Portal de conhecomento com Web Semântica, JEE, XML, RDF, Padrôes de Projeto etc - Opiniões do GUJ

2 respostas
bsl.lacerda

Bom dia pessoal!
Vou tentar desenvolver no meu projeto final da faculdade um portal de conhecimentos disponível via WEB onde pretendo utilizar Web Semântica para catalogar, classificar e recuperar os tutoriais e artigos enviados pela comunidade usuária de uma forma mais precisa focado no contexto de cada palavra informada como padrão de pesquisa no portal. Como apoio ao desenvolvimento do portal estou definindo quais tecnologias utilizarei. Estou pensando em utilizar JEE, Hibernate, VRaptor, Ajax e Padrões de Projeto no ambiente web e na parte de semântica utilizarei XML e RDF.
Na parte da web acho que as ferramentas e tecnologias estão bem definidas mas na parte da semântica tenho muitas dúvidas mas como é um projeto final quero fazer algo diferente, acho que este é o desafio.
Pergunta:
Alguem sabe como é feito o algorítmo de pesquisa de palavras em um documento qualquer para que eu possa implementar o ranqueamento?
Alguém teria alguma metodologia de desenvolvimento para utilização da semântica na web?
Alguém conhece alguma ferramenta simples para editar tags RDF e XML?
Na opinião de vocês qual o melhor caminho a percorrer para idealizar este projeto?

Desde já agradeço a colaboração de todos.

2 Respostas

C

Ae Bruno…

Cara, antes de tudo você vai ter que estudar Ontologias, depois você pode brincar com o Protegé.
Depois dê uma lida em Crawlers e Web Mining. Tendo esse embasamento teórico você conseguirá desenvolver seu projeto.

De cabeça eu não sei os programas, mas você deverá ter um motor de inferência e um dicionário de dados(procure pelo Diadorim). Ano passado eu fiz uma pesquisa na área, mas como foi apenas de fundamento teórico, não pesquisei a fundo sobre os programas.

Veja em: http://www.intext.com.br

Procure por artigos do Fred Freitas também, ele têm muitos artigos de Web Semântica.

Desculpe não poder ajudar mais, mas com essas informações você vai se interar mais no assunto.
Qualquer coisa envie um PM.

bsl.lacerda

Qualquer coisa eu te envio uma PM. Eu tenho praticamente 10 meses para concluir este projeto. Até lá com a ajuda do pessoal eu acho que dá pra fazer bastante coisa.
Valeu pelas dicas.

Criado 5 de setembro de 2007
Ultima resposta 5 de set. de 2007
Respostas 2
Participantes 2