Olá pessoal, sou novato no mundo Java e estou colhendo dados sobre o que faz realmente os programadores escolherem Java como sua linguagem.
Mercado bom. ^^
1º Gosto da sintaxe
2º Mercado
- Ambiente de execução multi plataforma e de altíssima robustez, escalabilidade e qualidade
- Eu não tinha os problemas de linkagem do C/C++
- Era a coisa mais bacana que existia em 1996
Orientação a objetos e boa parte do resto da faculdade era dada em Java, 1º emprego era Java. Não sai disto.
Primeiro Codigo Que vi e o que ele fazia , pensei cara tenho que aprender isso,
Hoje escolhi java e estou estudando,
HTML5 and JAVA
Eu tenho duas escolhas, Java e .NET. Em um projeto Java que trabalhei a escolha foi devido a necessidade de rodar em hospedagem Linux.
Primeira interface que vi rodando foi em java, achei linda e decidi estudar
Não conhecia Ruby na época
Eu gosto da comunidade de java e é largamente adotado no mercado.
Posso dizer que o primeiro motivo foi obrigação mesmo. Consegui a chance de fazer um curso intensivo de 6 meses em programação, totalmente de grátis, me inscrevi e nem sabia que linguagens seriam ensinadas.
Aí tive que escolher entre C# e Java. Acabei escolhendo Java pelo mercado, comunidade ampla e pela versatilidade.
Não me arrependi ainda!
:lol:
- Por java ser uma linguagem que da pra fazer praticamente tudo
- Por mercado de trabalho
- Por ser uma linguagem bastante diversificada, podendo ser usada tanto como aplicativos para desktop, como para desenvolvimento Web e ainda para celulares e android.
- Pelo motivo acima há muita opção de trabalho (mercado).
Resposta enigmática, com formatação a la Marcio Duran:
:arrow: [size=18][color=darkblue]Você não escolhe o Java,[/color] [color=red]o “Java escolhe” você[/color][/size] :!:
O que isso quer dizer? Nem sempre é uma meta consciente, um pensamento do tipo “Vou escolher o Java como minha linguagem de programação”… às vezes o cara está entrando no mercado e a oportunidade que ele tem é em Java, ou trabalha com outras linguagens e começa a aparecer projeto em Java, etc etc.
No meu caso foi assim, levado pelo mercado mesmo… até então meu objetivo era programar em C.
#velhofrustrado kkkk
No final dos anos 90 o paradigma POO nos era ensinado como a melhor opção de se desenvolver Softwares para o mercado, e Java como a ferramenta mais robusta dentro deste contexto, então a adoção da plataforma foi uma consequência natural.
Hoje em dia existem muitas outras opções atraentes, como C#, Ruby, etc…
Foi a primeira linguagem que me falaram sobre programação
O meu professor de algoritmos só falava em Java e como era bonita a sintxe
De primeira gostei mais do que linguagem C
Ah é melhor que .net com certeza. Péssimas experiencias
(Mensagem subliminar)
sintaxe, mercado, comunidade e material disponível.
Além disso, os professores que eu mais admiro na faculdade, programam e falam bem do Java.
ser multiplataforma foi o principal motivo.
+1
Para começar não vejo Java como sendo uma linguagem perfeita e nem que essa exista! E acho importante conhecer outras tecnologias, lembre-se sempre, se você só tem um martelo todo parafuso vira prego. Mas no geral, Java é minha escolha principal, raras algumas exceções.
Principais motivos:
- Multiplataforma
- Gratuita
- Quantidade gigante de componentes livres e também gratuitos
- Comunidade ampla / ampla documentação
- Estabilizada no mercado
- Sintaxe (linguagem bem formal, facilidade de entendimento)
- POO
- IDE Eclipse (sei que pode usar em outras tecnologias também, inclusive já o utilizei para C e PHP)
- Diversas opções de escolha (frameworks, toolkits gráficos, servidores web/app)
São tantos os motivos que como falei, Java é minha preferida, caso não de para fazer em Java, ou realmente exista algo muito melhor (para aquela necessidade especifica), considero outras opções…