Pós em Engenharia de Software compensa pra quem não tem experiência em programação?

Bom dia a todos.

Acabei de concluir meu curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente atuo na área de Testes sou certificado CTFL, não tenho o objetivo de trabalhar no desenvolvimento mas me interessei em fazer a pós em Engenharia de Software com ênfase em produtividade e qualidade ofertada na instituição IESB de Brasília.

Gosto mais da área de qualidade e processos mas quero entender sobre os tópicos de engenharia mas não tenho experiência alguma em programação a não ser acadêmico.

Isso pode ser um empecilho ou o curso me daria outra abrangência que não apenas desenvolvimento???

Obrigado pelo espaço. :wink:

Acho que conpensa sim. Você pode por exemplo trabalhar como analista de negócios, que não precisa programar e é focado mais na parte de requisitos, processos e tal… se for ver é até melhor porque como analista de negócios você vai ganhar muito mais que os desenvolvedores, e vai sofrer bem menos pra isso.
Fora que ainda existem lugares que o analista de sistemas não programa, são duas funções separadas, e como analista você vai ganhar mais também.
Resumindo, qualquer coisa relacionada com processos e negócios você vai ganhar mais do que sendo um desenvolvedor e poderá utilizar os conhecimentos de engenharia de software da pós. E não falo apenas considerando o lado financeiro (que também é verdade), mas também outras coisas importantes como qualidade de vida, tempo pra vida pessoal, tempo pra cuidar da saúde e outras coisas que você perde caso seja um desenvolvedor.

Obrigado pela dica Rogério.

Mas estar antenado em algum tipo de linguagem é primordial???

Sinceramente acredito que não. O mais importante, na minha opinião, é conhecer os conceitos de orientação a objetos (herança, polimorfismo, etc) e design patterns porque durante o projeto muito provavelmente você terá que modelar alguma coisa utilizando uml, e pra isso você tem que conhecer estes conceitos de orientação a objetos para não acabar fazendo um modelo que depois será descartado e refeito pelos desenvolvedores. A linguagem em si é apenas a implementação destes conceitos. Agora se você quiser pode estudar um pouco de java ou outra linguagem pra ter uma idéia, mas se seu foco é a paerte de processos não acho que seja primordial.

Valeu mesmo, rogerio! :wink:

Trabalhar com “processos” ou engenharia de software sem nunca ter programado é complicado. Como você vai definir um processo de desenvolvimento de software sem ter experiência numa parte fundamental do processo?

Ele vai ser o “chefe” do Vida de programador kkk

na verdade o mercado não exige este tipo de exigência… não que eu concorde que isso está certo, mas semnunca ter programado na vida ele pode ir para um cargo relacionado a processos sem nunca ter desenvolvido, e isso é algo comum no mercado… inclusive, se ele se dedicar a aprender a programar para saber criar especificações mais coerentes, a mairoia dos empregadores não vão ver absolutamente valor nenhum nisso…

na verdade o mercado não exige este tipo de exigência… não que eu concorde que isso está certo, mas semnunca ter programado na vida ele pode ir para um cargo relacionado a processos sem nunca ter desenvolvido, e isso é algo comum no mercado…[/quote]

Realmente, não é requisito.

Mas se fizeres isso mesmo, prepare-se pra ser odiado pelos desenvolvedores. A pior coisa que tem na minha opinião é alguém que tem que trabalhar junto com você, e que desconhece o mínimo do seu trabalho…

Pelo menos conhecer os processos e práticas mínimas dos cargos a sua volta é o mínimo que se pode fazer. Senão todo mundo fica atirando no escuro, e pior, achando que tá fazendo tudo certo…

:roll:

Estou terminando uma pós em engenharia de software.
No curso que fiz NAO precisava ser um graaaaaaaande programador não, mas exigiu algumas noções de programação, principalmente nas cadeira de Reengenharia de Software e Reutilização de Software, onde vimos a parte de design patners, code smell e etc etc etc…
Outra detalhe é que no curso que fiz, ele foi muito voltado para ferramentas do Mundo JAVA. Usamos muito o Maven, Sonar e Hudson na disciplina de Gestão de Configuração e JMetter na Cadeira de Testes.

PS. Estou citando o exemplo do meu curso, lógico que nem todos seguem essa linha, mas se você fosse cursar a pós graduação no mesmo local que eu fiz, teria que ter uma noção de Java, mas em um nível médio.

Eu trabalho em ritmo de “fábrica de software” e compreendo muito bem a necessidade da comunicação em nível de entendimento com o desenvolvimento, por isso mesmo meu questionamento já que só tenho experiência com desenvolvimento na faculdade.

Então pra maioria, sem “intimidade” com os códigos não dá pra cursar uma pós em engenharia, é isso???

[quote=Improissi]Eu trabalho em ritmo de “fábrica de software” e compreendo muito bem a necessidade da comunicação em nível de entendimento com o desenvolvimento, por isso mesmo meu questionamento já que só tenho experiência com desenvolvimento na faculdade.

Então pra maioria, sem “intimidade” com os códigos não dá pra cursar uma pós em engenharia, é isso???[/quote]

Não é que não dê, mas acredito que um engenheiro de software que conhece de códificação pelo menos em uma linguagem vai se dar bem melhor do que um que não conhece né…

É muito válido você aprender a codificar, fazer uns projetinhos pra se sentir um pouco mais tranquilo com códigos, acho que mal não vai fazer…

No pior dos casos você vai ser um engenheiro de software que manja de codificação, e isso pode ser um diferencial no futuro…

:smiley:

Você não precisa ser um “programador” para seguir esse curso, e atuar como um analista.

Claro, você tem que conhecer qual ferramenta você esta utilizando, suas qualidades e defeitos, e saber para qual finalidade…
Uma comparação:

Você tem um prego para bater, e um parafuso para apertar, e cabe a você tomar as decisões. Você precisa saber que você vai usar um martelo para o prego e uma chave de fenda para o parafuso, mas isso não quer dizer que você precise ser quem vai martelar ou apertar o parafuso. Afinal, na sua equipe tem alguém que consegue pregar com 2 marteladas, enquanto você precisa de 20…

Entendeu?

[quote=Ruttmann]Não é que não dê, mas acredito que um engenheiro de software que conhece de códificação pelo menos em uma linguagem vai se dar bem melhor do que um que não conhece né…

É muito válido você aprender a codificar, fazer uns projetinhos pra se sentir um pouco mais tranquilo com códigos, acho que mal não vai fazer…

No pior dos casos você vai ser um engenheiro de software que manja de codificação, e isso pode ser um diferencial no futuro…

:smiley: [/quote]

Então, como falei na abertura do tópico acabei de concluir meu curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, então os conceitos de programação eu possuo, a teoria, porque “desenvolver” para passar no semestre não me torna um desenvolvedor.

Mas agradeço o feedback de todos e tô ferrado pra decidir se faço a pós! hehehe :wink:

Eu não disse que o cara não vai encontrar oportunidades no mercado por não ter experiência em programação, só acho que vai faltar bagagem na hora de tentar definir processo de desenvolvimento.

Simples,é só dizer que é gerente :lol:

Concordo.
E penso ainda mais… Para atuar com TI tem de pelo menos “saber programar”…

Cansei de ver analista que não sabia nem fazer um sisteminha CRUD falar tanta besteira por ai… dentre outros cargos…
Acho que saber programar é quase que ser alfabetizado numa área de TI…

Óbvio que você não precisa ter uma baita experiência… mas precisa conhecer sim… não sei se somente um conhecimento acadêmico é suficiente… acho que ter trabalhado com sistemas grandes e complexos, mesmo que pouca coisa, conta mais…

Conheço tanta gente com pós em engenharia de software que não trabalha com isto que se fosse enumerar aqui…
depende do lugar onde voce trabalha, se tem possibilidade de crescimento com isto ótimo, tanto faz saber programar ou não programar, o que importa é o processo de desenvolvimento. Mas se não tem mercado só irá jogar dinheiro fora com esta pós. :lol:

É por isso que terminei SI e fui fazer engenharia para estudar os cálculos e físicas da vida que não aprendi no curso de SI. Muito mais interessante.

Sempre me perguntam do pq dessa escolha, pq não fui fazer pós etc…cada vez vejo mais que estava com a razão, acho essas pós da área de TI todas umas bosta. Engenharia de software, pós em java, pós em design patterns, etc…coisas que o cara já deveria ter aprendido no curso de graduação ou então não precisa de pós para isso, faz um curso, leia livros, etc…curso superior de uma linguagem específica por exemplo é meio controverso, curso superior deve (deveria) te dar um conhecimento para levar adiante na vida, uma linguagem pode cair e sumir do mapa em coisa de 10 anos.