Porque Ruby on Rails não vai entrar pro Mainstream

[quote=Fabrício Cozer Martins]É complicado, vc pra ter que conseguir vender essas idéias vc tem q ser qualificado, e não basta um mero bla bla bla no pé do seu gerente, mas também usar de arte manhas em títulos como certificações,graduação, pós, mestrado, etc…
[/quote]

Fabrício, se você realmente acredita que precisa de títulos para chegar a algum lugar na sua carreira, espero que você tenha muita sorte no seu futuro profissional.

[quote=diego_sl][quote=Fabrício Cozer Martins]É complicado, vc pra ter que conseguir vender essas idéias vc tem q ser qualificado, e não basta um mero bla bla bla no pé do seu gerente, mas também usar de arte manhas em títulos como certificações,graduação, pós, mestrado, etc…
[/quote]

Fabrício, se você realmente acredita que precisa de títulos para chegar a algum lugar na sua carreira, espero que você tenha muita sorte no seu futuro profissional. [/quote]
Desculpa, quis generalizar os gerentes/diretores existentes hoje em dia por aí, mas se não me engano foi até no Mundo Java, que li uma reportagem com os principais gerentes de software das maiores empresas no Brasil, e eles falaram que esses títulos ajudam, claro que não são necessários, mas é uma forma ‘normal’ de se acreditar num profissional.

Tem muita gente que faz mestrado por aí que não consegue levantar um braço pra clicar no mouse, mas enfim … isso é uma outra discussão, e novamente desculpa diego , creio que você deve ter ficado ofendido por um motivo muito justo, sem duvida alguma tem muita gente que consegue convencer os gerentes sem ter esses títulos, afinal vendedor que é vendedor não precisa de títulos, mas com eles, ou também com muita experiência favorecem mais … entendeu ?

[quote=Maurício Linhares]
Só tenha cuidado pra não ser pego de surpresa pela onda :wink: [/quote]

Pode deixar, já me previni! :slight_smile:

http://www.loudthinking.com/arc/000577.html

Especialmente essa parte:

“With that out of the way, we’re faced with a more serious problem. How do we fork the word enterprise? The capitalized version has obviously been hijacked by McGovern and his like-minded to mean something that is synonymous with hurt and pain and torment.”

Mas que p*** “hurt”, “pain” e “torment” tem a ver com arquitetura de software? Isso é de um infatilismo absurdo. É como querer “ganhar” uma discussão xingando o outro de “seu bobo”.

Você já pensou chegar para um engenheiro que projetou um prédio ou uma ponte e falar para ele que o projeto dele é “hurt, pain and torment”?? Provavelmente o indivíduo olharia para a sua cara sem saber o que pensar! É por essas e por outras que essa área está no nível de Astrologia!!

Se Rubistas conseguissem se expressar em termos lógicos, sem “amor à causa rage-against-the-machine” eles poderiam até parecer dignos de confiança. No entanto qualquer um que levante uma dúvida sequer a respeito “da onda” é tachado de idiota.

O mais cômico é as figura do “Bruce Tate” dar uma entrevista aqui e ali, mas nunca elucidar o que ele quer dizer com o “beyond Java”. É lógico, ele quer que você compre o livro!

As pessoas deviam teclar menos e pensar mais.

[quote=#@®®¡$]Ou seja, você não gosta do Ruby por causa dos Rubystas. Isso faz tanto sentido quanto não gostar de teatro por causa das pessoas que assistem à peça.

De qualquer maneira, se isto aqui não der uma idéia do quanto mudar de ares pode ser bom para o negócio, não sei o que dará.[/quote]

Sim, assim como os testemunhos das pessoas na TV que compraram os produtos do 1406? Perderam 20 quilos em 1 mês depois de comprar a incrível máquina de abdominais?

Cara, pára de pensar apenas na telinha na sua frente e pensa macro! Não se mede um software simplesmente por “quantidade de linhas de código”. E ainda que isso importe para você não há nada impedindo Java e nenhuma outra linguagem de ter soluções que poupem trabalho.

O fato de desenvolvedores ficarem idiotas para estudar um livro de 500 páginas para aprender um framework que supostamente deveria poupar-lhes trabalho não significa que todos sejam igualmente idiotas.

Para concluir, apenas por uma combinação milagrosa de eventos o Ruby poderia chegar a algum lugar, entre outras coisas os nerds l33t deveriam pensar em tornar Ruby uma linguagem para todos, e o Java deveria congelar no tempo. Nenhum dos dois está acontecendo, os nerds continuam l33t e seletivos, e o Java continua evoluindo…

[quote=Thiagosc]Mas que p*** “hurt”, “pain” e “torment” tem a ver com arquitetura de software? Isso é de um infatilismo absurdo. É como querer “ganhar” uma discussão xingando o outro de “seu bobo”.

Você já pensou chegar para um engenheiro que projetou um prédio ou uma ponte e falar para ele que o projeto dele é “hurt, pain and torment”?? Provavelmente o indivíduo olharia para a sua cara sem saber o que pensar! É por essas e por outras que essa área está no nível de Astrologia!![/quote]

Nunca pensei, porque para fazer uma ponte, uma construção que normalmente tem um bom grau de complexidade(suporte dos pilares, suporte de carga, envelhecimento), a necessida de um bom planejamento é visível. Mas quando estamos falando de um sistema web que não passa de um simples CRUD, qual a real necessidade de um megalo-projeto?

O problema da maioria dos programadores(não somente java) é esse: se recusam à ler um livrinho de 500 páginas para aprender algo novo.

Para CRUDs, existem muitos frameworks até mesmo em java que ajuda a implementação, basta até vc nem programar, e a depender do nível de abstração, vc só precisa configurar.

Acho o contrário, programador java competente tem q se f**** pra aprender suas ferramentas, bote ai uns 10 livros de 500pgs, já em ruby um só bastaria ou não ? sei lá pelo menos é o q dizem … :stuck_out_tongue:

Ja pegou uma “arquitetura enterprise”, dessas onde tem EJB chamando outro na mesma JVM atraves de webservices pelo load balancer? Pra mim, isso representa hurt, pain and torment. Pode nao ser o seu caso, nao sei.

Sim, o que tem? Ta cheio de predio e ponte feio pra cacete por ai.

Eh assim que hypes funcionam, ueh. So nao entendi onde ta a grande novidade aqui, alem do fato de que Ruby e o Rails tem meritos tecnicos muito importantes de se considerar.

Eu assino embaixo, se vc prometer que vai fazer isso tambem :slight_smile:

Como vc mede o seu software? Liste metricas que determinam o seu criterio de selecao, e a gente faz uma analise.

[quote=Fabrício Cozer Martins]

Acho o contrário, programador java competente tem q se f**** pra aprender suas ferramentas, bote ai uns 10 livros de 500pgs, já em ruby um só bastaria ou não ? sei lá pelo menos é o q dizem … :stuck_out_tongue: [/quote]

Livros básicos do programador Java pra web (pra sair pronto):

Livros básicos do programador Ruby pra web (pra sair pronto):

No fim das contas dá no mesmo, porque o livro do Spring não precisa ser lido por inteiro pra ser útil e o Hibernate é muito mais complexo e completo do que o ActiveRecord (por isso tem um livro completo só pra ele). Então a quantidade de material necessário pra começar é praticamente a mesma, essa história de uma dúzia de livros é mera balela.

Isso parece com discussões do tipo MSX versus AMIGA. Ou OpenVMS versus Solaris.

Mauricio, eu sei que você curte Spring, mas acho que ele pode ser excluido da lista de livros nescessários.

Eu não acho, porque ele tem o framework MVC (como o Rails) e faz a integração com vários outros serviços (ORM, e-mail, transações, web-services) também como Rails faz. Rails não é apenas um framework MVC e ORM, ele tem muito mais do que isso, então não seria justo comparar ele com um framework que fosse apenas um MVC, como WebWork , Mentawai ou Struts.

Bom, se for adicionar tudo que o Rails engloba, teria que adicionar na lista de livros JUnit, Hibernate, Webwork(ou semelhante), um de webservices, um de Ajax…Acho muito complicado querer comparar o Rails com equivalentes em Java.

Pra citar o Spring também, provavelmente com uma lista bem maior, mas como eu já havia dito antes, o livro não precisa ser lido por completo, bastaria uma olhada na parte de inversão de controle, ORM e o framework MVC.

De fato, por isso que se considera o tempo, o número de pessoas, a manutenibilidade… mas, ei! Com menos linhas de código, se usa menos tempo, menos pessoas e tem menos o que manter.

Mas mesmo assim, quais são as métricas que você usa, já que não gosta de LOC?

Verdade, e se você tivesse lido este tópico em vez de simplesmente atacar qualquer tópico com Ruby no título, veria que isso já foi dito.

Bem, eu leio livros de 600 páginas por diversão. Mas o problema da maioria das pessoas é esse, elas não gostam de ler. Isso me deixa triste. :frowning:

Detalhe que, mesmo considerando o que li sobre Java/Ruby/whatever como pouco, acho que eu já li mais ou menos umas 15 vezes mais sobre Java do que sobre Ruby.

Mas seleção natural não é o catalisador do processo de evolução? Qual o problema em ser seletivo, então?

[quote=#@®®¡$]De fato, por isso que se considera o tempo, o número de pessoas, a manutenibilidade… mas, ei! Com menos linhas de código, se usa menos tempo, menos pessoas e tem menos o que manter.

Mas mesmo assim, quais são as métricas que você usa, já que não gosta de LOC?[/quote]

Eu uso o que tem cabimento dado o contexto de um projeto. O que existe é um generalização slashdotesca acerca do LOC.

Parece que ninguém nunca usou uma linguagem script na vida! Parece que nunca fizeram um scriptzinho para colocar no crontab.

Eu ataco qualquer coisa ilógica.

Bom, eu leio uns 15 livros por ano. E não é só técnico e nem desses lixos de auto-ajuda (Paulo Coelho, Qualquer-Coisa Gaspareto (?), arrrgh!).

Agora o que muitos fazem é isso:

• Eu preciso ir do ponto A para o B:

Pessoas normais: traça uma linha reta
Programadores Java intoxicados como arquivos XML de configuração, usando o novo Mega-framework 3000, com um novo “hyped way of doing the same old thing”:

• Preencho um requerimento (em XML) em duas vias para entregar no centro de tráfego A-B;
  • Compro uma bicicleta (carro é ruim né?);
  • Parto do ponto A;
  • Páro para tomar cafézinho à 15:00;
  • Passo pelo ponto C para dar um “oi” para o pessoal;
  • dou três pulinhos;
  • chego no Ponto B;

O problema é realmente o excesso de “complexidade” usado por muitos. A culpa é do Java? Não acredito que seja.

Fala isso para a Microsoft. Bobinhos eles, não?

Primeiro, market share, depois melhore conforme a necessidade. Graças ao .Net tivemos o Java 5, e graças ao Ruby teremos muito mais. Se não fosse pela concorrência o Java teria poucas “perspectivas” pois não haveria a necessidade de melhorar.

Essa festa toda desse tópico me lembra uns(vários) anos atrás quando entrei na faculdade e queria fazer uns “sitezinhos”, tudo que vinha na minha frente era ASP, estudei, comprei um livro e em menos de um mês de estudo achei aquilo um lixo, pesquisando achei o tal do PHP, só que ninguém usava, ninguém conhecia na faculdade, logo não prestava, o pessoal falava pra mim, se é bom por que ninguém usa? mas como achei php BEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMM superior ao ASP estudei php e pra minha supresa pouco tempo depois…o php virou a mesa, por que será?
Nessa mesma época quase obrigavam a gente a estudar vb e delphi pq era as duas únicas linguagens que existiam (segundo uns ignorantes) e hoje… onde estão??? morrendo! quem, sabe vamos ver daki poucos anos que tem mais sistemas em cobol que em delphi.

A tecnologia muda, evolui, por acaso java é mais fácil que vb? não né! e pq o java tá aí com toda essa força?

Eu ataco qualquer coisa ilógica.[/quote]

Você continua se desviando e evitando responder alguns perguntas que provavelmente teriam respostas não à favor da sua visão. Você não precisa “ganhar” todas as discussões. Esse não é o propósito de um fórum :wink:

Que rapaz engraçado…