo minha opiniao 
Bom… sempre ouço q o linux é difícil de configurar e por isso alguns (vários) usuários preferem o Windows… Tá concordo plenamente com isso… mas tem q levar em conta, q com o Windows na máquina, é aconselhável (e, em alguns casos, imprescindível) que vc formate a máquina a cada 3 ou 4 meses, e depois deve configurar tudo de novo…
Eu to com linux na minha maquina (ubuntu) já faz 6 meses e nada de formatar, o sistema ta redondinho e qndo quero atualizar alguma coisa, eh soh rodar um apt-get upgrade… é muito bom, realmente o pessoal da canonical tá fazendo um trabalho excelente…
E ja fica ai a dica, aconselho a utilizarem o ubuntu (www.ubuntu.com), outra dica eh acessarem o www.ubuntuguide.org, para tirarem o maior proveito dessa ótima distro.
“Humanity to others”…
Uso linux, principalmente porque eu sei o que ele está fazendo, e ele faz somente o que eu quero![]()
ps: fora o jboss do Elton
Opa,
Se vc pegar um usuário meio novato de linux e fizer um portscan na maquina dele vc vai ver que tem serviço de SSH ou telnet rodando. Acho q isso não é “saber o que o sistema está fazendo”!!!Obs.:Não to falando dos que são “colegas de classe do Tux”, mas dos usuários que instalam pra ver qual é a da onda q tem por aí.
É bacana saber usar linux, é bacana vc instalar e aprender … além do mais isso é bom para o curriculo. Mas como eu so uso minha maquina para ler email, programar java e rodar games, o Windows XP não tem me dado problemas ja faz um tempo!!
No caso do linux eu so posso fazer os dois primeiros!! =)
(Eu conheço sim o WINE e WINEX, mas ele não é suficiente, ainda mais pq eu tenho uma Radeon)
Afinal… o que se faz num pc além do que eu faço? EHauheuahuehauheuaheu!!!Valeu!!
Tenho uma RAEDON rodando perfeito no Linux! Já tentou utilizar os drivers do fabricante ao invés dos “genéricos” do Linux? O mesmo ocorre com o windows se você não intalar os drivers do fabricante e utilizar os “genéricos” do windows 
Qual vocês usuarios de longa data me aconselham a instalar?
[color=“green”]E aí… olha só… eu ainda sou meio q iniciante no Linux e uso o Suse numa boa… eu o aconselho, é muito bom. 
E Nati, nooossa eu passo horas bulindo nas interfaces, me divirto. :lol:
Toda a minha vida usei Windows, passei a usar Linux agora q to programando em Java e me apaixonei… é muito bom, mas infelizmente o Windows ainda se faz necessário… :evil:[/color]
Eu sei… mas mesmo assim os drivers da ATI não se comparam aos drivers da Nvidia em relação a desempenho no OpenGL. Só isso!! hehehhe!!!
Desculpe… mas é q sou viciado em Desempenho de VGA!!! Hahahhaa!!!
Falow![/quote]
Ahhhh
soh num tenho o linux ainda no meu note pq o tal do gerenciador de energia da bateria da pau =/
Não aguento mais o windows. Fica trabalhando 4h com ele, e precisa reiniciar o computador pq fica uma carroça o bagulho!!!
Puta que pareo que raiva que eu tenho disso…
O linux só não esta em tudo que eh computador Home pq ele é um pouco mais complicado que o Windows. Na verdade é pq ele não tem os mesmo wizards, assim qeu tiver, bye bye Windows!

abraços!!
Já me convenceram completamente a usar Linux…
Amanhã vou até comprar uma camiseta com o pinguim… 
hehehe
Falow
Ahhhhsoh num tenho o linux ainda no meu note pq o tal do gerenciador de energia da bateria da pau =/
Não aguento mais o windows. Fica trabalhando 4h com ele, e precisa reiniciar o computador pq fica uma carroça o bagulho!!!
Puta que pareo que raiva que eu tenho disso…O linux só não esta em tudo que eh computador Home pq ele é um pouco mais complicado que o Windows. Na verdade é pq ele não tem os mesmo wizards, assim qeu tiver, bye bye Windows!
abraços!!
tenta recompilar o kernel desativando o modulo (ou quem sabe o modulo correto nao estaja ativo), ou quem sabe atualizar o kernel funcione…
e qnto aos wizards, eh que o linux entrou na disputa pelos end users a pouco tempo, mas jah tem distros que tem varios wizards (vide kurumin), mas eh claro que ainda falta um pouco pra ficar totalmente pronto pros usuarios finais… mas nada que o tempo nao resolva 
Ahhhhsoh num tenho o linux ainda no meu note pq o tal do gerenciador de energia da bateria da pau =/
Puta que pareo que raiva que eu tenho disso…O linux só não esta em tudo que eh computador Home pq ele é um pouco mais complicado que o Windows. Na verdade é pq ele não tem os mesmo wizards, assim qeu tiver, bye bye Windows!
abraços!!
tenta recompilar o kernel desativando o modulo (ou quem sabe o modulo correto nao estaja ativo), ou quem sabe atualizar o kernel funcione…
e qnto aos wizards, eh que o linux entrou na disputa pelos end users a pouco tempo, mas jah tem distros que tem varios wizards (vide kurumin), mas eh claro que ainda falta um pouco pra ficar totalmente pronto pros usuarios finais… mas nada que o tempo nao resolva
O módulo está ativo, segundo uns amigos qeu tenho. Desativer num daria para usar ele só na bateria. Para resolver o problema teria que atualizar o kernel sim, porém não tenho tempo para isso =/ por isso queria uma distro pronta com isso já. Na verdade até tem umas prontas, mas eu queria o SuSe mesmo.
Mas enquanto isso vou aturando o windows, até que me encha o saco totalmente dai dou um jeito de mudar de vez 
No mais é isso, Windows é uma merda, só uso pq eu tenho licensa e pq num tenho tempo para mudar de SO 
Cya!
como diz o Felipe:
Linux para servidores
Macintosh para gráficos
Palm para mobilidade
Windows para jogar paciência
Chega de Micro$oft !!! :mad: Nunca mais quero ver Micro$oft !! 8O
Bah! não exagera tb! 
Peguei o Kurumin e o Mandrake.
Qual eu uso? Eles focam coisas diferentes?
eu aconselho comecar com o kurumin, que eh voltado pra iniciantes… dai depois vc ve o que mais te agrada…
No fundo, ninguem ateh agora me convenceu a usar linux, :lol: mas eu TENHO que usar linux pq na escola soh aceita trabalhos feitos em linux. :evil: Outra coisa o apt-get nao eh o pai de todos os santos, nem sempre funciona, quando vc quer instalar um pacote e ele diz que vc precisa atualizar a biblioteca lib.qualquercoisa.-0.monte-de-numero.so e ele mesmo nao tem, eh melhor desistir. Isso quando eles juram que na instalação ele vai detectar tudo, mas aqui no meu, o SuSE e meu audio nao se entendem, nem com mouse. Outra coisa, eu nao vivo sem jogos, preciso de um CS, AGE, GunBound. Ateh jah vi funcionando no linux com o winex, mas axo meio contraditorio, vc fugir do Windows e tentar emular ele dentro de Linux. :roll:
P.S. Minha opniao, por favor me convençam de que estou errado.
hahahah, vitor, eu ja uso linux a uns 5 anos, mas atualmente só to em windows pq aqui na empresa é td Win (Dell é parceira da M$ =p )… mas eu tb tenho um pensamento assim como o seu as vezes, heaheah :lol:
cara… eu instalei o mandrake e não precisei instalar NENHUM drive de nada! ele intalou tudo sozinho, configurou até minha internet… e em 5 minutos de instalação, cronometrados!
Claro que no linux o cara não tem jogos, algumas ferramentas só tem pra windows, mas o linux está muito bom sim, claro que tem defeitos.
Eu também gosto do windows, mas me impressionei com a quantidade de ferramentas que vem instalado no linux e a falta de crashs, bugs, tilts que a microsoft insistem em colocar no pacote windows 
Falow!
Eu instalei o Suse aqui, e ele detectou tudo, inclusive as placas de áudio e rede (coisa que o XP não conseguiu fazer).
Claro que tem seus problemas. Na instalação selecionei português brasileiro… e me aparece um português lusitano :evil:
Uma coisa que gosto no Linux é que se algo trava, não precisa reiniciar. Dá pra matar o processo e continuar.
qnto a jogos, realmente a maioria eh soh no windows, mas isso ta comecando a mudar, jah tem enemy territory e doom3 pra linux (esses jogos tem versao pra linux, nao eh emulado nao, eh rodando em modo nativo!) e se vc for no site do superdownloads e for na parte de games, vc provavelmente vai encontrar mais jogos de qualidade pra linux
soh que nao espere que a m$ (que faz o age) disponibilize uma versao pra linux…
openGL é a solução…
a maioria dos jogos bons se baseia em directX da microsoft…
mas o OpenGL tem versões para Linux e para Windows
não lembro o jogo que foi feito em Java, com gráficos muito avançados, só que só rodava no windows por causa do DirectX
não tem jeito, poucos vão desenvolver grandes jogos para linux, é um mercado minusculo…
faz muito tempo que eu ouço as pessoas falando que ainda não tem jogo pra linux, mas esta começando a mudar… até hj nada…
acho q java+openGL é a unica esperança para o mercado de jogos em linux…
Vejam só que legal, hoje fui pesquisar no google a expressão “kurumin linux”, e o primeiro link que apareceu (destacado) foi:
Linux Kurumin ou Windows?
www.microsoft.com/brasil/ Qual tem melhor desempenho? Qual tem os menores custos? Link Patrocinado
“LINK PATROCINADO”?!?!?!?!
O que é isso?? marketing agressivo?
Ps. O Kurumin está muito bom, detectou minha máquina toda e conectou com meu provedor banda larga tranquilamente, direto do cd!!! Tá valendo pelo menos um dual boot!
Gosto do windows, mas não gosto do preço que ele custa, acho que não vale a pena tendo um OS tão completo como o linux!
Sem contar que o windows ta muito desatualizado em comparação ao linux.
Mesmo as menores versões do linux, tipo o kurumin, tem muito mais recursos e ainda são muito mais faceis de instalar que o windows e muito mais rapido também!
Aquele negocio que linux é dificil de instalar já é coisa do passado, e tem otra, só é dificil porque o cara ta acostumado com o sistema da microsoft. Eu so um que me criei vendo “dos” e “windows”.
Quem nunca instalou um linux ou faz tempo que não mexe num, vale a pena pegar uma versão das novas aí e dar uma brincada, realmente estão muito bons! Tem pra todos os gostos, são varios linux.
O melhor de tudo… é FREE!
OBS: Eu criei esse topico querendo saber mais sobre linux e agora, aos poucos estou migrando para ele.
FALOW!
Eu uso o slackware 10.1 e ja consegui rodar o Unreal TOrnament 2004 soh ficou meio lerdo por que n isntalei a placa de video ainda direito, mas tudo em modo nativo!!!
e estou satisfeito logo logo vou sair completamente do windows!!!
soh to bolado q eu ainda n consegui colocar a variavel de ambiente do java!!!
alguem sabe algum emulador de DOS :razz: adoro Rally Championship e quero joga-lo no Linux hehehhe!
pra colocar a variavel de ambiente do Java eh soh editar o arquivo /etc/profile, dai vc modifica a variavel PATH para acrescentar o dir /bin da onde o java ta instalado e cria a variavel JAVA_HOME…
qnto ao emulador, procura no sourceforge ou no superdownloads (na parte pra linux) o DOSEMU
no kurumin vem um emulador de dos instalado, o nome é “DosBox”.
Falow!