Portabilidade

7 respostas
guscoppi

dizem a portabilidade do Java é tamanha, que é capaz de eu rodar uma aplicação Java “até na minha bicicleta”…

pq então, quando eu vou no DOS e digito “java minhaClasse” ele me da uma msg avisando que esse programa não pode ser executado em modo DOS?

7 Respostas

douglasfs

“guscoppi”:
dizem a portabilidade do Java é tamanha, que é capaz de eu rodar uma aplicação Java “até na minha bicicleta”…

pq então, quando eu vou no DOS e digito “java minhaClasse” ele me da uma msg avisando que esse programa não pode ser executado em modo DOS?

Cuidado com essa tal de “portabilidade” … :wink:
Aplicações Java podem rodar em qualquer plataforma
contanto que essa plataforma tenha uma máquina virtual que é dependente da plataforma utilizada.
E não existe JVM para DOS, existe para Win32

wbsouza

O MSDOS é um sistema operacional um pouco antiquado nos dias de hoje, pois foi projetado para executar em máquinas mais simples compraradas com as de hoje. Assim, foram sacrificados alguns pontos importantes na construção do sistema operacional. Um ponto fundamental para conseguirmos executar um programa java para rodar em um PC é que haja um ambiente com suporte para multitarefa, coisa que o DOS não possui (aliás para construir a própria JVM este requisito é necessário).

Logo, podemos dizer que java é portável para qualquer plataforma desde que haja um ambiente mínimo necessário, e que alguém (geralmente a SUN) faça uma JVM para este ambiente. :roll:

[]s, Welington B. Souza

guariba

Esse negócio de que o Java roda em qualquer máquina é uma das maiores mentiras que já ouvi! Tentei rodar nos seguintes micros: TK-85, CP-400 e no Hotbit. Minha útima esperança é encontrar um cartucho de Atari que tenha a JVM…

louds

Realmente, eu uso minix, xenix e SysV R4. Cade as JVMs desses SO’s?!?!?!

N

Quando se diz “Java roda em qualquer plataforma”, quer-se dizer: “Um código compilado Java tem a possibilidade de rodar em qualquer plataforma sem a necessidade de recompilar”.

De fato, se alguém em sua sã consciência desenvolver uma JVM para Atari (4 ou 8 bits, não sei ao certo), Hotbit (8 bits, 3,5 Mhz 8) ), etc, com certeza suas classes Java compiladas (arquivos .class), restrita às funcionalidades implementadas na JVM, rodarão nessa máquina.

Este artigo que encontrei a partir do GUJ dá uma boa visão do assunto: http://www.javaranch.com/newsletter/July2003/newsletterjuly2003.jsp#a1

Boa sorte aos que tentarem fazer essa loucura :smiley:

Bani

Esse negócio de “ambiente mínimo necessário” é meio relativo…
Se for rodar a kvm, a parte de hardware necessária é algo “bem mínimo”. E há casos em que a JVM tenta emular a parte que falta no SO, como suporte a multitarefa ou a ponto flutuante.
Então, quem não conseguiu rodar Java no computador ou SO X não deveria perder as esperanças, e sim talvez ler a
The Java Virtual Machine Specification e tentar fazer algo…
No meio MSX, por exemplo, já ouvi lendas de gente querendo fazer uma JVM.

louds

Vale lembrar tambem que se voce tiver falando de hardware razoavelmente poderoso, naipe de um pentium, voce pode simplesmente baixar o fonte da JVM da Sun e portar usando o interpretador, não é dificil e a licensa não te faz vender a alma ao dono do fonte, como a do WinCE faz, por exemplo.

Se for um SO rodando num intel, portar é muito mais facil e voce pode ate conseguir habilitar o HotSpot.

Criado 9 de julho de 2003
Ultima resposta 10 de jul. de 2003
Respostas 7
Participantes 7