Porque você é um profissional Bom(ou ruim)?

Depende.
Cabe a ele fazer a diferença!
Se não tiver chance vai pra outra!

esse “Bom” funcionário provavelmente tem uma boa educação!
entre outras coisas que fazem um bom profissional BOA! e se ele não tiver educação!!?!?

vlw
[/quote]

Se a empresa é ruim como vc mesmo diz… não adianta…

Não adianta ele tentar fazer a diferença… a empresa nao muda por causa dele… por mais certo que ele estiver…

Foi o que eu quis dizer também…

Agora, sobre a educação, qualquer um tem que ter né?

Essa é uma pergunta difícil de se responder. Sobre assuntos técnicos, é muito provável que seja o que o programador fale. Por isso é bom ter uma empresa em que as pessoas se respeitam e se comuniquem.

Por outro lado, eu citei porque há programadores que gastam horas, fazendo coisas legais em seu horário de trabalho, mas que não somam em absoluto com o negócio da empresa. Você nem sempre precisa fazer aquele sistema ultra-robusto-multi-camadas, se o que a empresa necessita no momento é de um protótipo, só para validar se uma tecnologia funciona. Algumas funcionalidades “legais” também podem ser deixadas para outra hora, ou nem mesmo ser implementadas, caso o seu cliente não tenha pedido.

Não usar minha frase como desculpa para fazer gambi. Só estou citando a necessidade de saber fazer os esforços nos locais certos e na medida certa. Jamais você deve fazer nas coxas um sistema que será realmente grande. Nesse caso, não tem como fugir da ultra-robustes-multi-camadas.

Eu geralmente nao gosto dos ultra-robustes-multi-camadas… ehehhe

Prefiro manter as coisas mais simples…

Acho que 90% dos arquitetos usam os ultra-robustes-multi-camadas… as vezes usam as coisas só porque existe…

Talvez o cara pense em fazer o negócio mais complexo do universo… aí ele vai ser foda… só ele entende…

Mas eu acho que foda mesmo é o cara que faz algo que todo mundo entende…

Depende.

entre outras coisas que fazem um bom profissional BOA! e se ele não tiver educação!!?!?

vlw
[/quote]

Se a empresa é ruim como vc mesmo diz… não adianta…

Não adianta ele tentar fazer a diferença… a empresa nao muda por causa dele… por mais certo que ele estiver…

Foi o que eu quis dizer também…

Agora, sobre a educação, qualquer um tem que ter né?[/quote]
Pode sim adiantar ele pode ser ousado e tentar nem que seja uma vez!
Dependendo da empresa em aceitar ou não!

Séria o correto ter educação mais, não é assim que eu vejo!
Certa coisa mim que pode ser Educado pra você pode ser Mal Educado!
Isso é incorreto!

vlw

Depende.

vlw
[/quote]

Porque voce acha que todo mundo sempre troca de empresa??

Acho que as empresas tão meio atrasadas em ser boas empresas será que não? Em ter uma visão tipo a Google de ser, de valorizar o funcionário ao invés de sugar o sangue até a ultima gota? Até ele não aguentar mais e sair fora, e ir para outra empresa e depois acontecer a mesma coisa…

(nao sei se no google é assim mesmo, ou se é balela, mas o que importa é a filosofia)

E o cara pode ser bom o que for e se sobressair… se a empresa for ruim… só resta a ele sair fora né? Não sei se isso é solução… Vc acaba migrando de empresa em empresa sem objetivo…

Eu vejo que os programadores geralmente tem intenção de melhorar conhecer evoluir… porque isso é nato de quem gosta de computaçao…
Mas não vejo muitas empresas inteligentes assim… [/quote]

Depende do fator!
Ex:
Salário ruim;
Patrão ruim;
Área de desenvolvimento ruim;
Equipe ruim;

etc…

O Google por exemplo pelo que eu sei todos os seus funcionários tem 20% do seu tempo para desenvolver o que quiser com recursos da empresa!

Mas será que toda empresa pode ser assim?!
Será que todas empresas tem capacidade de ser assim?!
Será que todos empresários pensam assim?!
Será que todos empresários acham que isso vai beneficiar a ele e a empresa?!
etc…

Um funcionário sair de uma empresa e ir pra outra será que que isso é ruim?!?!

Mas que filosofia doida!rs

vlw
abs

[quote=rogelgarcia]Eu geralmente nao gosto dos ultra-robustes-multi-camadas… ehehhe

Prefiro manter as coisas mais simples…

Acho que 90% dos arquitetos usam os ultra-robustes-multi-camadas… as vezes usam as coisas só porque existe…

Talvez o cara pense em fazer o negócio mais complexo do universo… aí ele vai ser foda… só ele entende…

Mas eu acho que foda mesmo é o cara que faz algo que todo mundo entende…[/quote]

Esse é o ponto. A resolucao do problema tem que ser a mais simples possivel sempre, querer inventar moda só porque leu em algum blog nao sei onde, só complica as coisas e acaba causando o feito inverso, piora o design e dificulta a manutencao.

Mas tambem a simplicidade nao pode ser confundida com "fazer a primeira coisa que vier a cabeca e depois sair espalhando ctrlc ctrlv pra todo lado, é preciso reconhecer quando e porque determinada solucao/patter/gambiarra deve ser usada, sempre mantendo o foco na simplicidade de manutencao (a manutencao nao comeca quando um software vai pra producao, ela comeca ja nos primeiros estagios de um projeto, quando algo precise ser alterado e aí voce ja comeca a colher os frutos/dores de cabeca de um design simples/complexo.

Galera, a discução focou na empresa, porém muitas vezes a própria empresa é o motivo do Profissional não ser tão bom, a empresa não da oportunidade ao funcionario de evoluir, se ele se desviar um pouco do assunto, já leva mijada, não pode testar nada novo, etc.

o Google normalmente muito citado nesses casos, tem uma filosofia que o leva a estar a alguns anos entre as 5 melhores empresas de se trabalhar, porém como o UMC citou, não é toda a empresa que pode dispensar recursos para os funcionarios se divertirem, porém, contudo, entretanto, todos gostamos de experimentar coisas novas, ficar sempre preso a mesma coisa, os mesmos codigos, incomoda, não tem como ficar contente.

Apartir do momento que vc ganha 15, 30 minutos para ler noticias, testar coisas diferentes, brincar um pouco com a programação, acredito que a empresa está te tornando um profissional melhor…

[quote=Felagund]Galera, a discução focou na empresa, porém muitas vezes a própria empresa é o motivo do Profissional não ser tão bom, a empresa não da oportunidade ao funcionario de evoluir, se ele se desviar um pouco do assunto, já leva mijada, não pode testar nada novo, etc.

o Google normalmente muito citado nesses casos, tem uma filosofia que o leva a estar a alguns anos entre as 5 melhores empresas de se trabalhar, porém como o UMC citou, não é toda a empresa que pode dispensar recursos para os funcionarios se divertirem, porém, contudo, entretanto, todos gostamos de experimentar coisas novas, ficar sempre preso a mesma coisa, os mesmos codigos, incomoda, não tem como ficar contente.

Apartir do momento que vc ganha 15, 30 minutos para ler noticias, testar coisas diferentes, brincar um pouco com a programação, acredito que a empresa está te tornando um profissional melhor…[/quote]
Sim++, porque você pegar um projeto e ficar 10 horas por dia direto só focado nele não vejo nenhuma produção boa! só vai deixar a pessoa com Stress e raiva da empresa entre outros! 15, 30 minutos de distração é um tempo bom! faz com que o funcionário fique mais alegre e calmo entre outros!

vlw
abs