[quote=Bird89du][quote=UMC]
aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?
muitas vezes não!
mais a maioria sim!
vlw[/quote]
Se você falasse que fazer um curso não faz do programador bom ou ruim eu concordaria, mas supor que a maioria das pessoas que fazem curso são um mals programadores é pura ignorancia.
Tome cuidado para não fundamentar suas afirmações apenas de pseudo-teses inventadas por você, se você quiser fazer uma afirmação dessas faça um estudo, contrate algum instituto de pesquisas e exponha dados, não fique falando o que não sabe.
[quote=Felagund]Isso vc se refere a um bom profissional em Java?
Se vc usa uma linguagem dinamica (Python, Ruby, Scala), vc não precisa de abstrações.
E concordo plenamnete no entender como sua ferramente funciona.[/quote]
Me refiro a qualquer profissional. Linguagens dinâmicas também precisam de abstrações. O Rails é uma abstração sobre o protocolo Web, o EventMachine é uma abstração sobre o protocolo TCP, o CouchRest é uma abstração sobre a comunicação com um CouchDB. Sem falar que quando você cria uma classe, por exemplo, Employee, você está fazendo uma abstração.
[quote=UMC][quote=Frango][quote=UMC][quote=Frango][quote=UMC]Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
Programador BOM! já nasce programador e não precisa fazer “curso pra aprender” curso só pra aperfeiçoar e Tira um certificação que é importante!
vlw
abs[/quote]
falou uma merda das grandes hein…[/quote]
Merda das grandes, quem é você??
dê sua opinião!
Ot…o
vlw[/quote]
Ninguém nasce sabendo.
Se o cara não tem FACILIDADE (não dom), ele pode vencer isso com esforço.
Não é porque o cara não nasceu com facilidade para determinada coisa que ele não vai ser bom nesta coisa.
Muitas pessoas iniciam o aprendizado de programação em um curso, e a partir dai vão se especializando cada vez mais. Porque ele aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?[/quote]
muitas vezes não!
mais a maioria sim!
vlw[/quote]
Me prove essa informação.
Qual foi a sua amostra utilizada? Aonde foi feito essa pesquisa? Como foi medido se o profissional é bom ou ruim? Quais os cursos utilizados?
Descupe se fui ignorante mas achei que foi uma afirmação um pouco limitada e sem fundamentos. Não estou falando isso de você mas da sua opinião.
Sua opinião é essa, e a minha é sua afirmação não tem fundamentos(base teórica).
Os cursos que fiz acrescentaram muito na minha vida e carreira, os profissionais que me instruiram sempre trouxeram além de conteúdo teórico a prática deles em projetos diferentes dos que eu participei, ou apresentam coisas que eu iria levar um tempão para pesquisar, eu poderia ir para o curso e não aproveitar nada, isso é relativo de cada aluno.
[quote=Leonardo3001][quote=Felagund]Isso vc se refere a um bom profissional em Java?
Se vc usa uma linguagem dinamica (Python, Ruby, Scala), vc não precisa de abstrações.
E concordo plenamnete no entender como sua ferramente funciona.[/quote]
Me refiro a qualquer profissional. Linguagens dinâmicas também precisam de abstrações. O Rails é uma abstração sobre o protocolo Web, o EventMachine é uma abstração sobre o protocolo TCP, o CouchRest é uma abstração sobre a comunicação com um CouchDB. Sem falar que quando você cria uma classe, por exemplo, Employee, você está fazendo uma abstração.
[/quote]
[quote=Felagund][quote=UMC][quote=Frango][quote=UMC][quote=Frango][quote=UMC]Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
Programador BOM! já nasce programador e não precisa fazer “curso pra aprender” curso só pra aperfeiçoar e Tira um certificação que é importante!
vlw
abs[/quote]
falou uma merda das grandes hein…[/quote]
Merda das grandes, quem é você??
dê sua opinião!
Ot…o
vlw[/quote]
Ninguém nasce sabendo.
Se o cara não tem FACILIDADE (não dom), ele pode vencer isso com esforço.
Não é porque o cara não nasceu com facilidade para determinada coisa que ele não vai ser bom nesta coisa.
Muitas pessoas iniciam o aprendizado de programação em um curso, e a partir dai vão se especializando cada vez mais. Porque ele aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?[/quote]
muitas vezes não!
mais a maioria sim!
vlw[/quote]
Me prove essa informação.
Qual foi a sua amostra utilizada? Aonde foi feito essa pesquisa? Como foi medido se o profissional é bom ou ruim? Quais os cursos utilizados?
achismo não cola[/quote]
Respeite minha opinião!
“achismo” pra mim cola é o que vejo!
[quote=Bird89du]Descupe se fui ignorante mas achei que foi uma afirmação um pouco limitada e sem fundamentos. Não estou falando isso de você mas da sua opinião.
Sua opinião é essa, e a minha é sua afirmação não tem fundamentos(base teórica).
Os cursos que fiz acrescentaram muito na minha vida e carreira, os profissionais que me instruiram sempre trouxeram além de conteúdo teórico a prática dele em projetos diferentes dos que eu participei, ou apresentam coisas que eu iria levar um tempão para pesquisar, mas eu poderia ir para o curso e não aproveitar nada, isso é relativo de cada aluno.
:arrow: [/quote]
Ok, muitos fazem curso hoje em dia, e vão para um empresa e não sabem fazer P#rr# de nada!
fazem curso só pra crescer o currículo.
Curso sim ensina! mais se o aluno não tiver uma base?! ai f#d##
É aquele que trabalha em uma empresa organizada e alinhada a sua área e que faz bem feito as tarefas que lhe são atribuídas.
Geralmente as empresas sao piores do que os funcionários. É difícil achar uma boa empresa pra seguir carreira em TI. Ainda tem muita gente que pensa que margem de lucro se maximiza com exploração e quantidade de contratos, entre milhares de outros vicios comuns de empresarios do nosso setor.
[quote=UMC][quote=Bird89du]Descupe se fui ignorante mas achei que foi uma afirmação um pouco limitada e sem fundamentos. Não estou falando isso de você mas da sua opinião.
Os cursos que fiz acrescentaram muito na minha vida e carreira, os profissionais que me instruiram sempre trouxeram além de conteúdo teórico a prática dele em projetos diferentes dos que eu participei, ou apresentam coisas que eu iria levar um tempão para pesquisar, mas eu poderia ir para o curso e não aproveitar nada, isso é relativo de cada aluno.
:arrow: [/quote]
Ok, muitos fazem curso hoje em dia, e vão para um empresa e não sabem fazer P#rr# de nada!
fazem curso só pra crescer o currículo.
Curso sim ensina! mais se o aluno não tiver uma base?! ai f#d##
vlw[/quote]
Você fez algum curso sobre java ou alguma tecnologia?
Lendo o post, não pareceu. Mas também não acompanho o blog e, pelo que vi nos demais artigos, creio que seja ironia mesmo.
Andei refletindo no assunto e descobri algo que é essencial para um bom programador: entender exatamente o que está fazendo.
Percebi que todos os programadores bons que conheço, sem nenhuma exceção, não recortam e colam código. Procuram entender bem o porque das coisas.
Vejo no GUJ muita gente que recorta e cola código, ou que claramente está programando por tentativa-e-erro. Na minha opinião, essa é uma atitude de programador medíocre. Se você colocou um único trecho de código sequer no seu código e não entendeu o que ele faz, você é um péssimo programador.
PS: Não estou falando aqui em ser obrigado a abrir e estudar a fundo APIs. APIs vem com uma promessa de funcionamento “interno”, e não é necessário entende-lo. Estou falando do código que, ao menos teoricamente, foi você mesmo quem produziu.
Mas a pergunta eh sobre ser um bom programador ou sobre ser um bom profissional?
Sobre ser um bom programador, concordo com as ideias do Vini, mas ser um bom profissional vai alem disso, na minha opiniao.
Nao adianta muito pra mim o cara do meu lado ser um monstro codificando e ser um ogro com o mundo ao seu redor. Ser um bom profissional envolve comunicacao e colaboracao.
Pode ate ser um ogro, mas que seja um ogro comunicavel.
Concordo com o ViniGodoy, entender o que está fazendo e empregar a lógica certa e cada ocasião é primordial para definir um bom programador, e isso independe do tempo de experiência do programador.
Já me deparei com programadores experientes que apenas recortam e colam o código, não procuram entender o que está fazendo, faz funcionar um “módulo” mas quando tem alguma modificação no código colado o cara não sabe e pede ajuda para entender a lógica que ele mesmo deveria ter feito, ou seja, atraso no projeto.
:?
Concordo com o ViniGodoy, entender o que está fazendo e empregar a lógica certa e cada ocasião é primordial para definir um bom programador, e isso independe do tempo de experiência do programador.
Já me deparei com programadores experientes que apenas recortam e colam o código, não procuram entender o que está fazendo, faz funcionar um “módulo” mas quando tem alguma modificação no código colado o cara não sabe e pede ajuda para entender a lógica que ele mesmo deveria ter feito, ou seja, atraso no projeto.
:?
[/quote]
Sei la…posso tar sendo meio xaropão demais… mas para mim um cara que não entende o que está fazendo e não entende a lógica do que está fazendo não pode ser considerado um programador… Talvez um estagiário ou quem sabe programador júnior…
Respeite minha opinião!
vlw[/quote]
Não é questão de respeitar a opnião, acredito que a questão é respeitar quem fez curso para aprender, vc não pode generalizar, tudo está de acordo com o contexto que vc faz suas afirmações, por exemplo, se vc tivesse tido, que o que vc ve na maioria dos casos são pessoas que fazem cursinho não são bons programadores. Olhe bem a diferença na formação da frase, vc está focando a sua opnião, agora vc afirmar que todo mundo que faz cursinho não é bom programador, vc está atingindo muita gente aí, e muitas podem sim ser excelentes programadores.
Isso não é um ataque contra a sua pessoa, e sim um questionamento em cima da sua afirmação.
Concordo, um bom profissional precisa mesmo do que você falou.
Se você quiser ser o ogro incomunicável, tenha certeza de ter um conhecimento tão bom ao ponto de você ser praticamente o único no país a dominar determinadas tecnologias. De ser a pessoa que as pessoas ligarão por não ter escolha, e por você ser o mestre ninja dos cinco cortes. E elas te respeitarão porque sabem que sua incomunicabilidade é porque você vive num mundo paralelo, onde os números são escritos em hexadecimal e a linguagem falada nas ruas é a de máquina.
Respeite minha opinião!
vlw[/quote]
Não é questão de respeitar a opnião, acredito que a questão é respeitar quem fez curso para aprender, vc não pode generalizar, tudo está de acordo com o contexto que vc faz suas afirmações, por exemplo, se vc tivesse tido, que o que vc ve na maioria dos casos são pessoas que fazem cursinho não são bons programadores. Olhe bem a diferença na formação da frase, vc está focando a sua opnião, agora vc afirmar que todo mundo que faz cursinho não é bom programador, vc está atingindo muita gente aí, e muitas podem sim ser excelentes programadores.
Isso não é um ataque contra a sua pessoa, e sim um questionamento em cima da sua afirmação.[/quote]
Cara entenda uma coisa também! eu não estou dizendo que quem faz curso e ruim!
Só estou dizendo que a maioria da pessoas que fazem curso e como se não os tivesse feito!
Porque essas pessoas não tem vocação nenhuma para a área!
Já outras sim realmente vão apreender a programar fazendo cursos, mais vão ficar com bastante dúvidas e ter dificuldades em apreender mais!
Já as pessoas quem tem o certo DOM vão aprimorar seus conhecimentos!
As pessoas que se sentirem atingidas me desculpem mais é a minha opinião!
Sim, você podem ser bons programadores!
Concordo, um bom profissional precisa mesmo do que você falou.
Se você quiser ser o ogro incomunicável, tenha certeza de ter um conhecimento tão bom ao ponto de você ser praticamente o único no país a dominar determinadas tecnologias. De ser a pessoa que as pessoas ligarão por não ter escolha, e por você ser o mestre ninja dos cinco cortes. E elas te respeitarão porque sabem que sua incomunicabilidade é porque você vive num mundo paralelo, onde os números são escritos em hexadecimal e a linguagem falada nas ruas é a de máquina.[/quote]