Cara, vai depender da tua senioridade, mas acredio que o salário aqui é bom sim, o custo de vida não é dos mais baratos, por exemplo, pago em torno de 600 reais o aluguel da casa dos meus pais que é num bairro considerado nobre, porém o apê não é tudo aquilo, é barulhento e térreo!!
Em POA, dependendo da onde você está, consegue-se locomover para qualquer ponto com no máximo 2 ônibus (quissá 3)
Eu particulamente não gosto daquela região do tecnopuc!!! Procure lugar no bairro santana, bom fim. petrópolis, e se você é boêmio, cidade baixa, rio branco!!!
São bairros que eu moraria ou compraria um apê (a exceção da Cidade Baixa, que é muito braulhenta)
Se quiseres morar próximo ao tecnopuc, procure no Bairro Santa Cecília, que não é tão longe do centro e nem tão longe da PUC, a faixa de aluguel é de 350~450 (JK e apê de 1 quarto, consegue-se de 2, mas é a famosa “barbada”) e de 500~900 (2 quartos =>). O condomínio varia muito, mas é de 150 a 250!
O trânsito é um saco! Para uma cidade do porte de POA eu acho um absurdo! Um trecho que você demora 15 min para fazer em um domingo, chega a fazer em 1:30, é complicado!!!
Cara, quanto a pessoas de fora, tipo, rola muita piadinha e tal, mas o cara tem que saber levar numa boa!!! E claro, depende muito mais da pessoa!!! Já tive relatos de pessoas que se deram bem e de pessoas que sofreram o pênalti!
As opções de pós-graduação tem a própria PUC, UFRGS, essa última recebe muitos estudantes de fora e dizem que para eles ela é referência
Antes que algum mané diga algo contra, eu moro em POA a 10 anos e sou de fora ok?! Então sei bem o que estou falando!!!