Porque Ruby on Rails não vai entrar pro Mainstream

Essa foi o clássico argumento “As coisas mudam, logo ELAS TÊM QUE MUDAR AGORA simplesmente porque eu assim desejo”. Sim, depois de confrontados os “fiéis” partem para a tática “veja o passado, ele se repete”, ignorando toda e qualquer similaridade de situações ou causas temporais.

Timing conta.

As coisas com certeza mudam, mas não por causa do slashdot. Afinal de contas se dependesse desse tipo de “cabeça” o Java não teria saído do 1.0. É o mesmo tipo de cabeça que conta a “popularidade” do Java pela quantidade de aplicativos que tem no computador, pelos “Applets” (de 1996), etc.

BTW, PHP é uma coisa tosca e acho que isso é fato conhecido por todos aqui. O resto eu não vou nem comentar.

Se você leu meu post viu que me referi a vários anos atrás… em 1998 tinha algo melhor que php para se desenvolver sistemas web? E hoje me mostre um framework web tão bom quanto o rails em java.

Estava programando em PHP ontem. Muito bom! Dinheiro fácil e rápido! :slight_smile:

Thiago, o univervo não gira em torno da terra viu, não sei se já te avisaram disso.

Estava programando em PHP ontem. Muito bom! Dinheiro fácil e rápido! :)[/quote]

Tem gosto pra tudo nessa vida :lol:

Programar em PHP só por muito dinheiro mesmo :smiley:

Provavelmente, ele sabe disso porque é de antes dele nascer. Se fosse uma idéia nova, ele estaria junto com os que apedrejaram Galileu.

Idéia nova!? hahahahahahahah

Onde? “IT é um cachorro que come as próprias fezes”, não lembro se li em algum blog ou algum fórum da vida.

NADA nessa coisa “mística” acerca do Rails é novo. É apenas o velho com uma roupinha nova.

Como em termos API Java sempre vence, e ferramentas também, muda-se as regras. APIs? Isso é “complexidade”, programadores de verdade escrevem tudo do zero. IDEs? Não, isso é “complexidade”, programadores de verdade usam o notepad.

Pelo amor de Deus, há algum lógica nisso? DSLs são usadas em Unix desde tempos imemoriais, micro linguagens para determinada função, por um acaso Unix é um exemplo de facilidade!?

Você já parou pensar no estrago que os desenvolvedores que não sabem inglês farão quando fizerem uma DSL para cada coisinha? Imagina a bagunça do Linux, multiplica por 1000, e veja se lhe agrada.

Idéia nova? Ainda não vi nenhuma. Quando você encontrar alguma me avisa, ok?

[quote=Maurício Linhares]Tem gosto pra tudo nessa vida :lol:

Programar em PHP só por muito dinheiro mesmo :D[/quote]

Concordo. :slight_smile:

[quote=thiagosc] NADA nessa coisa “mística” acerca do Rails é novo. É apenas o velho com uma roupinha nova. [/quote]Foi o que eu disse. Afinal, Galileu apenas defendeu as idéias de Copérnico.

Thiago, é impressionante, mas você cada vez consegue me supreender mais. “Velho com uma roupinha nova”? E porque surgiram tantas novidades para Java derivados do Rails? Já ouviu falar de Grails e suas variantes? Pois é. Quer um exemplinho melhor do que um “velho com uma roupinha nova” pode causar? AJAX. E esse velhinho bem vestido já causou um bocado de inovações né?

Concordo plenamente contigo que Java possui melhores ferramentas. Agora API melhor? Mais completa, sim. Agora faça o seguinte antes de postar uma resposta.
Abra dois sites: http://www.ruby-doc.org/core/ e http://www.ruby-doc.org/stdlib/. Dê uma olhadinha rápida (não precisa nem “perder” muito tempo).
Agora abra o Javadoc do Java 5 e compare algumas partes equivalentes. Se você continuar com a idéia que “em termos de API Java sempre vence”, definitivamente, desisto de tentar entender tua forma de raciocínio.

[quote=Maurício Linhares]Tem gosto pra tudo nessa vida :lol:

Programar em PHP só por muito dinheiro mesmo :D[/quote]
Foi o que eu disse! :lol:

[quote=diego_sl]Thiago, é impressionante, mas você cada vez consegue me supreender mais. “Velho com uma roupinha nova”? E porque surgiram tantas novidades para Java derivados do Rails? Já ouviu falar de Grails e suas variantes? Pois é. Quer um exemplinho melhor do que um “velho com uma roupinha nova” pode causar? AJAX. E esse velhinho bem vestido já causou um bocado de inovações né?
[/quote]

Cadê a “idéia nova” no framework? Só porque uma parte considerável dos desenvolvedores Java gostam de se acabar em XML, e depois descobriram que há formas mais automáticas de se trabalhar, isso é “novo”?

AJAX? Isso é novo? Não é baseado naquela funcionalidade que a Microsoft tinha inventado mas não dado muita bola?

Inovações? Onde?

O bom disso tudo é que a orgia de alguns desenvolvedores Java com XML vai para patamares normais. Eu adoro XML, mas simplesmente o pessoal viajou no hype. Assim como parece uma parte está viajando em outro hype agora.

[quote=diego_sl]Concordo plenamente contigo que Java possui melhores ferramentas. Agora API melhor? Mais completa, sim. Agora faça o seguinte antes de postar uma resposta.
Abra dois sites: http://www.ruby-doc.org/core/ e http://www.ruby-doc.org/stdlib/. Dê uma olhadinha rápida (não precisa nem “perder” muito tempo).[/quote]

Eu veria se conseguisse acessá-los.

[quote=Thiagosc][quote=diego_sl]Concordo plenamente contigo que Java possui melhores ferramentas. Agora API melhor? Mais completa, sim. Agora faça o seguinte antes de postar uma resposta.
Abra dois sites: http://www.ruby-doc.org/core/ e http://www.ruby-doc.org/stdlib/. Dê uma olhadinha rápida (não precisa nem “perder” muito tempo).[/quote]

Eu veria se conseguisse acessá-los.[/quote]

Está normal aqui.

Será que é por isso que você não gosta de Ruby? Por um proxy mal configurado?

Aproveitando… Existe alguma API para janelas, botões,etc no Ruby? Daria para eu fazer aplicações desktop para ambientes gráficos?

[quote=flaleite]
Aproveitando… Existe alguma API para janelas, botões,etc no Ruby? Daria para eu fazer aplicações desktop para ambientes gráficos?[/quote]

Sim

[quote=diego_sl][quote=flaleite]
Aproveitando… Existe alguma API para janelas, botões,etc no Ruby? Daria para eu fazer aplicações desktop para ambientes gráficos?[/quote]

Sim[/quote]

Existem binds para GTK, QT, Cocoa, MFC… É só caçar no google.

[quote=diego_sl][quote=flaleite]

Sim[/quote]
Diego,

valeu…

[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=diego_sl][quote=flaleite]

Sim[/quote]

Existem binds para GTK, QT, Cocoa, MFC… É só caçar no google.[/quote]

Daniel,

Valeu… Agora fiquei imaginando a maravilha integrar Ruby com MFC… que blz!! :shock: :shock: :shock:

Que eh mais facil que integrar Java com a MFC, isso eu posso garantir :wink:

Que eh mais facil que integrar Java com a MFC, isso eu posso garantir ;)[/quote]

cv,

O estado de espanto é mais por causa de integrar uma linguagem como o Ruby com C++, notação hungara, APIs confusas do MFC… Seria algo tão contrastante que seria interessante de se ver. Imagine criar toda a regra de negocio com poucas linhas de codigo com o codigo para gerar GUI…