Ola estou precisando muito de ajuda… uso o netbeans 4.1 com conexão mysql 4.1. Quando tento me conectar ao banco de dados mysql ocorre o seguinte erro: IS THERE A SERVER RUNNING ON LOCALHOST:3306? atraves do shell acesso normalmente e quando digite netstat -a mostra a porta como LISTENING (antes de tentar o acesso) e CLOSED (apos a tentativa). Nota. o server esta rudando como um serviço windows. Por favor quem puder me ajude. grato.
Tem algum firewall (do próprio windows, por exemplo) no meio do caminho ?
Estou perguntando pois já me aconteceu de esquecer de liberar a porta do servidor depois de instalar o banco…
Há um tempo atrás eu instalei o mysql (mas foi no linux) e tive um problema parecido. O q aconteceu, na verdade, eh q por default (pelo menos para linux) o acesso remoto ao mysql eh bloqueado. Eu precisei configurar para liberar a conexão, mesmo estando na mesma máquina.
Talvez seja isso o seu problema tbm, procure na documentacao sobre acesso remoto ao mysql.
o firewall do windows esta ativado, será que é isso? como devo fazer desativar o firewall ou como libero a porta?
Obrigado.
[quote=“WalterIM”]Tem algum firewall (do próprio windows, por exemplo) no meio do caminho ?
Estou perguntando pois já me aconteceu de esquecer de liberar a porta do servidor depois de instalar o banco…[/quote]
Opa,
Desativar o firewall é só ir em windows firewall no teu painel de controle e marcar a opção desativar, e durante a instalação do mysql você tem certeza que deixou a porta padrão? bem existe um programa active ports que dá para você ver quem está ocupadando as portas…
:okok:
Marcos valeu pela força, mas resolvi o problema. Era que o driver que eu estava usando era o mm.mysql…, e o que deveria usar é o mysql-conector…, alterei o driver e pronto.
[quote=“marcossousa”]Opa,
Desativar o firewall é só ir em windows firewall no teu painel de controle e marcar a opção desativar, e durante a instalação do mysql você tem certeza que deixou a porta padrão? bem existe um programa active ports que dá para você ver quem está ocupadando as portas…
:okok:[/quote]