Pós em Engenharia de Software - Em qual universidade estudar?

Boa tarde galera!

No final do ano concluirei a graduação em Ciência da Computação, então já estou procurando uma pós, seja especialização (lato sensu) ou mestrado profissional (como o do IPT), então, após dias de pesquisa resolvi correr pra cá pq estou meio perdido :S
O meu primeiro objetivo é reconhecimento no mercado e o segundo é dar aulas em faculdade.

Das que olhei até agora vou citar o preço (pois é improvável achar especialização de graça e pra mim isso faz diferença) e os pontos que estão me impedindo de me preparar para a inscrição.

UNICAMP - Campinas (Extensão Universitária)
Preço: 12 x R$688,00 (cabe no bolso)
Tem Engenharia do Software porém é extensão universitária, ou seja, nem chega a ser lato sensu, lendo umas postagens do próprio GUJ vi que isso pode fazer diferença um dia, pois para alguns cargos é requisito uma graduação desse nível, e em universidades talvez eu nem consiga dar aula.

PUC-SP (Especialização)
Preço: Não souberam me informar pois ainda não possuem os valores para 2014, apenas a partir de Novembro.
Pesquisando eu percebi que a PUC tem um nome forte no sul e sudeste do país, além do estado de Minas Gerais, porém li uns relatos neste tópico de pessoas que não recomendaram estudar lá, além de ter amigos que passaram por problemas parecidos, mesmo em outros cursos na mesma época, portanto, fiquei com dúvidas se realmente vale a pena estudar lá.

IPT (Mestrado Profissional)
Preço: 28x R$ 1.400,00
Achei a grade excelente e ao menos em São Paulo é super renomada, ja tive relatos, inclusive de professores que estudaram lá e recomendam fortemente, o problema nesse caso é o preço, não terei condição alguma de pagar as mensalidades, embora eu acredite ser um dinheiro bem investido.

FIT - IMPACTA (Especialização)
Preço: 18x R$ 909,72
Não consegui avaliar se a grade é boa. Sei que tem um nome forte no município de São Paulo mas não sei quanto ao resto do país, além disso, nunca tive feedback direto de quem estudou lá.

Um amigo me deu a sugestão de não fazer uma pós no ano que vem e me dedicar a certificações, tirar ao menos duas (SCPJ e SCWCD), e talvez uma terceira, daí sim em 2015 eu tente entrar em uma pós.
Para o mercado de trabalho, eu acredito ser tão bom quanto, porém perderei pontos para ser professor. Uma outra opção seria procurar um mestrado acadêmico mesmo, porém eu perderia pontos no mercado de trabalho =(

Minha cabeça ta tão quente com esse assunto que acho que nem consegui organizar direito meu texto hahaha. Alguém consegue me dar alguma luz?

[]s

Cara, eu estou esperando pra ver como vai ser essa pós graduação da PUC, estou interessado nela também.

Um dos maiores pontos positivos pra mim, é que pelo que eu ouvi, a PUC é bem cotada até no exterior. Então tem um valor maior, caso queira trabalhar fora um dia.

[quote=Bruno M Gasparotto]Boa tarde galera!

No final do ano concluirei a graduação em Ciência da Computação, então já estou procurando uma pós, seja especialização (lato sensu) ou mestrado profissional (como o do IPT), então, após dias de pesquisa resolvi correr pra cá pq estou meio perdido :S
O meu primeiro objetivo é reconhecimento no mercado e o segundo é dar aulas em faculdade.

Das que olhei até agora vou citar o preço (pois é improvável achar especialização de graça e pra mim isso faz diferença) e os pontos que estão me impedindo de me preparar para a inscrição.

UNICAMP - Campinas (Extensão Universitária)
Preço: 12 x R$688,00 (cabe no bolso)
Tem Engenharia do Software porém é extensão universitária, ou seja, nem chega a ser lato sensu, lendo umas postagens do próprio GUJ vi que isso pode fazer diferença um dia, pois para alguns cargos é requisito uma graduação desse nível, e em universidades talvez eu nem consiga dar aula.

PUC-SP (Especialização)
Preço: Não souberam me informar pois ainda não possuem os valores para 2014, apenas a partir de Novembro.
Pesquisando eu percebi que a PUC tem um nome forte no sul e sudeste do país, além do estado de Minas Gerais, porém li uns relatos neste tópico de pessoas que não recomendaram estudar lá, além de ter amigos que passaram por problemas parecidos, mesmo em outros cursos na mesma época, portanto, fiquei com dúvidas se realmente vale a pena estudar lá.

IPT (Mestrado Profissional)
Preço: 28x R$ 1.400,00
Achei a grade excelente e ao menos em São Paulo é super renomada, ja tive relatos, inclusive de professores que estudaram lá e recomendam fortemente, o problema nesse caso é o preço, não terei condição alguma de pagar as mensalidades, embora eu acredite ser um dinheiro bem investido.

FIT - IMPACTA (Especialização)
Preço: 18x R$ 909,72
Não consegui avaliar se a grade é boa. Sei que tem um nome forte no município de São Paulo mas não sei quanto ao resto do país, além disso, nunca tive feedback direto de quem estudou lá.

Um amigo me deu a sugestão de não fazer uma pós no ano que vem e me dedicar a certificações, tirar ao menos duas (SCPJ e SCWCD), e talvez uma terceira, daí sim em 2015 eu tente entrar em uma pós.
Para o mercado de trabalho, eu acredito ser tão bom quanto, porém perderei pontos para ser professor. Uma outra opção seria procurar um mestrado acadêmico mesmo, porém eu perderia pontos no mercado de trabalho =(

Minha cabeça ta tão quente com esse assunto que acho que nem consegui organizar direito meu texto hahaha. Alguém consegue me dar alguma luz?

[]s[/quote]

Não creio que curso de extensão seja merecedor de um custo como este da UNICAMP, embora eu tenha feito um de extensão na USP, todavia por um valor extremamente barato…

Sou amante da PUC, mesmo não tendo estudado lá, ela me atrai e muito… Embora acredite q fazer pós-graduação técnica na nossa área como o caso de engenharia de software talvez não seja tão proveitoso, digo isso pois a maioria das disciplinas contidas na grade pelo menos eu já vi na prática.

[quote=Rodrigo Sasaki]Cara, eu estou esperando pra ver como vai ser essa pós graduação da PUC, estou interessado nela também.

Um dos maiores pontos positivos pra mim, é que pelo que eu ouvi, a PUC é bem cotada até no exterior. Então tem um valor maior, caso queira trabalhar fora um dia.[/quote]

Mesmo sendo amante da PUC não creio que chegue neste nível (talvez vc queira dizer países da américa latina?!)… Por favor, poderia citar sua fonte?

Irei fazer a extensão da Unicamp também no ano que vêm, e depois minha intenção é cursar este mestrado do IPT. A extensão da Unicamp tem o mesmo número de horas do que a da PUC e eu já pesquisei os preços pois tive um professor na faculdade que da aula neste curso da Puc e na Unicamp é mais barato, e o corpo docente é fera.

Outro ponto que você deve pesquisar é que com esse mestrado profissional do IPT se não me engano você não pode dar aula.

É perfeitamente possível você tirar certificações enquanto estuda uma pós, ou faculdade, ou qualquer outra coisa… O máximo que pode acontecer é demorar uns 2, ou 3 meses a mais do que se não estivesse cursando.

Abs,

Olá.
A unicamp tem gratuita pós?

Nossa galera mil desculpas! Não sei pq mas acabei não recebendo e-mail do GUJ informando novas respostas, e como começou a ser respondido no outro dia, fiquei até hoje imaginando que ninguém tinha visto o tópico =( =( =(

Vamos lá!

[quote=Rodrigo Sasaki]Cara, eu estou esperando pra ver como vai ser essa pós graduação da PUC, estou interessado nela também.

Um dos maiores pontos positivos pra mim, é que pelo que eu ouvi, a PUC é bem cotada até no exterior. Então tem um valor maior, caso queira trabalhar fora um dia.[/quote]
Pelo que eu pude perceber o nome da PUC é bem forte mesmo, mas você tem alguma referência sobre esse reconhecimento no exterior Rodrigo?

[quote=andredecotia]Não creio que curso de extensão seja merecedor de um custo como este da UNICAMP, embora eu tenha feito um de extensão na USP, todavia por um valor extremamente barato…

Sou amante da PUC, mesmo não tendo estudado lá, ela me atrai e muito… Embora acredite q fazer pós-graduação técnica na nossa área como o caso de engenharia de software talvez não seja tão proveitoso, digo isso pois a maioria das disciplinas contidas na grade pelo menos eu já vi na prática.[/quote]

Quanto a UNICAMP, independentemente do preço, pra mim o maior problema e não ser reconhecido como lato sensu, ou seja, apenas uma extensão universitária mesmo.

Em relação ao curso, com exceção do IPT e PUC, parte das disciplinas eu já vi algo parecido ainda na graduação, mesmo que de forma não tão abrangente.

Acho que o mestrado é gratuíto: http://www.prpg.unicamp.br/curso_stricto.phtml

[quote=Bruno M Gasparotto]Nossa galera mil desculpas! Não sei pq mas acabei não recebendo e-mail do GUJ informando novas respostas, e como começou a ser respondido no outro dia, fiquei até hoje imaginando que ninguém tinha visto o tópico =( =( =(

Vamos lá!

Pelo que eu pude perceber o nome da PUC é bem forte mesmo, mas você tem alguma referência sobre esse reconhecimento no exterior Rodrigo?

[quote=andredecotia]Não creio que curso de extensão seja merecedor de um custo como este da UNICAMP, embora eu tenha feito um de extensão na USP, todavia por um valor extremamente barato…

Sou amante da PUC, mesmo não tendo estudado lá, ela me atrai e muito… Embora acredite q fazer pós-graduação técnica na nossa área como o caso de engenharia de software talvez não seja tão proveitoso, digo isso pois a maioria das disciplinas contidas na grade pelo menos eu já vi na prática.[/quote]

Quanto a UNICAMP, independentemente do preço, pra mim o maior problema e não ser reconhecido como lato sensu, ou seja, apenas uma extensão universitária mesmo.

Em relação ao curso, com exceção do IPT e PUC, parte das disciplinas eu já vi algo parecido ainda na graduação, mesmo que de forma não tão abrangente.

Acho que o mestrado é gratuíto: http://www.prpg.unicamp.br/curso_stricto.phtml
[/quote]
Cara como funciona essa pós da unicamp? tem que fazer algum vestibular ou prova pra entrar? quais os dias das aulas?

Kazdum, o Instituto de Computação da Unicamp possui o programa de pós-graduação stricto-sensu, o Mestrado convencional. Ele exige dedicação exclusive durante o curso. Para entrar, é necessário possuir um bom histórico de graduação em uma universidade de ponta, ter feito o POSCOMP e se inscrever. Experiência profissional relevante e publicações científicas contam muito também.
Tem também o programa de pós graduação latu, em Engenharia de Software. Esse é pago e não é necessário fazer o POSCOMP. As aulas são aos sábados e não é necessária dedicação exclusiva.

[quote=Vina][quote=Kazdum]
Cara como funciona essa pós da unicamp? tem que fazer algum vestibular ou prova pra entrar? quais os dias das aulas?
[/quote]
Kazdum, o Instituto de Computação da Unicamp possui o programa de pós-graduação stricto-sensu, o Mestrado convencional. Ele exige dedicação exclusive durante o curso. Para entrar, é necessário possuir um bom histórico de graduação em uma universidade de ponta, ter feito o POSCOMP e se inscrever. Experiência profissional relevante e publicações científicas contam muito também.
Tem também o programa de pós graduação latu, em Engenharia de Software. Esse é pago e não é necessário fazer o POSCOMP. As aulas são aos sábados e não é necessária dedicação exclusiva.[/quote]
Sim to falando dessa pos graduação latu, minha faculdade é bem fraquinha, mas estudei muito por fora entrei no site deles e vi que eu ja ate li alguns livros que eles usam na bibliografia, mas nao acchei os criterios para aprovação

Kazdum, os critérios para a pós em Engenharia de Software são bem mais brandos. Dá uma ligada lá para saber mais sobre o curso.

[quote=Vina][quote=Kazdum]
[/quote]
Tem também o programa de pós graduação latu, em Engenharia de Software. Esse é pago e não é necessário fazer o POSCOMP. As aulas são aos sábados e não é necessária dedicação exclusiva.[/quote]

A pós da Unicamp em Engenharia de Software não é lato sensu não.

Bruno, decidiu o que vai fazer? To na mesma dúvida e com o boleto de matrícula da PUC na mão, rs…

A pós da Unicamp em Engenharia de Software não é lato sensu não.

é sim.

[quote=matheuscs]A pós da Unicamp em Engenharia de Software não é lato sensu não.

Veja o link:

http://www.ic.unicamp.br/node/242

[quote=FAQ - Resposta a Perguntas Freqüentes]Cursar disciplinas como aluno especial equivale a fazer um curso de pós-graduação latu senso?

Não. Nenhum conjunto de disciplinas cursadas como aluno especial leva a certificado algum de curso de pós-graduação latu senso.

O Programa de Pós-Graduação do IC-UNICAMP não inclui nenhum curso latu senso, nem de aperfeiçoamento, nem de especialização.[/quote]

[quote=matheuscs][quote=matheuscs]A pós da Unicamp em Engenharia de Software não é lato sensu não.

Veja o link:

http://www.ic.unicamp.br/node/242

[quote=FAQ - Resposta a Perguntas Freqüentes]Cursar disciplinas como aluno especial equivale a fazer um curso de pós-graduação latu senso?

Não. Nenhum conjunto de disciplinas cursadas como aluno especial leva a certificado algum de curso de pós-graduação latu senso.

O Programa de Pós-Graduação do IC-UNICAMP não inclui nenhum curso latu senso, nem de aperfeiçoamento, nem de especialização.[/quote][/quote]
Você está confundindo alhos com bugalhos. O texto se refere à matricula nas matérias do programa de pós-graduação Stricto Senso, ou seja, do Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Instituto de Computação da Unicamp.

O curso de Engenharia de Software é oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp e é qualificado como Extensão Universitária, ou seja, Lato Senso.

[quote=Vina]
Você está confundindo alhos com bugalhos. O texto se refere à matricula nas matérias do programa de pós-graduação Stricto Senso, ou seja, do Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Instituto de Computação da Unicamp.

O curso de Engenharia de Software é oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp e é qualificado como Extensão Universitária, ou seja, Lato Senso.[/quote]

Sinceramente não consigo entender. O site da Extensão não é esse: http://www.ic.unicamp.br/extensao ?

Esse daí não é Stricto Senso, certeza. E ele está na parte do IC (Instituo de computação). Não vejo em nenhum lugar dizendo que é Latu Senso. A uníca informação que eu vi foi naquele link anterior que eu passei dizendo que o IC não possui nenhum Latu Senso.

Você poderia me confirmar com algum link que comprove tal informação?

Logo, se o objetivo é ter uma pós-graduação, o curso de Engenharia de Software está fora de cogitação. Mas se uma Extensão for o que interessa, esse é um bom curso.