[quote=#@®®¡$]De fato, por isso que se considera o tempo, o número de pessoas, a manutenibilidade… mas, ei! Com menos linhas de código, se usa menos tempo, menos pessoas e tem menos o que manter.
Mas mesmo assim, quais são as métricas que você usa, já que não gosta de LOC?[/quote]
Eu uso o que tem cabimento dado o contexto de um projeto. O que existe é um generalização slashdotesca acerca do LOC.
Parece que ninguém nunca usou uma linguagem script na vida! Parece que nunca fizeram um scriptzinho para colocar no crontab.
Eu ataco qualquer coisa ilógica.
Bom, eu leio uns 15 livros por ano. E não é só técnico e nem desses lixos de auto-ajuda (Paulo Coelho, Qualquer-Coisa Gaspareto (?), arrrgh!).
Agora o que muitos fazem é isso:
- Eu preciso ir do ponto A para o B:
Pessoas normais: traça uma linha reta
Programadores Java intoxicados como arquivos XML de configuração, usando o novo Mega-framework 3000, com um novo “hyped way of doing the same old thing”:
- Preencho um requerimento (em XML) em duas vias para entregar no centro de tráfego A-B;
- Compro uma bicicleta (carro é ruim né?);
- Parto do ponto A;
- Páro para tomar cafézinho à 15:00;
- Passo pelo ponto C para dar um “oi” para o pessoal;
…
- dou três pulinhos;
- chego no Ponto B;
O problema é realmente o excesso de “complexidade” usado por muitos. A culpa é do Java? Não acredito que seja.
Fala isso para a Microsoft. Bobinhos eles, não?
Primeiro, market share, depois melhore conforme a necessidade. Graças ao .Net tivemos o Java 5, e graças ao Ruby teremos muito mais. Se não fosse pela concorrência o Java teria poucas “perspectivas” pois não haveria a necessidade de melhorar.