Galera estou precisando fazer comunicação com a porta paralela, e estou encontrando muita dificuldade, bom pra inicio baixei a parport no meu serviço e funcionou blz, porem na minha casa com as mesmas lib’s e versoes, nao funciona! ja to ficando descabelado…e tudo igual so muda a placa mãe…rs.
Bem não funcionou procurei por outras opções mas não achei nada, porem eu uso em c++ a dll inpout, que funciona blz, mas como eu faço pra usar ela em java? tenho que usar JNI? se sim como faço isso? procurei na net mas estou com dificuldade se alguem ai puder ajudar agradeço, mesmo outra maneira de fazer o acesso ta valendo, aceito qualquer ajuda, e pretendo depois que funcionar disponibilizar, pq ta loco não acho nada!
Porta Paralela parport.dll, javacomm, inpout.dll?
12 Respostas
Se eu fosse você provavelmente iria ficar com a parport mesmo.
Qual é a diferença entre seu ambiente do trabalho e o de sua casa? Provavelmente você esqueceu de instalar mais algum programa, fora o ParPort 
Cara não consigo achar o pq tbm, copiei tudo que tenho no serviço daqui pra la, aparentemente ta tudo ok igualzinho, e mais com o eclipse funciona blz aqui no trampo, ja com o netbeans da pau tbm!
Não estou perguntando se o Java está igual. Estou perguntando se o sistema operacional é o mesmo, assim como um serviço que é necessário para o Parport rodar, e que deve ser instalado.
Poh cara a ajuda inclui a estupez?!
Então até é igual windows xp sp2 versão 5.1!
Foi mal o firefox abriu o bico aqui, ai foi 2 mensagens…
Bom o erro que dá no ambiente problemático(o de casa) é esse, tanto no netbeans qnt no eclipse
Exception in thread “main” java.lang.UnsatisfiedLinkError: readOneByte
at lpti.ParallelPort.readOneByte(Native Method)
at lpti.ParallelPort.read(ParallelPort.java:37)
at lpti.lpti.main(lpti.java:26)
Java Result: 1
Já no serviço esse erro só ocorre com netbeans!
“UnsatisfiedLinkError” quer dizer que a biblioteca do parport não está no PATH.
Costumo perguntar, porque isso de estar “tudo igual” é bastante relativo.
“Tudo igual” só se você fizer uma cópia backup com o Norton Ghost 
Normalmente (a menos que o desenvolvedor tenha copiado os CDs originais da empresa
) o sistema operacional que o desenvolvedor tem em casa é diferente do que ele usa na empresa.
O que costumo ver muito é uma das seguintes situações:
- Em casa o gajo tem o Windows XP (usualmente piratado), e no serviço o Windows 98 SE, ou talvez o Windows 2000 Workstation;
- ou então ao contrário (não estou dizendo que a empresa usa softwares piratados).
Grandes colegas, consegui resolver o problema, o problema estava que, não sei se por falta de atenção ou no doc realmente não tinha, rs, to com preguiça de ler de novo faltou adicionar a dll no Rwindows.
Bom o problema é que alem de colocar a parport dentro da pasta c:\jdkX.X.X\bin, tive que colocar dentro de C:\WINDOWS\system32, ai funcionou tudo ok, consigo ler e escrever na porta paralale com facilidade.
O link para conseguir a dll e este :
http://www.geocities.com/Juanga69/parport/
Ao colega thingol, agradeço sua ajuda meu velho, realmente se eu não tivesse ido fussar pra ver as versões de tudo não teria lembrado disso, e que continuemos nossa jornada pra ajudar e ser ajudado, pois acho que existe lugar pra todos… a proposito só de curiosidade é realmete tudo igual thingol, tudo mesmo…rs…mas tudo bem valeu cara! 
Se alguem precisar de algo é so gritar !!!
Ah lembrando uso win xp versão 5.1 sp2.
Tomassoni, gostaria de saber se tiveste que usar um programa para liberar o acesso da porta paralela(tipo o Userport)? Haja vista q no winxp é bloqueado o acesso do usuarios. Eu to tentando ainda usar a porta paralela mas ta sempre dando paw. No topico:
http://www.guj.com.br/posts/list/39558.java#214492
falo sobre o problema q tive.
Agradeco desde já.
Eder.
galera!!
tb estou usando o partport p/ fazer a comunicacao com a porta paralela!
Quando rodo meu programa, eh exibida a seguinte msm de erro:
Exception in thread “Thread-3” java.lang.UnsatisfiedLinkError: readOneByte
at projete.communication.ParallelPort.readOneByte(Native Method)
at projete.communication.ParallelPort.read(ParallelPort.java:37)
at projete.communication.ParallelPortCommunication.run(ParallelPortCommunication.java:24)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:595)
ja copiei o ParallelPort.class p/ meu pacote, copiei tb o arquivo .dll p/ as pastas necessarias e estou usando tb o Userport p/ abilitar o acesso a porta!
Oq teve estar acontecendo? Será q esta faltando fazer alguma coisa com os arquivos .c e .h que estão juntos com o .class(Parallelport.class)??
Você pode encontrar mais informações de forma detalhada no site: http://www.rafaelquines.com/blog/2007/01/prototipo-usando-porta-parelela-leds-e-java/ se você estiver usando Windows NT/2000/XP, você tem que usar o userport para dar permissão de escrita na LPT, pois por padrão o acesso é bloqueado por medidas de segurança.
Verifique se você colocou as dlls do parport no local correto, pois se não tiver colocado o programa vai apresentar problema ao executar. Veja com cuidado item a item e refaça o procedimento de instalação do userport e do parport, pois tive problema por achar que tinha feito tudo certo e quando dei por mim o erro havia acontecido por uma destração minha onde eu havia esquecido de copiar os arquivos.
Ei, como eu faço para instalar o parport no linux ?
e alguém poderia me mostrar um exemplo de utilização para porta paralela ?
Obrigado !