Porque Ruby on Rails não vai entrar pro Mainstream

talvez não a linguagem, mas a “plataforma” como um todo.

+1.

Então, seguindo sua linha de raciocínio, Java só se tornou uma boa linguagem após o lançamento do Eclipse e IntelliJ.

Nao sei se sou eu ou se sao voces, mas acho que alguem aqui esta com problemas de visao. Em que momento o cara disse que uma linguagem de programacao eh boa se ela tiver uma boa IDE?

Marcio Kuchma

Então, seguindo sua linha de raciocínio, Java só se tornou uma boa linguagem após o lançamento do Eclipse e IntelliJ.[/quote]

Que por sinal vieram muito depois de Java começar a fazer sucesso!

O Ruby não vai mesmo para o “Mainstream” e não por causa do Java e nem da Sun, mas por causa da própria comunidade Ruby.

Ruby sofre do mesmo mal que o Linux, esnobismo. Algumas pessoas com “complexo de Deus” que ao invés de se comportar como pessoas maduras, gostam de se gabar de como são “mais inteligentes que todos os gerentes imbecis que não querem saber de Linux”. Existe uma razão para o atual estado das coisas, observar e entender o porquê é o mínimo que se pode fazer.

Chamar de “marketing” tudo aquilo que minha cabecinha de “code monkey” não pode entender não é realmente pensar.

Para Ruby ser o número 1 é preciso que aceitem todo tipo de gente, desde o noob mais noob até alguém com mais experiência e conhecimento. Java tenta ser o máximo para o maior número de pessoas possível, bem, Rubistas gostam de se divertir tirando sarro de programadores Java, só aí já dá para perceber a mentalidade dessa raça. E sequer IDEs acham necessário, como se pessoas do século XXI desenvolvessem software usando o ‘vi’.

Depois do hype do Linux e hype opensource já estou meio de saco cheio de hype. Aquele amontoado de softwares beta com uma interface projetada por autistas e com uma documentação na maioria das vezes inexistente chamado Linux, e aquele lixo tóxico chamado PHP, a pior ferramenta da história da humanidade, me fizeram ficar com pé atrás com qualquer coisa “milagrosa”.

[quote=Thiagosc]

Depois do hype do Linux e hype opensource já estou meio de saco cheio de hype. Aquele amontoado de softwares beta com uma interface projetada por autistas e com uma documentação na maioria das vezes inexistente chamado Linux, e aquele lixo tóxico chamado PHP, a pior ferramenta da história da humanidade, me fizeram ficar com pé atrás com qualquer coisa “milagrosa”.[/quote]

auhahuuahuha ! voltou com a corda toda heim ?

Particularmente achei uma baba programar em PHP! Tudo bem que não fiz nada complexo, mas a linguagem é bem fácil para trabalhar na Web.

Realmente Linux tem um curva de aprendizado bem mais demorada que o Windows, mas depois que vc acostuma e entende como funciona, vc passa a gostar dele. E desculpe, mas documentação, fóruns e livros é o que não falta para o Linux. Quando eu sai do Visual Basic (que Deus ou o Diabo o tenha ! ahahah) e fui para o Java, no começo também meti o pau no Java, tudo era difícil, um monte de plugins e softwares para baixar!

ASOBrasil

Eu uso Linux desde 1998 e é meu desktop padrão, principalmente por não gostar do Windows. Até que recentemente ele está se tornando usável, mas a principal falha é que os patetas open source não melhoram nada, apenas copiam.

O Gnome que tem uns objetivos interessantes, ainda que incompletos, de interface de usuário (“just works”) é constantemente avacalhado por figuras da comunidade por ser “fácil demais”. Esse pessoal é doente.

Mas eu uso Linux por 2 motivos:

• inércia: não tenho a mínima vontade de formatar a minha máquina;
  • Windows é um lixo: não quero me preocupar com vírus, spywares e falhas de segurança.

Quanto ao PHP, é bom somente para coisas simples e mais nada.

Nunca achei Java difícil, o que é difícil de agüentar é o misticismo dessa área. Todo dia tem uma “febre” nova. Esses “cientistas da computação” fazem tudo, menos ciência. “Ciência” da computação deveria ser rebaixada a pseudo-ciência, assim como Astrologia, Cartomancia, etc.

Hauihaiuhaui…

Por isso eu amo o off-topic do GUJ… Sempre alguem revive os fights…

Amanhã promete… sexta-feira… uma boa discussão no off-topic…

[quote=Thiagosc]O Ruby não vai mesmo para o “Mainstream” e não por causa do Java e nem da Sun, mas por causa da própria comunidade Ruby.

Ruby sofre do mesmo mal que o Linux, esnobismo. Algumas pessoas com “complexo de Deus” que ao invés de se comportar como pessoas maduras, gostam de se gabar de como são “mais inteligentes que todos os gerentes imbecis que não querem saber de Linux”. Existe uma razão para o atual estado das coisas, observar e entender o porquê é o mínimo que se pode fazer.

Chamar de “marketing” tudo aquilo que minha cabecinha de “code monkey” não pode entender não é realmente pensar.

Para Ruby ser o número 1 é preciso que aceitem todo tipo de gente, desde o noob mais noob até alguém com mais experiência e conhecimento. Java tenta ser o máximo para o maior número de pessoas possível, bem, Rubistas gostam de se divertir tirando sarro de programadores Java, só aí já dá para perceber a mentalidade dessa raça. E sequer IDEs acham necessário, como se pessoas do século XXI desenvolvessem software usando o ‘vi’.

Depois do hype do Linux e hype opensource já estou meio de saco cheio de hype. Aquele amontoado de softwares beta com uma interface projetada por autistas e com uma documentação na maioria das vezes inexistente chamado Linux, e aquele lixo tóxico chamado PHP, a pior ferramenta da história da humanidade, me fizeram ficar com pé atrás com qualquer coisa “milagrosa”.[/quote]
Tava indo bem, muito bem, mas no final desandou e como média ficou só um monte de palavras sem sentido!

Nessa você realmente se esforçou.

Uso windows, acho um software muito bom pras minhas necessidades quanto à sistema operacional e não me preocupo com vírus. Não abro anexos do tipo “nude photos.src” ou “jennifer lopez.exe”. E a propósito, navego bem tranquilamente usando o Firefox(sim, no windows). Por sinal, ainda não tive problema de invasão e também não utilizo qualquer tipo de firewall e antivírus. Será sorte?

Eu uso linux no trabalho e windows em casa, dá pra perceber a diferença, estou pensando quase definitivo em mudar o de casa pra linux também.

Eu uso Windows no trabalho pq eh o jeito, uso na universidade pq soh tem ele, uso no desktop em casa pq minhas irmãs odeiam Linux e uso no notebook pq ainda nao consegui fazer o Maddenl NFL 2006 rodar no Wine. Então… :smiley:

Tenho até instalado o Ubuntu aqui, mas tenho preguiça de ficar rebootando qnd quero jogar e qnd quero trabalhar.

Definam ‘mainstream’, e pq Ruby ou Rails teriam que entrar pro ‘mainstream’ pra serem bons ou fazerem sucesso, lembrando que ‘popular’ e ‘melhor’ sao conceitos nada relacionados e muitas vezes opostos.

Mainstream é exatamente o popular e é difícil de Ruby chegar lá porque é uma linguagem complexa e bem diferente do que a maior parte dos programadores já trabalhou (já que ela não tem muita herança de C).

Um programador “comum” que olha pra código Ruby pela primeira vez, ou ama de paixão ou morre de desespero, não existe meio termpo, porque o choque é bem grande.

Mainstream é exatamente o popular e é difícil de Ruby chegar lá porque é uma linguagem complexa e bem diferente do que a maior parte dos programadores já trabalhou (já que ela não tem muita herança de C).

Um programador “comum” que olha pra código Ruby pela primeira vez, ou ama de paixão ou morre de desespero, não existe meio termpo, porque o choque é bem grande.[/quote]

Discordo aliroubit. Ruby tem meios excêntricos de fazer coisas, mas muitas vezes tem como fugir delas. No meu caso, eu ouvia falar que Ruby tinha uma sintaxe simples e quando peguei o bicho pra olhar não achei que fosse tão limpa assim não.

Na verdade pensei: que absurdo, como podem chamar de limpa essa sintaxe com var $var @var @@var :string etc etc. Mas com o tempo me acostumei. Hoje em dia não acho Ruby uma linguagem exatamente “limpa”, mas sim uma linguagem simples, para os que a entendem.

Moral da história o que eu acho é que tem umas coisas chocantes que não batem com o marketing de linguagem incrivelmente “limpa”, mas não acho que seja pra tanto…

Limpa e super clara IMHO ela não é. Mas em alguns casos acaba resolvendo problemas com bem menos linhas de código e com maior legibilidade.

Como o Maurício falou, ao ver um código em ruby, ou você se apaixona ou você odeia até o final da vida.

Eu me apaixonei, mas ainda estou na fase de amor platônico, tá faltando tempo pra estudar :frowning:

O caso não é fugir, é se acostumar e usar!

Se for pra fugir das coisas excêntricas, é melhor continuar com Java, porque são as “excentricidades” de Ruby que fazem dela uma linguagem interessante.

Nao eh pq tem caracteres estranhos que a linguagem eh “suja” - eu acho Java muito mais “sujo” que Ruby ou Smalltalk, pq em Java eu tenho que ficar dando papinha na boca do compilador o tempo todo. Nao da pra ver o que o meu codigo realmente quer dizer, pelo menos nao tao bem.

O caso não é fugir, é se acostumar e usar!

Se for pra fugir das coisas excêntricas, é melhor continuar com Java, porque são as “excentricidades” de Ruby que fazem dela uma linguagem interessante.[/quote]

Ruby te dá alternativas. Se eu acho certa coisa muito doida, apesar de ser curta e digitar menos, em geral eu vou ter uma alternativa mais legível. Tem uns bagulhos sinistros de $_ $% $* ____AB que acho que tem como fugir de usá-los.

O que eu me lembro agora é que pelo menso eu posso escolher entre {} e do-end. Não sou muito chegado em linguagens simbólicas, então geralmente não vou usar as chaves…