Portais Corporativos

Bom dia Javaneses!

Estou pensando em fazer um Portal Corporativo para PME’s(Pequenas e Médias Empresas), mas tenho uma dúvida em relação a licença do software, se faço Open Source ou Pago.

Estou pensando seriamente em fazer Open Source, pois terei a ajuda da comunidade no desenvolvimento da aplicação, podendo se expandir nos demais cantos do Brasil e até no mundo inteiro.

Vocês acham uma boa iniciativa em fazer Open Source?

E claro que será feito em Java.

Aguardo sugestões.

Sempre é uma boa um projeto open source. No seu caso por exemplo, você poderia fazer esse projeto e depois fazer consultoria.

Aproveitando essa deixa, eu pergunto:
- Em vez de um portal, porque não uma aplicação desktop?
- Tem alguma possibilidade de uma aplicação desktop feita em java poder ser acessada pela internet, como um portal simulado, pelo palm e forçando um pouco a barra, ate por um celular? Imagina só, voce vendo seu CAP pelo cel, on-line, ou visualizando um BI ou qq rel gerencial. Conecta num terminal que tenha uma impressora e imprime o que quizer como se tivesse dentro da sua empresa.

Acho que esse é o futuro presente da tecnologia.

Aceito sugestões e aguardo respostas.

Oi Rafael.

No caso você diz fazer open source e depois fazer a consultoria do SW?

Ou entendi errado?

Obrigado.

Sunda, que idéia fantástica.

Acho que é por aí que a tecnologia está caminhando, quanto mais agilidade nas informações, melhor serão os processos, tomadas de decisões ágeis e tantos outros.

Mande um e-mail para mim, falando mais sobre a sua idéia: erocha@positivo.com.br, eu tenho bastantes idéias referentes aos Portais Corporativos e em Desktop seria super interessante.

OBS: Não sei que aconteceu, mas minha msg anterior triplicou, pois eu clicava em “enviar” e aparecia “Server not found”. Podem excluir dois deles, por gentileza?

Tô dentro. A noite te passo um mail. daqui do trabalho nao e possivel faze-lo.

Bem, só veja se você vai ter fôlego para competir com os concorrentes por aí, principalmente os open source. As vezes vale mais a pena você estudar um open source, se especializar nele, até contribuir com ele…

Será que a tendência serão os open-sources? Se for alguem vai ter que patentear a marca. Nesse caso, quem seria responsavel por uma implementação do sistema? Caso desse algum problema, quem seria responsabilizado? Quem se responsabiliza pela atualização do sistema em relação a legislação para setores como o rh, fiscal, contabilidade, etc…

Não parece muito seguro. Uma empresa com um sistema mesmo que obviamente inferior em relação aos open-sources pode ganhar uma fatia de mercado interessante vendendo o medo e a solução.

Se estiver errado me corrijam por favor, essa discursão é muito interessante.

não acho uma boa ideia…
o medo pode acabar e se a solução não for tão boa, vai se procurar uma melhor…

o negocio é vender a melhor solução…

Microfilo, você conhece um open source para Portais Corporativos?

Se conhecer, pode me passar o nome e link, por gentileza?

[quote=“Noahwuv”]
Microfilo, você conhece um open source para Portais Corporativos?

Se conhecer, pode me passar o nome e link, por gentileza?[/quote]

E só uma questão de fazer uma simples busca no google:
http://www.google.com/search?q=open+source+java+enterprise+portal

Segundo link:
http://www.manageability.org/blog/stuff/open_source_portal_servers_in_java/view

Vc é sempre irônico? Se acha o melhor? Pq acha que sabe Java?
Melhor rever seus conceitos!!!

Fuiiii…

Senhores, esse tópico irá ser bloqueado para evitar possíveis discussões.

Atenciosamente,