Olá! sou nova por aqui, estou estudando Java a algum tempo e fiz o cadastro para procurar “dicas” de como ingressar no mercado em programação, já fiz alguns trabalhos para web utilizando php, sql, flash, java, etc.
Em resumo o que eu preciso saber é se funcionaria criar um port-folio como se faz com web design e design em geral, para demostrar aplicações ou se as chances de isto dar certo são muito remotas, por que de fato nunca vi algo parecido pela internet a fora.
IMO, sim.
Dependendo da empresa, vai ser ainda melhor se for open source.
Mas o que vai contar de verdade mesmo, é a conversa com o cara que vai te contratar (ou com a equipe). Porque aquilo lá pode ter sido feito por 20 caras e você aproveitou e deu uns retoques (claro que esse pode nao ser seu caso, mas acredite, aconteece). Nessa conversa é que você deve mostrar que sabe.
Mas o porfolio acho que vale mto sim.
Tchello
Além de que você não pode sair por aí mostrando os sistemas das empresas que você trabalhou, pode pegar mau e tals… por questões de sigilo.
Não acho que role fazer um portifólio, não em desenvolvimento, o negócio é saber mesmo e deixar isso bem claro, pra que não haja dúvidas =P
De qualquer maneira, a honestidade sempre é a melhor opção, nem que seja pra você dizer um "nunca mexi muito com EJB na verdade, mas vi que não é um bixo de 7 cabeças e consigo aprender na boa, como qualquer outra coisa " no lugar de um “domino EJB, sou fodastico nisso e vem nimim!!!”. heheheh
Abraços.
Hebert_Coelho
O melhor mesmo é você colocar tudo bem resumido no seu currículo mesmo. Ou cria uma página para colocar isso lá.
Mas para demonstrar o que você já fez você teria que expor código da empresa, aí complica. E simular um ambiente também seria complicado.