sergiousp:
vc mudou a versao do windows?
na epoca q eu usava windows, eu tentei instalar esse treco no Windows 2003, mas nao rolou. segui todos os passos, ele rodava as aplicacoes de exemplo, mas nao reconhecia nenhuma porta. nao achei nada util e como tava soh querendo me divertir com isso, desisti :-P
Bom, no Windows 2003 funciona direitinho, mas é meio chato. Por exemplo, eu tive de checar se alguma coisa estava já usando a porta serial - como eu tenho um iPaq e o utilitário que permite a conexão (ActiveSync, que aparece no Task Manager como WCESCOMM.EXE) fica sempre abrindo a porta serial para tentar conectar-se ao equipamento, mesmo que não haja nada plugado, tive de configurar corretamente o ActiveSync para que ele não procurasse mais nada na porta serial.
Tanto é que funciona tanto com a JVM da Microsoft quanto com a da Sun, mas a parte de configuração é meio chata; para o caso da Sun, você precisa ler o arquivo jdk1.2.html para configurar direito (o arquivo “PlatformSpecific.html” só está correto para a versão 1.1 da Sun)
Infelizmente como estou fazendo isso para um cliente não posso revelar mais detalhes - gastei um tempo incrível checando tudo isso… 
Dica: imprima o valor de System.getProperty (“java.home”) no seu aplicativo. Ponha o arquivo javax.comm.properties no subdiretório lib do diretório indicado pelo System.getProperty (“java.home”). Ponha o arquivo win32com.dll em um diretório no seu PATH (não CLASSPATH). Eu sou extremamente preguiçoso e ponho essa DLL no Windows\System32, pois tenho de fazer o tal programa funcionar em MSJVM e Sun JVM.