gostaria de uma ajuda, estou usando o netbeans e preciso fazer uma aplicação que usa banco de dados. O banco de dados é o mysql, tenho algumas dúvidas sobre como conectar, sei q existem tutoriais, mas nestes tutoriais nao está explicito qual porta de conexao usar,
se alguem souber, agradeço
cesinhareis
Então se o banco de dados estiver instalado na sua máquina vc coloca assim:
try {
Class.forName("org.hibernate.dialect.MySQL5Dialect");
conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/tes", "root", "root");
System.out.println("Conexão Ok");
} catch (ClassNotFoundException ex) {
System.out.println("Não foi possível encontrar a classe do Driver do MySQL");
} catch (SQLException ex) {
System.out.println("Não foi possível conectar ao servidor");
conexao = null;
}
no meu caso a porta é localhost então na linha onde faz getConnection eu uso localhost/nomeDoSeuBanco no meu caso “tes”
[editado]
os dois root são de user e password
[]'s espero ter ajudado
cesinhareis,
A porta que o MySQL usa é a 3306, porém conforme o alberto mostrou no exemplo, você pode fazer das 2 formas:
conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/tes", "root", "root");
Ou
conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/tes", "root", "root");
Como você está dizendo que é o MySQL, ele já subentende que é a porta 3306.
Assim como no postgreSQL ele subentende que é a porta 5432.
Falando disso, já pensou em usar o PostgreSQL, na minha modesta opinião ele é MUITO superior ao MySQL.
Boa sorte.
Semana passada tive que decidir qual banco de dados utilizar (MySQL ou PostgreSQL) para um projeto, e fiz várias pesquisas. O negócio é que as duas opção eram excelentes mas acabei escolhedo o MySQL pq em praticamente todas as informações que consegui dizia que ela é muito mais rápido que a maioria dos bancos de dados.
O que vc Acha disso, fsquadro?
Desculpe se dei uma fugidinha do assunto, mas é que “fsquadro” ja respondeu a pergunta.
t+
Francislei
Ah,
Se estiver testando seu sistema em rede, não esquece de liberar a porta 3306 no Firewall. E colocar o IP do servidor.
Francislei
obrigado a todos pelas respostas,
em relação aos bancos postgree X mysql, também acredito q o postgree é melhor, porém o que necessitamos na net é de velocidade,
o que ele peca é em nao ser relacional, do contrário seria sem sombra de dúvidas o mais usados por projetistas de software…
abração a todos
[quote=francislei_apiai][quote=fsquadro]
Falando disso, já pensou em usar o PostgreSQL, na minha modesta opinião ele é MUITO superior ao MySQL.
Boa sorte.
[/quote]
Semana passada tive que decidir qual banco de dados utilizar (MySQL ou PostgreSQL) para um projeto, e fiz várias pesquisas. O negócio é que as duas opção eram excelentes mas acabei escolhedo o MySQL pq em praticamente todas as informações que consegui dizia que ela é muito mais rápido que a maioria dos bancos de dados.
O que vc Acha disso, fsquadro?
Desculpe se dei uma fugidinha do assunto, mas é que “fsquadro” ja respondeu a pergunta.
t+
Francislei[/quote]
Francislei,
De uma olhada neste link, tem uma comparação dos 2 bancos.
http://www.infowester.com/postgremysql.php
MySQL é “rápido” quando usado com MyISAM, mas em geral, o gargalo de uma aplicação não é no banco de dados e sim na lógica que usa esses dados. Quando utilizado com InnoDB, o desempenho e funcionalidades ficam similares ao do PostgreSQL, tendo algumas características melhores e outras piores.
Até!