Olá pessoal,
sou novo por aqui, comecei a pouco tempo a usar java, e ainda nem me aprofundei muito.
Eu tenho uma dúvida muito simples, quero que vocês me digam os pontos positivos e negativos de usar Java na web.
Eu já uso o PHP a muito tempo, e agora venho tendo algumas restrições que podem ser supridas com a utilização dos applets java (isso meu cunhado que disse)… Esse é um dos grandes motivos que estou querendo melhorar meus conhecimentos…
Obrigado!
Porque usar Java na web?
10 Respostas
Cara, na minha opinião os pontos fortes do Java são:
- Linguagem de baixo custo para desenvolvimento (ferramentas), pois tudo é open source;
- Infinitamente estavel, diferente do mundo Microsoft;
- MultiPlataforma;
Ponto fracos:
- Produtividade, é um pouco mais baixa do que um .net por exemplo, mas em contra partida vc vai gastar um pouquinho mais de tempo, para fazer algo muito bom.
Linguagem Microsoft proporcionam, uma falsa ideia de facilitar a vida do desenvolvedor, mas as licenças são muito caras, e vc ficara eternamente amarrado a plataforma deles.
Sds,
Então,
PHP é uma linguagem de baixo custo também, pois temos vários softwares free, como o PHP Editor, que por sinal, ainda é brasileiro.
Ah, você falou de MultiPlataforma, pra ferramentas web não interfere se o cara está utilizando Linux, Windows, Mac OS…
Estou certo?
Obrigado
Eu faria a perguntas desse jeito: “Porque usar alguma coisa diferente de Java para Web?”
Thiagofesta, se você está falando de applets não está usando Java para a Web, uma applet é desenvolvida da mesma maneira que uma aplicação desktop, apenas roda no browser.
Java é muito forte em backend, quando as RN e transações são complexas.
Se você for ver a maioria dos grandes sites são feitos em LAMP
http://www.guj.com.br/posts/list/70875.java#372213
Ah, você falou de MultiPlataforma, pra ferramentas web não interfere se o cara está utilizando Linux, Windows, Mac OS…
Estou certo?
Interfere e muito. Vc pode ter um server linux ou um server windows… lembre-se que o Browser é apenas uma janela para o código que roda no servidor…
Dê uma pesquisada e estudada na plataforma JEE e irá ver o que ela te oferece.
Basicamente Java oferece uma plataforma para desenvolvimento de aplicações enterprise (grande porte). Toda carga de trabalho fica do lado servidor.
Com Java você pode utilizar Cluster de forma simples, escabilidade, segurança, controle transacional, assim como uma forma mais padrão de se trabalhar (você que vem do PHP, como eu vim a um tempo atrás, já deve ter notado que não existem muitos padrões e que cada um programa de uma forma diferente).
Eu gosto de dizer que Java é bom para sistemas de médio e grande porte, enquanto PHP é voltado para sistemas mais simples, porém com a popularização do RoR, eu acho que o PHP vai começar a perder espaço para o mesmo.
Bons estudos
Na minha opinião o maior benefício na utilização do Java na web, é a total independência de plataforma e de ide.
Thiago,
Java foi criado para aplicações Enterprise, fornecendo algumas facilidades que PHP não oferecia nas versões da época (Inclusive antes da versão 5 o PHP nem era muito OO).
Hoje em dia acho interessante pra você aprender Ruby e Ruby on Rais, pois está mais bem evoluido que Java em alguns aspectos e já existe suporte para utilizar Ruby no Java através do projeto JRuby e da JSR-223.
PS: Isso não elimina a importância de aprender Java, principalmente a Plataforma como um todo, incluindo JVM.
Pessoal,
Obrigado pelas explicações, elas são muito úteis para mim…
Obrigado a todos pela atenção!
Calma, leia a thread com atenção;
Esses são 9 exemplos que adotaram LAMP e obtiveram sucesso, mas são apenas uma parte de centenas ou milhares de sites grandes da internet.
Existem sites grandes rodando em diversas tecnologias, e nenhuma fica pra traz.
Também não é nem um pouco amigável, dizermos que não se usa tecnologia X ou Y para sites grandes.
Estão ai os casos de sucesso que não me deixam mentir.
Até.