Porque Ruby on Rails não vai entrar pro Mainstream

Nao tem que entrar no “mainstream” pra fazer sucesso pq “mainstream” eh fazer sucesso (muito sucesso). O titulo da thread que poderia ser mais claro: pq Ruby nao vai fazer taaaaanto sucesso? Ou Ruby vai fazer tanto sucesso quanto Java?

Nao eh pq tem caracteres estranhos que a linguagem eh “suja” - eu acho Java muito mais “sujo” que Ruby ou Smalltalk, pq em Java eu tenho que ficar dando papinha na boca do compilador o tempo todo. Nao da pra ver o que o meu codigo realmente quer dizer, pelo menos nao tao bem.[/quote]

Então. Depois que você se acostuma com as covenções sim. Mas o cara que olha esses códigos de primeira não entende muito. É legal olhar @var e saber que é variável de instância, é legal fazer new Tatau(:bla => 1, :qualquer => “ha”) (é assim?), mas não antes de aprender…

Não tenho estudado, mas na época que eu fazia e voltava a mexer com Java já começava a sentir saudades do Ruby :smiley:

Ei, o título da thread vem do artigo no post inicial, não me culpem. :stuck_out_tongue:

Isso depende da adoção dela na indústria de software, as empresas precisam acreditar que ela vai render lucros, não só que seja uma maravilha que atinge uma pequena porção, quantas linguagens melhores do que java já existem a tempo por aí e não se tornaram populares ?

Infelizmente para a área científica isso é um problema, mas para o mercado, onde os empresários querem industrializar a produção de software, e precisam de muita gente que ‘apertem parafusos’ e ‘plugem peças’ , é de fato uma vantagem enorme.

[quote=Fabrício Cozer Martins]Infelizmente para a área científica isso é um problema, mas para o mercado, onde os empresários querem industrializar a produção de software, e precisam de muita gente que ‘apertem parafusos’ e ‘plugem peças’ , é de fato uma vantagem enorme.
[/quote]

Li um artigo no blog do Spolsky, provavelmente vocês devem ter lido pois acho que saiu no java.net ou algum site assim, que ele dizia que “existe mais no negócio de software do que código”, e eu tenho que concordar, apesar de ser programador e ter asco a coisas relacionadas a vendas e marketing.

O comportamente “imaturo” da comunidade Ruby, assim como em Linux, é criar esse antagonismo imbecil de “nós, os desenvolvedores super inteligentes VS os empresários e gerentes gananciosos querendo ganhar dinheiro vendendo software ruim”. Isso é negar a realidade.

Vocês já pararam para pensar que determinados tipos de software, não digo todos e não é minha função vender produtos de outras empresas, atendem uma necessidade, e normalmente essa necessidade é mais que simplesmente “em quantas linhas de código se faz um hello world”?

Ruby seria matador se não fosse pela mentalidade hippie-rage-against-the-machine de alguns rubistas hardcore. E as pessoas deveriam aprender a comunicar idéias do que isso acrescenta para o negócio. Simplesmente vomitar coisas como “Rails, DSL, funcionais vs imperativas, linguagem dinâmica, etc” só faz sentido para nós, programadores.

Exatamente o que eu penso sobre Stallman e seus nós-filho.

O dia que eu ver Ruby ocupando uma boa relevante das ofertas de emprego, ai eu concordarei que Ruby vai entrar pro “Mainstream”.

Só tenha cuidado pra não ser pego de surpresa pela onda :wink:

[quote=Thiagosc][quote=Fabrício Cozer Martins]Infelizmente para a área científica isso é um problema, mas para o mercado, onde os empresários querem industrializar a produção de software, e precisam de muita gente que ‘apertem parafusos’ e ‘plugem peças’ , é de fato uma vantagem enorme.
[/quote]

Li um artigo no blog do Spolsky, provavelmente vocês devem ter lido pois acho que saiu no java.net ou algum site assim, que ele dizia que “existe mais no negócio de software do que código”, e eu tenho que concordar, apesar de ser programador e ter asco a coisas relacionadas a vendas e marketing.

O comportamente “imaturo” da comunidade Ruby, assim como em Linux, é criar esse antagonismo imbecil de “nós, os desenvolvedores super inteligentes VS os empresários e gerentes gananciosos querendo ganhar dinheiro vendendo software ruim”. Isso é negar a realidade.

Vocês já pararam para pensar que determinados tipos de software, não digo todos e não é minha função vender produtos de outras empresas, atendem uma necessidade, e normalmente essa necessidade é mais que simplesmente “em quantas linhas de código se faz um hello world”?

Ruby seria matador se não fosse pela mentalidade hippie-rage-against-the-machine de alguns rubistas hardcore. E as pessoas deveriam aprender a comunicar idéias do que isso acrescenta para o negócio. Simplesmente vomitar coisas como “Rails, DSL, funcionais vs imperativas, linguagem dinâmica, etc” só faz sentido para nós, programadores.[/quote]

Linguagens de programação são importantes apenas para programadores, não para gerêntes. Um gerente normalmente sabe que uma linguagem de programação é um martelo de fazer software. A responsabilidade de saber se precisa de uma marreta, um machado ou um martelinho de precisão é toda do programador.

[quote=louds][quote=Thiagosc][quote=Fabrício Cozer Martins]Infelizmente para a área científica isso é um problema, mas para o mercado, onde os empresários querem industrializar a produção de software, e precisam de muita gente que ‘apertem parafusos’ e ‘plugem peças’ , é de fato uma vantagem enorme.
[/quote]

Ruby seria matador se não fosse pela mentalidade hippie-rage-against-the-machine de alguns rubistas hardcore. E as pessoas deveriam aprender a comunicar idéias do que isso acrescenta para o negócio. Simplesmente vomitar coisas como “Rails, DSL, funcionais vs imperativas, linguagem dinâmica, etc” só faz sentido para nós, programadores.[/quote]

Linguagens de programação são importantes apenas para programadores, não para gerêntes. Um gerente normalmente sabe que uma linguagem de programação é um martelo de fazer software. A responsabilidade de saber se precisa de uma marreta, um machado ou um martelinho de precisão é toda do programador.
[/quote]
Depende, que tipo de programador vc está falando ?
Na maioria das vezes, o programador pode até saber que uma marreta é melhor que um martelo, mas será que na maioria das situações, ele consegue convencer os gerentes de usar uma e não a outra ?

Aí é que está a questão! Quantas vezes alguém aqui já estava cansado de se F*** com ejb, struts, etc… e mesmo sabendo das vantagens de outras tecnologias melhores surgindo por aí não conseguiram usá-las ? As vezes tem projetos que valem 100x mais só por ser em java ou em .net, em php, asp, python, etc … elas seriam menos lucrativas.

Não se trata apenas de provar pro gerente que a linguagem de programação é boa. Enquanto não for relativamente fácil pra um gerente montar uma equipe com um bom número de programadores Ruby (digamos 10 a 15, evidente que isso depende do projeto), vai ser difícil um gerente médio querer usá-la. Falta de mão-de-obra disponível implica em alto custo.

Se bem que olhando por essa ótica vira um dilema de tostines: pra entrar no mainstream precisa ter uma grande adoção, mas só vai ter grande adoção quando entrar no mainstream.

Ou seja, você não gosta do Ruby por causa dos Rubystas. Isso faz tanto sentido quanto não gostar de teatro por causa das pessoas que assistem à peça.

De qualquer maneira, se isto aqui não der uma idéia do quanto mudar de ares pode ser bom para o negócio, não sei o que dará.

Bem lembrado, as vezes

Eu estou em contato mais ou menos diario com gente que seria facilmente classificada como rubista hardcore, e nao consigo pensar em nenhum que caiba na sua descricao. Voce poderia citar alguns exemplos de rubistas hardcore que tem mentalidade hippie-rage-against-the-machine?

Se por um lado existe esta mentalidade “hippie-RATM” por parte dos Rubistas, existe também uma mentalidade bem provinciana por parte dos Javaneses em não querer aceitar novidades vindas de fora da comunidade Java. Foi assim com .NET (ok, .NET não agregou nenhuma grande inovação revolucionária) e está sendo assim com Ruby. Eu não entendo qual é o mal em se aprender uma nova tecnologia, principalmente se ela pode ajudar a torná-lo um desenvolvedor melhor.

Para mim, depois de cabeleiro a profissão que têm mais frescura e ego é a de desenvolvedor.

Cara, eu trabalho com Java quase que full time, acho Java bom pra dedeu… Mas dizer que é a melhor opção para tudo? NÃO! Pensando tecnicamente, acho que nem seria a melhor opção pra muita coisa que eu uso… Mas não posso pensar só tecnicamente…

Mas no fundo, Java para mim é um negócio. Da onde eu tiro o pãozinho de cada dia… Se amanhã eu tiver que trabalhar com ruby ou até mesmo C# (dos quais eu gosto muito), faço numa boa.

Outra coisa que me mata, e isso normalmente eu vejo muito no mundo java, e o amor a padrões, principalmente formados pela SUN. Gente, nem todo projeto prececisa usar todos aqueles padrões. Os pattern normalmente, é inclusive são catalogados assim, servem para resolver problemas. Conhecer pattern é muito bom, sabe usa-los é outra coisa. (Atenção. NAO SOU CONTRA ELES!)

Aqui eu acho que o problema é outro: as pessoas muitas vezes usam as coisas sem saber usar, sem saber quando usar e sem saber para quê usar, então acabam usando sem critério. Isso vale para padrões, tecnologias, e riffs de guitarra em algumas bandas de garagem.

Vc fala isso porque nunca trabalhou no setor de mídia, publicidade e afins.
Pelo que eu aprendi com eles, acho que posso afirmar que nossos egos são minúsculos.[/quote]

Desenvolvedores acho que tem um ego maior, alem de uma “amor” de mãe com suas tecnologias e aplicações. “Ai de alguem mexer na minha aplicação” :twisted:

Acho que toda novidade gera burburinho excessivo, muitos dizendo que será a tábua de salvação de todos os problemas, outros dizendo que será a próxima encarnação de Jesus Cristo. E outros dizendo que isso é coisa do anti-cristo, que é besteira,…

Acho que discutir tecnologia é bobagem, pode-se fazer de tudo e bem feito com qualquer tecnologia. Algumas tem abordagens diferentes, melhores em alguns pontos, piores em outros…

O que acho que vai ser fundamental para o Ruby (e qq linguagem que vier a surgir) é criar uma boa comunidade de desenvolvedores, boa em qualidade e quantidade, para que o nível das soluções seja sempre em alto. Isso é o grande ponto forte da comunidade Java, e vantagem a qual outras tecnologias (.Net, PHP, Delphi e C++) não conseguem igualar.

Como a comunidade Ruby está sendo incubada dentro da comunidade Java. Basta manter o crescimento dos desenvolvedores e manter o alto nivel de desenvolvimento (patterns, frameworks adicionais, IDEs) para que Ruby conquiste seu espaço no Mainstream.

[quote=ZehOliveira]Não se trata apenas de provar pro gerente que a linguagem de programação é boa. Enquanto não for relativamente fácil pra um gerente montar uma equipe com um bom número de programadores Ruby (digamos 10 a 15, evidente que isso depende do projeto), vai ser difícil um gerente médio querer usá-la. Falta de mão-de-obra disponível implica em alto custo.

Se bem que olhando por essa ótica vira um dilema de tostines: pra entrar no mainstream precisa ter uma grande adoção, mas só vai ter grande adoção quando entrar no mainstream.[/quote]

Ou seja, o problema com Ruby não é a linguagem ou os que programam com. Mas sim que no geral as pessoas são má negociadoras e tímidas. Sabem negociar e vender ídeias é muito importante para quem não quer apenas “tirar certificado, programar e ganhar uns troco”.

[quote=louds]Sabem negociar e vender ídeias é muito importante para quem não quer apenas “tirar certificado, programar e ganhar uns troco”.
[/quote]
É complicado, vc pra ter que conseguir vender essas idéias vc tem q ser qualificado, e não basta um mero bla bla bla no pé do seu gerente, mas também usar de arte manhas em títulos como certificações,graduação, pós, mestrado, etc…