OLá rap32, achei legal você abrir este tópico, eu ainda não tirei a minha certificação, mas pretendo tirar no final do ano, mas acho que a certificação é uma consequencia, é um diferencial no caso de uma entrevista, mas o que conta mesmo é a experiência, normalmente uma empresa faz testes antes de contratar alguém, e se um kra que não tem certificação for memlhor nos testes do que um que tem uma certificação, esse kra tem mais chance.
Mas vamos ouvir o pessoal que já conseguiu a certificação, contar as sua experiências.
D
diogoaclPJ
“rodrigo_rn”:
OLá rap32, achei legal você abrir este tópico, eu ainda não tirei a minha certificação, mas pretendo tirar no final do ano, mas acho que a certificação é uma consequencia, é um diferencial no caso de uma entrevista, mas o que conta mesmo é a experiência, normalmente uma empresa faz testes antes de contratar alguém, e se um kra que não tem certificação for memlhor nos testes do que um que tem uma certificação, esse kra tem mais chance.
Mas vamos ouvir o pessoal que já conseguiu a certificação, contar as sua experiências.
concordo com o nosso amigo, também não sou certificado, mas em minha equipe tenho 2 certificados os quais possuem salários inferiores ao meu. Creio que a experiencia e o conhecimento contam mais que um titulo, mas na hora do desempate é claro que o titulo é o primeiro fator de desempate. Recentemente fui a uma entrevista e o cara me elogiou muito, disse que eu tinha muito conhecimento, e uma experiencia já razoável, mas por questões de contratação não poderia pagar pra mim o salário de um certificado, regras da empresa! Então ele me perguntou em quanto tempo eu me certificaria? Certificação conta muito também para empresas que estão sempre atrás de licitações. Mas acho que já estou chegando em um patamar que chega de aprender tudo, é hora de testar os meus conhecimentos e ter a prova deles!
Para as pessoas que tem conhecimento, vou citar o exemplo de um amigo, já trabalhava a 2 anos como desenvolvedor, a empresa deu todo o apoio para que ele se certificasse, 2 semanas de folga, provas e cursos. O resultado? Está certificado e ganhou uma promoção e claro $$$ no salário. heheh
M
marceloedreiPJ
Interessante mesmo esse tópico…estou me preparando para a fazer a prova estou planejando faze-la em Abril…uma questao que sempre fico em duvidas, eu sei q eh uma questao chata d se falar, mas qto eh considerado um bom salario para um desenvolvedor java, com certificacao 3, 4 mil ou mais…???
Eu vejo alguns anuncios do javasoft q oferecem as vezes 2 mil s/ ceritifcacao…eu gostaria de ter uma ideia d qto ta os salarios efetivamente pago pelas empresas…
Ate mais!!!
R
rap32PJ
Vc pode achar um emprego até de 4 mil, mas as maiorias das vagas não falam de certificação, vejo ela como um diferencial.
Aqui no sul o patamar esta em 2000. Para programadores Java. Eu fiz uma entrevista e a certificação não fez aumentar o salário q eles queriam pagar.
Como PJ vc pode ganhar até 3000.
R
rbaumPJ
opa!
certificação não quer dizer que o cara sabe mais que alguém que não tenha certificação…
os principais motivos que me levaram a fazer a certificação:
-Aumento de conhecimento
-Teste de conhecimento
-Incremento no currículo
-Satisfação pessoal
vale lembrar que não estão nesta ordem por acaso… conhecimento é uma coisa que ninguém tira de vc!
Acredito que uma certificação seja um critério que está sendo levado bastante em conta hoje em dia para contratações então, caso alguém esteja procurando outro emprego, certificação é uma boa idéia… mas como o rap32 falou, não é só isso que conta…
Acho que não difere muito nos salários… Ajuda um pouco, mas acho que o que mais conta é experiência mesmo…
a, só prá constar, fiz a scjp na última segunda feira (28/02)… pretendo fazer a scwcd até o final do ano/início do ano que vem… durante o ano é difícil pois, além do trabalho, tem a faculdade de noite, então tem que estudar nas férias mesmo…
valeu,
té+
M
matheusPJ
qnd eu tirei a minha scjp só recebi os parabéns da empresa mesmo… pq a empresa era muito @¨#$&¨$@&#… e essa semana mesmo eu me demiti de lá e fui trabalhar em projetos da Dell na Tecnopuc… o salario continua na média dos outros, mas o ambiente é bem melhor… ahm, e aqui no RS a certificação de programador nao quer dizer muita coisa… :roll:
V
vinciPJ
:arrow: Ganho de conhecimento
Uma coisa é estudar uma tecnologia pelas metades só para começar a programar logo. Outra coisa é fazer uma prova. Querendo ou não, você acaba se preparando mais, prestando atenção em todos os detalhes. Sem contar que você acaba lendo um material mais completo. Para a SCWCD, por exemplo, é muito recomendado estudar as especificações.
:arrow: Reconhecimento
Não é por que uma empresa não aumentou o seu salário ou não te deu os parabéns que você não teve nenhum reconhecimento. Pode ter certeza que vão confiar mais em você. Certamente isso será levado em consideração na hora de precisarem de alguém para coordenar um projeto, por exemplo. O reconhecimento pode estar camuflado. Mas ele existe.
:arrow: Na hora de conseguir um emprego
Tem empresa que valoriza muito certificação. Outras valorizam apenas experiência. Outras, nem isso. Valorizam apenas o grau de parentesco que você tem com alguém que já está na empresa. :roll: Mas você quer concorrer a uma vaga apenas nas que não valorizam a certificação? Lembre-se: um currículo nunca está perfeito. Sempre pode ter alguém melhor que você!
:arrow: Estar à frente do tempo
Ainda vai chegar a hora que certificação não é será nenhum diferencial. Será apenas uma obrigação. Vai ficar sentado esperando esse dia chegar para correr atrás do prejuízo?