Estou pensando em fazer um Portal Corporativo para PME’s(Pequenas e Médias Empresas), mas tenho uma dúvida em relação a licença do software, se faço Open Source ou Pago.
Estou pensando seriamente em fazer Open Source, pois terei a ajuda da comunidade no desenvolvimento da aplicação, podendo se expandir nos demais cantos do Brasil e até no mundo inteiro.
Vocês acham uma boa iniciativa em fazer Open Source?
Aproveitando essa deixa, eu pergunto:
- Em vez de um portal, porque não uma aplicação desktop?
- Tem alguma possibilidade de uma aplicação desktop feita em java poder ser acessada pela internet, como um portal simulado, pelo palm e forçando um pouco a barra, ate por um celular? Imagina só, voce vendo seu CAP pelo cel, on-line, ou visualizando um BI ou qq rel gerencial. Conecta num terminal que tenha uma impressora e imprime o que quizer como se tivesse dentro da sua empresa.
Acho que é por aí que a tecnologia está caminhando, quanto mais agilidade nas informações, melhor serão os processos, tomadas de decisões ágeis e tantos outros.
Mande um e-mail para mim, falando mais sobre a sua idéia: erocha@positivo.com.br, eu tenho bastantes idéias referentes aos Portais Corporativos e em Desktop seria super interessante.
OBS: Não sei que aconteceu, mas minha msg anterior triplicou, pois eu clicava em “enviar” e aparecia “Server not found”. Podem excluir dois deles, por gentileza?
Bem, só veja se você vai ter fôlego para competir com os concorrentes por aí, principalmente os open source. As vezes vale mais a pena você estudar um open source, se especializar nele, até contribuir com ele…
Será que a tendência serão os open-sources? Se for alguem vai ter que patentear a marca. Nesse caso, quem seria responsavel por uma implementação do sistema? Caso desse algum problema, quem seria responsabilizado? Quem se responsabiliza pela atualização do sistema em relação a legislação para setores como o rh, fiscal, contabilidade, etc…
Não parece muito seguro. Uma empresa com um sistema mesmo que obviamente inferior em relação aos open-sources pode ganhar uma fatia de mercado interessante vendendo o medo e a solução.
Se estiver errado me corrijam por favor, essa discursão é muito interessante.