Porque os Sites de Hospedagem de páginas JSP são mais caros?

6 respostas
M

Sabe-se que a plataforma Java apresenta vantágens óbvias em relação à plataforma Microsoft, em relação aos custos.
Não é preciso investimento $$ com licenças, sistema operacional, etc…
Já no caso da Microsoft, o valor gasto com Windows, Visual Studio, Internet Information server, atinge um valor obseno…

Mas, contraditoriamente, o número de sites de hospedagem de páginas JSP é baixo em relação aos sites que hospedam páginas .NET com o IIS…
Além do mais, os sites de hospedagem em JSP são mais caros do que os em .NET.

O que justifica isso?

6 Respostas

lgr

Boas,
Eu não sei o porque exatamente mas arrisco em opinar que é por mão de obra e normalmente são aplicações mais robustas, aplicações corporativas então cobra-se mais caro.

Sei lá, acho que essas coisa podem contribuir.

[]

DirceuSobrinho

razão: JVM

normalmente porque aplicações em java consume mais recursos do servidores, e compartilhar uma JVM para vários clientes é arriscado!! onde um cliente pode derrubar outros tantos.

C

Bom dia

Eu acredito que seja devido ao ambiente que deve ser montado, porque imagina, geralmente é necessário um ambiente separado para cada cliente que contrata a hospedagem, ou seja, uma JVM para cada cliente.

Então os custos com manutenção e gerenciamento destes ambientes acaba sendo mais caro, então as empresas de hospedagem acabam tendo que repassar estes valores para os clientes finais.

Falou.

rael_gc

Não vou me ater a discutir desempenho ou uso de recursos da JVM, afinal quem ainda acredita que isso é um gargalo, deve ter mexido com Java há uns 7 anos atrás.

A verdadeira razão da dificuldade em se hospedar Java é devido ao isolamento dos recursos, pois a JVM mantém muita coisa me memória compartilhada entre os usuários. Então para isolar bem, acabam tendo que fazer quase que um servidor virtual pra cada usuário.

No geral, pras grandes corporações que tem seus próprios servidores, isso não é problema.

Conversando outro dia com o Osvaldo Duoderlein, ele disse que não seria algo difícil de se resolver (claro que ele manja horrores também), mas pelo visto não há muito interesse em mexerem nisso. A única empresa que fez algo do tipo foi a Google, com a hospedagem e uso de seu AppEngine pra Java.

Dizem que eles usam um Jetty bem modificado, que isola vários recursos.

thiago.correa

Caio Vinicius:
Bom dia

Eu acredito que seja devido ao ambiente que deve ser montado, porque imagina, geralmente é necessário um ambiente separado para cada cliente que contrata a hospedagem, ou seja, uma JVM para cada cliente.

Então os custos com manutenção e gerenciamento destes ambientes acaba sendo mais caro, então as empresas de hospedagem acabam tendo que repassar estes valores para os clientes finais.

Falou.

Cara nada a ver, você pode rodar n aplicações em um mesmo servidor com uma única VM, e é o que de fato acontece.
O que ocorre é que hoje há uma grande demanda para PHP e ASP, Java não deve ter uma procura tão grande, e são poucas as empresas de hosting que oferecem suporte a Java, o que encarece o serviço!

Giulliano

Eu imagino que Java seja uma linguagem mais voltada para construção de aplicações corporativas, o que teoricamente requer um servidor dedicado local ou remoto.

As empresas que oferecem hospedagem Java, instalam lá um tomcat e mal sabem dizer que tipo de serviços oferecem. Passei por duas experiências péssimas até que resolvi pegar um VPS e criar minha infra.

Criado 9 de dezembro de 2009
Ultima resposta 9 de dez. de 2009
Respostas 6
Participantes 7