Porque você é um profissional Bom(ou ruim)?

[quote=UMC][quote=Bird89du]UMC, por favor, entenda o que estamos falando…

Só porque você viu um ou dois que fizeram curso e não sabiam nada não significa que todos que fazem curso são maus programadores.

Generalizar é perigoso, você cria falsas expectativas sobre a realidade.[/quote]
É como diz o velho ditado!
A primeira impressão é a que fica!

Mais uma vez digo é a minha opinião!
vlw[/quote]

Não é correto você rejeitar as críticas se escondendo por detrás desta carapuça “é a minha opinião”. A partir do ponto que expôs algo ao fórum, precisa estar aberto a críticas e sugestões.

[quote=CarlosEduardoDantas][quote=UMC][quote=Bird89du]UMC, por favor, entenda o que estamos falando…

Só porque você viu um ou dois que fizeram curso e não sabiam nada não significa que todos que fazem curso são maus programadores.

Generalizar é perigoso, você cria falsas expectativas sobre a realidade.[/quote]

vlw[/quote]

Não é correto você rejeitar as críticas se escondendo por detrás desta carapuça “é a minha opinião”. A partir do ponto que expôs algo ao fórum, precisa estar aberto a críticas e sugestões.[/quote]
Críticas e sugestões Lógico que sim!
Só que nada vai fazer eu mudar a minha opinião!
Vai me BATER por isso!?!?

“carapuça” é a minha opinião esta ofendendo algumas pessoas!

vlw

[quote=UMC][quote=CarlosEduardoDantas][quote=UMC][quote=Bird89du]UMC, por favor, entenda o que estamos falando…

vlw[/quote]

Não é correto você rejeitar as críticas se escondendo por detrás desta carapuça “é a minha opinião”. A partir do ponto que expôs algo ao fórum, precisa estar aberto a críticas e sugestões.[/quote]

vlw[/quote]

A questão é que, quando as críticas aparecem, ao invés de argumentar racionalmente, você usa a carapuça “é a minha opinião”. É o típico argumento de quem não tem justificativas para sustentar o que pensa sobre algo.

[quote=CarlosEduardoDantas][quote=UMC][quote=CarlosEduardoDantas][quote=UMC][quote=Bird89du]UMC, por favor, entenda o que estamos falando…

vlw[/quote]

vlw[/quote]

A questão é que, quando as críticas aparecem, ao invés de argumentar racionalmente, você usa a carapuça “é a minha opinião”. É o típico argumento de quem não tem justificativas para sustentar o que pensa sobre algo.

[/quote]
Você é cego ? leia as mensagens acima e veja!
Meus pensamento são meus!
Quer me proibir de pensar também!?

vlw

Ta certo, opinião e gosto não se discutem! cada um tem a sua! mas calma não fique irritado por conta disso!

Att.

[quote=UMC][quote=CarlosEduardoDantas][quote=UMC][quote=CarlosEduardoDantas][quote=UMC][quote=Bird89du]UMC, por favor, entenda o que estamos falando…

vlw[/quote]

vlw[/quote]

[/quote]

vlw[/quote]

eu é que te pergunto. Você já fez alguma monografia na vida? Sabia, que para citar alguma forte afirmação, como as que fez, precisa citar fontes ou provar por A + B que tal afirmação é verdadeira?

Já imaginou, você escrevendo em uma monografia que Java não presta. Um professor da banca pergunta qual é a fonte dessa afirmação e você responde: “lamento professor, não vamos discutir porque é a minha opinião”

Qual foi a sua resposta para os questionamentos dos outros membros acima, sobre suas acusações de quem faz cursos em TI? Acho que você precisa baixar essa bola um pouco, ter mais humildade e ver que a “maioria” que você enxerga está apenas dentro do seu próprio mundo.

Sem mais.

[quote=CarlosEduardoDantas][quote=UMC][quote=CarlosEduardoDantas][quote=UMC][quote=CarlosEduardoDantas][quote=UMC][quote=Bird89du]UMC, por favor, entenda o que estamos falando…

vlw[/quote]

vlw[/quote]

[/quote]

vlw[/quote]

eu é que te pergunto. Você já fez alguma monografia na vida? Sabia, que para citar alguma forte afirmação, como as que fez, precisa citar fontes ou provar por A + B que tal afirmação é verdadeira?

Já imaginou, você escrevendo em uma monografia que Java não presta. Um professor da banca pergunta qual é a fonte dessa afirmação e você responde: “lamento professor, não vamos discutir porque é a minha opinião”

Qual foi a sua resposta para os questionamentos dos outros membros acima, sobre suas acusações de quem faz cursos em TI? Acho que você precisa baixar essa bola um pouco, ter mais humildade e ver que a “maioria” que você enxerga está apenas dentro do seu próprio mundo.

Sem mais.[/quote]
reveja o que você escreveu! e reveja o que eu disse!

[quote=ManoJava]Ta certo, opinião e gosto não se discutem! cada um tem a sua! mas calma não fique irritado por conta disso!

Att.[/quote]
vlw
sussa!

Eu queria entender porque o pessoal faz “quote” de tooooooodo um post anterior pra fazer um comentario de uma ou duas linhas. Serio, soh curiosidade, mesmo. O forum fica mal recheado e chato de ler. Mas enfim…

Concordo, as pessoas assim sao tipo o rapazinho russo do Poincare que vale um milhao. E sao poucas, proporcionalmente falando.

[OFF]
A proposito, comprei um livro sabado chamado A Solucao de Poincare - Donal O’Shea, que fala sobre a conjectura que o rapazinho russo parece que resolveu. Bem interessante, ja matei mais de 100 paginas, recomendo para quem gosta de historia da Matematica. E da pra comecar a entender tbem pq ele recusou o milhao, o rapazinho deve ter uns parafusos trocados na cachola.
[/OFF]

Um pouco mais a proposito, bom profissionais tambem leem bastante. Mas nao soh livros nerds, tipo o citado acima! :stuck_out_tongue:

[quote=dreamspeaker]Eu queria entender porque o pessoal faz “quote” de tooooooodo um post anterior pra fazer um comentario de uma ou duas linhas. Serio, soh curiosidade, mesmo. O forum fica mal recheado e chato de ler. Mas enfim…

Concordo, as pessoas assim sao tipo o rapazinho russo do Poincare que vale um milhao. E sao poucas, proporcionalmente falando.

[OFF]
A proposito, comprei um livro sabado chamado A Solucao de Poincare - Donal O’Shea, que fala sobre a conjectura que o rapazinho russo parece que resolveu. Bem interessante, ja matei mais de 100 paginas, recomendo para quem gosta de historia da Matematica. E da pra comecar a entender tbem pq ele recusou o milhao, o rapazinho deve ter uns parafusos trocados na cachola.
[/OFF]

Um pouco mais a proposito, bom profissionais tambem leem bastante. Mas nao soh livros nerds, tipo o citado acima! :stuck_out_tongue:

[/quote]

Geralmente posts polêmicos são quotados para o cara não editar o que escreveu!

Ok pessoal, vamos voltar ao assunto do tópico e parar de atacar o UMC? A opinião dele é que se o cara tem jeito para a coisa, vai ser um bom programador. Se não tem, não há curso que resolva.

Ok, ele se expressou mal no primeiro post, mas vamos deixar o assunto passar, ok?

O tópico estava voltando aos eixos até alguém voltar a bater nessa tecla. Eu posso simplesmente tranca-lo, mas acho que a discussão de uma maneira geral é interessante, então, vamos evitar comentar sobre oa assunto.

[quote=ViniGodoy]Ok pessoal, vamos voltar ao assunto do tópico e parar de atacar o UMC? A opinião dele é que se o cara tem jeito para a coisa, vai ser um bom programador. Se não tem, não há curso que resolva.

Ok, ele se expressou mal no primeiro post, mas vamos deixar o assunto passar, ok?

O tópico estava voltando aos eixos até alguém voltar a bater nessa tecla. Eu posso simplesmente tranca-lo, mas acho que a discussão de uma maneira geral é interessante, então, vamos evitar comentar sobre oa assunto.[/quote]
por mim está tranqüilo!

vlw

Não vejo motivos para toda essa preocupação, mesmo tendo saído do foco por alguns posts. Acho normal os conflitos de opiniões, visando o enriquecimento dos que estão lendo o conteúdo, contanto que não se transformem em ataques, como vemos por aí no fórum por parte de alguns trolls conhecidos.

Não vejo motivos para toda essa preocupação, mesmo tendo saído do foco por alguns posts. Acho normal os conflitos de opiniões, visando o enriquecimento dos que estão lendo o conteúdo, contanto que não se transformem em ataques, como vemos por aí no fórum por parte de alguns trolls conhecidos.

[/quote]
vou fingir que não vi isso!

[/quote]
vou fingir que não vi isso![/quote]

UMC, no post acima não estou falando de você. Estou falando de alguns que criam diversos profiles, defendem scala, outros defendem lisp, já deu pra sacar de quem estou falando.

Anteriormente, expressei o que vi de errado no seu ponto de vista e até tinha escrito um “Sem mais”, finalizando o que pensava sobre o tema.

[/quote]
vou fingir que não vi isso![/quote]

UMC, no post acima não estou falando de você. Estou falando de alguns que criam diversos profiles, defendem scala, outros defendem lisp, já deu pra sacar de quem estou falando.

Anteriormente, expressei o que vi de errado no seu ponto de vista e até tinha escrito um “Sem mais”, finalizando o que pensava sobre o tema.

[/quote]
Ok,
blz
:thumbup:
vlw

Voltando sobre o assunto,

bons profissionais não decoram API, mas estudam o que cada componente faz.

int diasConsumoAcao = dataDiaAnteriorC.get(Calendar.DAY_OF_YEAR) - dataInicioC.get(Calendar.DAY_OF_YEAR) + 1;		

preciso dizer o que vai acontecer qdo virar o ano?

Sobre a pergunta e usando o que o pessoal falou aqui…

Uma coisa que tem que verificar na pergunta, é:

• Você é um bom profissional? Ou você é um bom empregado?

Apesar de parecer a mesma coisa, acho que tem uma certa diferença. Exemplo: Um bom profissional não vai se sujeitar a fazer algo absurdo que não concorde. Um bom funcionário sim, porque ele atenderá aos interesses da empresa.
Um caso desses é do piloto de Formula 1, Nelsinho Piquet que aceitou provocar um acidente para favorecer a escudeira. Péssimo profissional, mas ótimo funcionário.

Concordo com o Leonardo3001 quando ele diz: “enxergar e criar abstrações” e “entender o que acontece por trás de suas ferramentas”. Ter visão das coisas é a base de um bom profissional.

Bird89du diz: “Ter comprometimento com seu trabalho/projeto;” Eu faço uma observação aqui. Um bom profissional terá comprometimento com seu trabalho, mas não quer dizer que vai concordar com tudo que é imposto pela empresa. Um funcionário que tem comprometimento com o trabalho no sentido de aceitar o trabalho que lhe é dado sem questionar é um bom funcionário.

Ainda Bird89du "Saber fazer as tarefas necessárias para que o projeto ande. " Esse quesito envolve tanto o bom profissional quanto o bom funcionário.

Sobre o que o ViniGodoy falou, “Para mim um programador competente é aquele que faz o seu código:”

1. De maneira rápida; Isso implica em ter visão das coisas como o Leonardo falou, sem visão jamais um programador conseguirá desenvolver de maneira rápida
  2. De maneira limpa e organizada; Mesma coisa do item anterior
  3. Atento à necessidade da empresa. Acho que isso já cai na questão do bom funcionário. Mas um bom profissional pode exergar coisas que o diretor por exemplo nao enxerga. E o que é realmente a necessidade da empresa nesse caso? O que o diretor fala, ou o que o programador fala?

Hora da polêmica :smiley:

UMC diz
“Programador BOM! já nasce programador e não precisa fazer “curso pra aprender” curso só pra aperfeiçoar e Tira um certificação que é importante!”

O que o UMC diz aqui e eu concordo com ele, é que existe a questão de ter DOM para programar. Se a pessoa tem um raciocínio lógico bom, ela terá muito mais chances de ser um bom profissional.

Inclusive quem não tenha uma boa lógica, não será um bom programador. E não adianta esforço.

Então, para mim, o requisito mais básico para ser um bom profissional na computação, é ter lógica.

Programar envolve criatividade, e para mim o que envolve criatividade é arte. Logo, programar é uma arte. Como qualquer arte nascer com o dom influencia.
E assim como qualquer arte você pode treinar. Mas por mais que você treine, não será ainda melhor do que alguém que já nasceu com o dom.

Se não, o Barrichelo teria passado o Schumacher…

Ser um bom funcionário não é contra ser um bom profissional. Os dois podem andar juntos. O problema é quando um bom profissional está em uma empresa pouco profissional, aí o bom profissional para a empresa passa a ser um empregado ruim. Mas a culpa é dele? Acho que não…

Então um profissional é bom por si só. Um bom funcionário, vai depender da empresa onde ele estiver.

Depende.
Cabe a ele fazer a diferença!
Se não tiver chance vai pra outra!

esse “Bom” funcionário provavelmente tem uma boa educação!
entre outras coisas que fazem um bom profissional BOA! e se ele não tiver educação!!?!?

vlw

Depende.
Cabe a ele fazer a diferença!
Se não tiver chance vai pra outra!

esse “Bom” funcionário provavelmente tem uma boa educação!
entre outras coisas que fazem um bom profissional BOA! e se ele não tiver educação!!?!?

vlw
[/quote]

Porque voce acha que todo mundo sempre troca de empresa??

Acho que as empresas tão meio atrasadas em ser boas empresas será que não? Em ter uma visão tipo a Google de ser, de valorizar o funcionário ao invés de sugar o sangue até a ultima gota? Até ele não aguentar mais e sair fora, e ir para outra empresa e depois acontecer a mesma coisa…

(nao sei se no google é assim mesmo, ou se é balela, mas o que importa é a filosofia)

E o cara pode ser bom o que for e se sobressair… se a empresa for ruim… só resta a ele sair fora né? Não sei se isso é solução… Vc acaba migrando de empresa em empresa sem objetivo…

Eu vejo que os programadores geralmente tem intenção de melhorar conhecer evoluir… porque isso é nato de quem gosta de computaçao…
Mas não vejo muitas empresas inteligentes assim…