Portfólio ajuda a conseguir emprego como programador?

3 respostas
wladyband

Boa tarde a todos,

Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNASP em São Paulo, capital. Sou natural de Recife-PE. Após minha formatura, eu e minha família nos mudamos para minha cidade natal e desde então tenho tido dificuldades em conseguir um emprego na minha área de atuação aqui em Recife.

Já são três anos desde minha formatura e tais dificuldades persistem. Acredito que tenham relação com o fato de não ter tido muitas oportunidades de estágio por eu ser aluno bolsista, já que me tomava quatro horas diárias que me dificultaram maior aproveitamento dos estágios com a aquisição de mais experiência.

Acredito que os estágios poderiam possibilitar um futuro emprego, porém não via como garantia, então preferir terminar meu curso superior e garantir meu diploma e depois procurar experiência como programador.

Apesar disto, neste período de busca de trabalho, tenho adquirido diversos materiais, tais como livros, e feito cursos de especialização de desenvolvimento em Java, principalmente na área de desenvolvimento de plataformas Android com esta linguagem de programação.

Hoje meu foco é concluir uma aplicação simples em Android, e colocá-la no Google Play para servir de portfólio e desta forma aumentar minhas chances para entrar no mercado de trabalho.

será que isso realmente me ajudará a conseguir um emprego ?

3 Respostas

adriano_si

Minhas dificuldades duraram 1 ano e meio pelos mesmos motivos. O que me salvou de ficar totalmente parado e “pobre” foi o fato de meu pai na época ter precisado de uma App para controle das vendas dele e não achou nada no mercado que atendesse na medida, ou era canhão, ou era estilingue.

wladyband:
Hoje meu foco é concluir uma aplicação simples em Android, e colocá-la no Google Play para servir de portfólio e desta forma aumentar minhas chances para entrar no mercado de trabalho.

será que isso realmente me ajudará a conseguir um emprego ?

É a melhor forma. Dito isto, trabalhe em uma aplicação que resolva um problema real seu e faça o marketing dela com seus amigos e conhecidos. Isso reforçará o fato de que você desenvolveu uma App usável e não somente uma App pra encher currículo.

Participar de Projetos Open Source, ou disponibilizar seus Projetos no GitHub também pode abrir portas, assim como se manter atualizado e participar de quantos eventos puder, a fim de manter Networking. Se puder não ficar muito preocupado com isso e fizer seu trabalho direito, uma hora a oportunidade “bate à porta” (entre aspas, pois você terá construído sua oportunidade sem perceber).

Meus 2 cents.

Abraços []

A

Se vai conseguir um emprego devido ao app não é certeza, mas vai ter algo concreto para mostrar. Por isso, depure bem os programas, estude e entenda bem os recursos utilizados e esteja preparado para conversar sobre eles.

wladyband

obrigado

Criado 30 de janeiro de 2015
Ultima resposta 2 de fev. de 2015
Respostas 3
Participantes 3