Pós graduação de Engenharia

Pessoal,

Estou interessado em fazer uma mba de engenharia de software e preciso de uma ajuda para escolher a instituição, estou dividido entre a fiap e a ibta, no caso tenho um terceira opção, que é a metrocamp (sendo que esta é a opção mais em conta, pois sou de campinas), no entanto, não gostei muito da ementa do curso.

Gostaria da opiniões de vocês.

Evandro

[quote=evandro_araujo]Pessoal,

Estou interessado em fazer uma mba de engenharia de software e preciso de uma ajuda para escolher a instituição, estou dividido entre a fiap e a ibta, no caso tenho um terceira opção, que é a metrocamp (sendo que esta é a opção mais em conta, pois sou de campinas), no entanto, não gostei muito da ementa do curso.

Gostaria da opiniões de vocês.

Evandro
[/quote]

Evandro, sou um tanto cético quando se fala em MBA. Essa sigla foi adotada como “moda” por muitas instituições, sem que tenham uma verdadeira qualidade de ensino e a valorização que o profissional espera receber depois da mesma. Isso tem sindo amplamente discutido, basta realizar algumas buscas. Cursos que chegam a custar mais de 100 mil dólares por ano para que o profissional não consegue passar da casa dos 10 mil dólares/mês (isso, se chegar a esse valor).

O motivo é justamente o fato de muitos cursos terem aderido a essa sigla sem oferecer uma qualidade verdadeiramente reconhecida e isso vale para qualquer área. Minha dica é que pesquise a fundo todas as instituições que citou e outras que ofereçam um curso de MBA em engenharia de software. Para ser bem sincero, vejo isso como “inútil”. Veja, MBA é Master of Business Administration, fica estranho para uma engenharia de software, não ?

Penso que vale a mais a pena buscar um curso de especialização ou ir direto para um curso de mestrado.
Já analisou esse tipo de possibilidade ? Por fim, tens atuado fortemente na área para valer o investimento em um curso desses ou a “esperança” é ter um upgrade em sua carreira após o curso ?

Abraços.

evandro_araujo aproveitando o seu tópico.

Eu também tenho interesse de fazer o MBA de Engenharia de Software, especialmente na FIAP, mas ainda tenho algumas dúvidas.

• Existe o retorno do investimento ? Qual prazo médio?
  • O mercado realmente valoriza esse curso ?
  • Não seria melhor focar em certificações ?

Todas as opiniões são bem vindas, porém se alguém que cursa ou já cursou seria de grande valia pra quem esta com esta dúvida.

Valeu galera!

[quote]evandro_araujo aproveitando o seu tópico.

Eu também tenho interesse de fazer o MBA de Engenharia de Software, especialmente na FIAP, mas ainda tenho algumas dúvidas.

Todas as opiniões são bem vindas, porém se alguém que cursa ou já cursou seria de grande valia pra quem esta com esta dúvida.

Valeu galera!
[/quote]

R: O retorno é intelectual, aprendi muita coisa nova quando fiz eng. de soft. na PUCPR, sobre retorno financeiro, acho que isso só vai fazer diferença se a empresa em que trabalha possui alguma política para isso.
    R: Não valoriza (como qualquer outro curso de IT), mas isso você já deve ter percebido quando fez sua graduação.
    R: Acho que isso vai do que você busca profissional/pessoalmente, é muito relativo. Minha sugestão, foque em um segundo, terceiro idioma.

[quote=joaoprp]evandro_araujo aproveitando o seu tópico.

Valeu galera!

[/quote]

João, já expressei minha opinião acima, portanto, não irei me estender.
Mas quero falar só sobre “retorno do investimento”. Se fizer um curso Java, o “melhor do mundo”, mas for relapso no trabalho, for indisciplinado e/ou algo do tipo, o curso não serviu para absolutamente nada. Portanto, no fundo, o certificado é só um papel, é na prática que tu vai mostrar que aquele certificado realmente tem valor e que você é um profissional diferenciado.

Sobre o retorno, aí é de ponto de vista, você pode falar que aumentar teu salário em 10% é um bom retorno, outro pode falar que após um curso desses tem de aumentar em 40%. Mas vale lembrar que retorno, no meu ponto de vista, engloba vários fatores, além do salário, como oportunidades, carreira e etc.

Deve ser bem caro, mas acho que compensa viu. A maioria das grandes empresas são lideradas por MBAs.

Eu não acho inútil um MBA em Engenharia de Software, mba também é um curso de especialização voltado a formação profissional, uma pós latu sensu… Acho válido fazer um curso de especialização seja MBA ou qualquer outro antes de meter as caras num mestrado. As 3 instituições são boas na minha opinião, conclui minha graduação no ibta porém se fosse para escolher umas das 3 eu faria essa pós na FIAP se fosse viável a locomoção de Campinas a SP e tudo mais.

Abs,

Obrigado pelas dica galera,

A questão do domínio de outros idiomas antes de uma Pós ou MBA é bem valido tbm.

Bom, se mais alguém tiver opiniões a expressar seria ótimo.

Abrc

A unicamp possui uma pós em engenharia de software, é meio salgado, uns 7 mil reais

Não seria válido estudar os dois(Pós e inglês) em paralelo?