Porque você é um profissional Bom(ou ruim)?

Ao ler diversos tópicos onde varias pessoas fazem referência a profissionais ruins, incompetentes, nos assuntos relacionados ao mercado de trabalho e depois de ler um post em um blog( http://www.nomedojogo.com/2010/02/17/programadores-incompetentes-sao-otimos-para-o-mercado/ ) cheguei no seguinte questionamento;
O que é um profissional ruim?
Será que o profissional ruim é aquele não consegue decorar as principais APIS do java? um profissional que não se atualiza? um profissional que acabou de entrar no mercado e tem pouca experiência com aplicações web? um profissional que segue o padrão de desenvolvimento de uma empresa, mesmo esse padrão sendo uma “gambiarra”?

E uma pergunta individual para cada um que ler esse post:
Porque você é um profissional Bom(ou ruim) profissional?

Oi m4rkk,

Considero um bom profissional o sujeito que a partir do momento que está dentro da empresa está disposto a trabalhar… pq digo isso? cansei de ver gente que não gosta de trabalhar procurando qualquer coisa para fazer em vez de fazer a sua tarefa. Outro ponto importante é saber entender o que deve ser feito e atender, ter conhecimento para identificar um problema e tentar propor soluções para isso. Qualidade de código/especificação é outro ponto! Acredito que bons profissionais estão comprometidos por criar códigos ou qualquer que seja o produto de trabalho com qualidade para satisfazer o cliente, em outras palavras “um cara que não faz tudo nas coxas”…

Outro ponto que consideraria de muita importância é a postura do profissional na empresa, maturidade e saber encarar as dificuldades que eventualmente acabam surgindo.

Cara isso é uma visão muito relativa, por exemplo, pra mim um profissional ruim é aquele que não se atualiza, acha que o que ele sabe é o mais importante, não quer aprender nada novo nem evoluir, é acostumado a usar a tecnologia que ele conheçe, e não avaliar qual a melhor para usar é aquele tipo do:

“Eu sei isso e vamos usar isso!”

Pra mim isso é um profissional ruim, o inverso nem sempre vai tornar um profissional bom.

Pra mim um profissional bom é aquele que além de se manter atualizar, estar aberto as novidades, tbm é estavel, não fica querendo reescrever tudo que ja vez na linguagem X por que ela é a melhor que a Z por que X é muita mais recente que Z.

MINHA VISÃO

Pra mim é isso ai.

[quote=m4rkk]Ao ler diversos tópicos onde varias pessoas fazem referência a profissionais ruins, incompetentes, nos assuntos relacionados ao mercado de trabalho e depois de ler um post em um blog( http://www.nomedojogo.com/2010/02/17/programadores-incompetentes-sao-otimos-para-o-mercado/ ) cheguei no seguinte questionamento;
O que é um profissional ruim?
Será que o profissional ruim é aquele não consegue decorar as principais APIS do java? um profissional que não se atualiza? um profissional que acabou de entrar no mercado e tem pouca experiência com aplicações web? um profissional que segue o padrão de desenvolvimento de uma empresa, mesmo esse padrão sendo uma “gambiarra”?

E uma pergunta individual para cada um que ler esse post:
Porque você é um profissional Bom(ou ruim) profissional?
[/quote]

como você deve imaginar existem muitos “pontos de vista” em relação a isso… o que é um profissional bom para mim pode não ser para você, tem gente que exagera umpouco quanto a isso falando bem ou falando mal… mas vamos la.

na minha opinião um profissional bom é aquele que se esforça, está sempre se atualizando, sempre estudando, e aliais como profissional, não fica enrolando no trabalho e no nosso caso como programadores, procura criar código que facilite a vida dos outros…

quanto a decorar API por exemplo não considero necessário decorar… tudo ou praticamente tudo, mas tem certas coisas que o profissional deve saber na ponta da lingua…

quanto ao cara que cabo de entrar no mercado, ele tem pouca experiencia com qualquer coisa, isso não faz dele um profissional ruim (nem bom), conhecer pouco de web fará dele ruim se ele é um programador web…apenas, se ele for mais para mobile, ou mesmo desktop isso não faz dele um profissional ruim, ao contrario, ele conhece um pouco de outras areas também…

quanto ao que você disse sobre o padrão de desenvolvimento da empresa, isso é bem opinião também… considero que se a empresa tem um padrão de desenvolvimento, ele deve ser seguido, por pior que ele seja, se alguém considera esse padrão ruim, o melhor a fazer seria tentar muda-lo conversando com quem determina quais são os padrões, ou caso isso não adiante, se não da para mudar os padrões da empresa procure uma empresa com outros padrões, ao invés de simplesmente manter-se na empresa com padrões ruins e não respeita-los…

Vou dizer o seguinte: todo mundo sabe o que é ser ruim (código incompreensível, escrever software sem entender o que o cliente quer, falta de testes…), mas ninguém sabe o que é ser bom. Muito porque nunca tiveram um ambiente de trabalho onde pudessem trabalhar com um mínimo de decência. Mas enfim, divago.

Acredito que um profissional bom é aquele que consegue:

:arrow: enxergar e criar abstrações: O profissional ruim irá criar métodos de mais de 100 linhas ou irá criar classes com nomes sem sentido. O bom saberá criar métodos e classes com abstrações adequadas, e saberá refatorá-las quando ganha alguma inspiração nova sobre como abstrair.

:arrow: entender o que acontece por trás de suas ferramentas: O profissional ruim é um mero usuário de Hibernate, JBoss, Glassfish, JSF ou qualquer outra coisa. Vai saber usá-los enquanto os problemas a serem resolvidos estiverem mastigadinhos em apostilas e livros por aí. Apenas os bons profissionais saberão lidar com situações imprevistas, como stacktraces com mensagens aparentemente estranhas ou comportamentos indesejados.

O resto, como “comprometimento” ou “atualização constante”, é no minímo frescura, ou no máximo coisa secundária.

[quote=Leonardo3001]Vou dizer o seguinte: todo mundo sabe o que é ser ruim (código incompreensível, escrever software sem entender o que o cliente quer, falta de testes…), mas ninguém sabe o que é ser bom. Muito porque nunca tiveram um ambiente de trabalho onde pudessem trabalhar com um mínimo de decência. Mas enfim, divago.

Acredito que um profissional bom é aquele que consegue:

:arrow: enxergar e criar abstrações: O profissional ruim irá criar métodos de mais de 100 linhas ou irá criar classes com nomes sem sentido. O bom saberá criar métodos e classes com abstrações adequadas, e saberá refatorá-las quando ganha alguma inspiração nova sobre como abstrair.

:arrow: entender o que acontece por trás de suas ferramentas: O profissional ruim é um mero usuário de Hibernate, JBoss, Glassfish, JSF ou qualquer outra coisa. Vai saber usá-los enquanto os problemas a serem resolvidos estiverem mastigadinhos em apostilas e livros por aí. Apenas os bons profissionais saberão lidar com situações imprevistas, como stacktraces com mensagens aparentemente estranhas ou comportamentos indesejados.

O resto, como “comprometimento” ou “atualização constante”, é no minímo frescura, ou no máximo coisa secundária.
[/quote]

Isso vc se refere a um bom profissional em Java?

Se vc usa uma linguagem dinamica (Python, Ruby, Scala), vc não precisa de abstrações.
E concordo plenamnete no entender como sua ferramente funciona.

Na minha opinião o bom profissional tem que:

-Ter comprometimento com seu trabalho/projeto;
-Ter conhecimento aprimorado constantemente;
-Saber fazer as tarefas necessárias para que o projeto ande.

voltado para área de programação/desenvolvimento o profissional tem que:

-Dominar a liguagem que ele programa;
-Conhecer frameworks, design patterns, boas práticas de programação;
-Tem que saber a lógica de negócios que está implementando;***Essencial
-Conhecer persistencia/banco de dados, sistema operacional…

:shock: :shock: :shock:

Eu me acho um bom profissional pois sou comprometido em sempre busco conhecimento relacionado com minha função ou que possa ajudar de alguma forma no desenvolvimento do projeto.

:arrow: :arrow:

Eu considerei aquele artigo uma das maiores bobagens que já li em toda minha vida. É uma visão extremamente simplista de um problema muito grave da nossa e de várias áreas. Torço para que um dos “empregos” dele seja manter um código que parou de funcionar, feito por dezenas de programadores incompetentes, e em regime de urgência.

Mas respondendo à dúvida do tópico. Para mim um programador competente é aquele que faz o seu código:

1. De maneira rápida;
  2. De maneira limpa e organizada;
  3. Atento à necessidade da empresa.

Note que dificilmente atinge-se os itens #1 e #2 sem conhecimento técnico. Creio que conhecimento técnico seja um requisito mínimo para um programador, não um diferencial (muito conhecimento sim, é um diferencial). Alguns requisitos como flexibilidade são interessantes, embora nem todos os membros de um time precisem necessariamente ser flexíveis (de fato, as vezes ter um membro metódico é até bom).

Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
Programador BOM! já nasce programador e não precisa fazer “curso pra aprender” curso só pra aperfeiçoar e Tira um certificação que é importante!
:slight_smile:
vlw
abs

Profissional bom na minha opinião é aquele que coloca a lógica acima de tudo. Aparece um problema e ele já consegue visualizar a solução, independente da tecnologia ou linguagem de programação.

Já quebrei muita cabeça com profissional ótimo em uma linguagem, mas não sabia implementar um mutex.
Imagino que em uma equipe deva existir várias pessoas que tem afinidades(são bons), em coisas diferentes, mas todos precisam ter um raciocínio lógico adequado.

[quote=UMC]Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
Programador BOM! já nasce programador e não precisa fazer “curso pra aprender” curso só pra aperfeiçoar e Tira um certificação que é importante!
vlw
abs[/quote]

cara, esse “já nasce programador”? o que é isso? vc nasceu sabendo as coisas? QUALQUER UM pode ser um programador, isso não vem de berço, vem do aprendizado que muitas vezes começa de um ctrl c ctrl v sem entender direito o que o codigo faz.

Profissional bom pra mim é aquele que realmente tem o dom naquilo que faz. Se compararmos na nossa área, é alguém que veio trabalhar não por dinheiro, porque ouviu falar que um cara X ganha 15K/mês e sim porque gosta muita da área, tem prazer em fazer isso e em aprender coisas novas.

E de acordo com o post do vini, o programador bom é aquele que:

1- se possível, vai fazer de maneira limpa
2- se possível, vai fazer rápido e organizado
3- se não tiver jeito, vai fazer somente o suficiente para atender a necessidade

É assim que eu vejo o mercado.

[quote=UMC]Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
vlw
abs[/quote]

falou uma merda das grandes hein…

Acho que, acima de tudo, um bom profissional em TI deve estar sempre focado em atender por completo às necessidades do cliente.

De nada adianta ser rápido, ter grande conhecimento técnico, se não entrega algo funcional, de acordo com o que o cliente realmente precisa.

[quote=Leozin]Profissional bom pra mim é aquele que realmente tem o dom naquilo que faz. Se compararmos na nossa área, é alguém que veio trabalhar não por dinheiro, porque ouviu falar que um cara X ganha 15K/mês e sim porque gosta muita da área, tem prazer em fazer isso e em aprender coisas novas.

E de acordo com o post do vini, o programador bom é aquele que:

1- se possível, vai fazer de maneira limpa
2- se possível, vai fazer rápido e organizado
3- se não tiver jeito, vai fazer somente o suficiente para atender a necessidade

É assim que eu vejo o mercado. [/quote]

Eu concordo, mas só trocaria a palavra “tem o dom” por “gostar”. Como foi dito, ninguém nasceu programando. E em todas as área é assim. Se você não faz o que gosta, em grande parte das vezes não vai fazer bem.
E sobre ser bom ou ruim isso depende de muitos fatores. Acho que programador bom desmotivado por algum motivo, se torna um programador ruim. O cara pode saber de Design Patterns, ter a API inteira do Java decorada de cabeça para baixo até em klingon, conhecer tudo que é framework que o mercado utiliza e programar muito bem, mas se não tiver um bom ambiente de trabalho e motivação para fazer tudo bem feito, de nada adianta tudo isso. Acho que ser um bom programador depende do profissional, mas também depende da empresa e de sua forma de trabalho.

[quote=Felagund][quote=UMC]Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
vlw
abs[/quote]

cara, esse “já nasce programador”? o que é isso? vc nasceu sabendo as coisas? QUALQUER UM pode ser um programador, isso não vem de berço, vem do aprendizado que muitas vezes começa de um ctrl c ctrl v sem entender direito o que o codigo faz.[/quote]
Cara nascer programador e tipo já nascer com o DON!
Pensa!
Lógico que você aprende no decorrer do tempo!
mais quem já nasce tem mais facilidade em aprender e desenvolver!
tem uma Lógica boa!

vlw

[quote=Frango][quote=UMC]Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
vlw
abs[/quote]

falou uma merda das grandes hein…[/quote]

Merda das grandes, quem é você??
dê sua opinião!
Ot…o

vlw

[quote=UMC][quote=Frango][quote=UMC]Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
vlw
abs[/quote]

dê sua opinião!
Ot…o

vlw[/quote]

Ninguém nasce sabendo.

Se o cara não tem FACILIDADE (não dom), ele pode vencer isso com esforço.
Não é porque o cara não nasceu com facilidade para determinada coisa que ele não vai ser bom nesta coisa.

Muitas pessoas iniciam o aprendizado de programação em um curso, e a partir dai vão se especializando cada vez mais. Porque ele aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?

[quote=Frango][quote=UMC][quote=Frango][quote=UMC]Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
vlw
abs[/quote]

dê sua opinião!
Ot…o

vlw[/quote]

Ninguém nasce sabendo.

Se o cara não tem FACILIDADE (não dom), ele pode vencer isso com esforço.
Não é porque o cara não nasceu com facilidade para determinada coisa que ele não vai ser bom nesta coisa.

Muitas pessoas iniciam o aprendizado de programação em um curso, e a partir dai vão se especializando cada vez mais. Porque ele aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?[/quote]

aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?

muitas vezes não!
mais a maioria sim!

vlw

[quote=UMC]
aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?

muitas vezes não!
mais a maioria sim!

vlw[/quote]
Se você falasse que fazer um curso não faz do programador bom ou ruim eu concordaria, mas supor que a maioria das pessoas que fazem curso são um mals programadores é pura ignorancia.

Tome cuidado para não fundamentar suas afirmações apenas de pseudo-teses inventadas por você, se você quiser fazer uma afirmação dessas faça um estudo, contrate algum instituto de pesquisas e exponha dados, não fique falando o que não sabe.

:!: