Porque usar o double nesse caso?

Pessoal, to começando a programar em java e estou tendo uma dificuldade na hora de usar o float. Quando eu uso eles, às vezes, ele reclama para colocar a variável para o tipo double. Mas ele comporta tranquilamente a quantidade de números para o float. Qual o problema então com isso? Por que tenho que usar double ao invés de float ?
DEUS abençoe a todos !
Abração

Java é filho da linguagem C.

Em C é preferível e recomendável usar “double”; em Java é a mesma coisa, ou seja, é melhor usar “double” sempre que possível.

Se for só para fazer contas, é muito melhor usar “double”, porque o processador normalmente leva o mesmo tempo, ou até menos, para fazer contas com double que fazer contas com float. (Isso é porque os processadores modernos são otimizados para fazer contas com 80 ou 64 bits, como é o caso do Pentium, Athlon, Core etc.

Como as constantes numéricas são double, a menos que você ponha “f” no final, e várias coisas são double, é mais fácil trabalhar com double que trabalhar com float. Só use float em alguns casos (por exemplo, nas bibliotecas gráficas do Java é usado “float” em vários lugares, para economizar espaço em matrizes.)

Tens de definir um float do seguinte modo:

float a = 10.5f //o f tem de lá estar

Muito obrigado pelas respostas !! Com certeza de grande valia.

DEUS abençoe a todos ! Grande abraço

veja tb dessa forma o float é como se fosse uma tv de 14(32 bits) que vc pode colocar em uma caixa de uma tv de 29"(64bits) ou nao vc que escolhe, pode leva-la na propria caixa de 14".
Em resumo é ideial que tenha um double no lugar do float…ate para calcular 2.0 + 2.0… mas nada impede de usar o float… em termo de desempenho nao sei se eles afeta… usando um ou outro mais prefiro usar o double por ser mais preciso… que o float… segundo a kathy sierra :smiley: