Pós Graduação - Desenvolvimento Java x Engenharia de Software baseada em Java para Web

Salve pessoal,

estou interessado em iniciar minha pós em java e tenho essas duas opções disponiveis.
Pesquisei no fórum e não achei tópico semelhante para ajudar em minha decisão. Então gostaria da ajuda dos integrantes do fórum para avaliar qual seria a melhor opção, se as duas são iguais ou nenhuma das duas é válida.

Desenvolvimento Java

Disciplinas

CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS - 18 h
DISPOSITIVOS MÓVEIS - 36 h
FRAMEWORKS - 42 h
GERÊNCIA DE PROJETOS DE EQUIPES - 18 h
LINGUAGEM SQL - 24 h
METODOLOGIA DA PESQUISA - 18 h
MODELAGEM ORIENTADA A OBJETOS - 24 h
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - 48 h
REDAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS - 18 h
REDES DE COMPUTADORES - 18 h
SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO - 18 h
SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS - 18 h
SISTEMAS PARA WEB E COMPONENTES JEE - 42 h
TÓPICOS ESPECIAIS EM DESENVOLVIMENTO JAVA - 24 h
WEB DESIGN - 24 h

Total de Horas: 390 h

Engenharia de Software baseada em Java para Web

Disciplinas

ANÁLISE E PROJETOS ORIENTADOS A OBJETOS COM UML - 48 h
CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS - 18 h
ENGENHARIA DE SOFTWARE - 24 h
GERÊNCIA DE PROJETOS - 30 h
GERÊNCIA DE RISCOS EM T.I. - 24 h
GOVERNANÇA DE T.I. - 24 h
METODOLOGIA DA PESQUISA - 18 h
PROGRAMAÇÃO OO - 36 h
PROGRAMAÇÃO 00 PARA WEB - 42 h
QUALIDADE DE PROCESSO E DE PRODUTO DE SOFTWARE - 24 h
REDAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS - 18 h
REDES DE COMPUTADORES - 18 h
SISTEMAS DE BANCO DE DADOS - 18 h
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE - 24 h
VERIFICAÇÃO, VALIDAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE - 24 h

Total de Horas: 390 h

[]s

CARA!!!
eu vo acabar a faculdade semestre que vem
e eu estava pensando em fazer Engenharia de Software !!!
Porque eu sei da minha deficiencia no que se diz respeito a Analise…kk

Eu aconselharia você a evitar pós graduações focadas em uma tecnologia específica (Java, no caso). Veja bem: você provavelmente é novo (menos de 30 anos), e sua carreira ainda irá durar pelo menos mais uns vinte anos, a menos que você acerte na mega sena.
Quando você baseia suas certificações em uma tecnologia específica, à medida que essa tecnologia torna-se obsoleta e/ou cai em desuso (e isso fatalmente acontecerá com o Java), suas certificações vão perdendo seu valor.

Eu aconselho vc fazer algo mais abstrato fungindo de tecnologias como java, .Net ou algo parecido… faça algo mais abstrato que não foque em nenhuma linguagem…
pois se amanha o mercado estiver enfestado com outro tipo de tecnologia como .Net ou Ruby por exemplo sua pós por ser focada em java pouco valera… faça algo mais abstrato como uma pos em engenharia de software (não focada a nenhuma tecnologia) ou banco de dados por exemplo…

Primeiramente, qual é a instituição e quais os horários dos cursos.

Discordo do pango (mas não totalmente). Embora java sem dúvida um dia morrerá, ele ainda vai viver por bastante tempo. E quando morrer, certamente será substituído por linguagens que trazem vários conceitos vindos deste.
Além disso, boa parte da ementa não é focada só em java e ainda sobreviverá muito tempo após a morte deste, como por exemplo as disciplinas de METODOLOGIA DA PESQUISA, MODELAGEM ORIENTADA A OBJETOS, PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS, SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO e SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS.
A única disciplina que vejo que tem vida relativamente curta é FRAMEWORKS.

Há várias disciplinas em comum entre os dois cursos, mas o de java é mais voltado ao desenvolvimento, enquanto que o de engenharia de software é mais voltado a analistas de sistemas.

Porém, este de java é meio superficial, não parece ir muito a fundo. Não vejo nada relativo a Threads, RMI, webservices, Swing, EJB ou coisas bem hardcore do java. Na verdade é um curso de desenvolvimento de sistemas de informações web usando linguagem java.

Seguindo a mesma linha de raciocínio das outras respostas, eu penso um pouco diferente.

IMHO para que fazer uma pós específica em java se você pode aprender sozinho? O que será ensinado nessa pós você pode ler, estudar, pesquisar, procurar em fóruns sem a ajuda de um professor.
Nesse caso, eu acho que é melhor investir em certificações do que uma pós específica…

O que eu acho legal é que você procure pós-graduações mais generalizadas como por exemplo Engenharia de software, Banco de dados ou segurança… aí é com você decidir com qual área você se identifica mais…

Espero ter ajudado…

[quote=victorwss]Primeiramente, qual é a instituição e quais os horários dos cursos.

Discordo do pango (mas não totalmente). Embora java sem dúvida um dia morrerá, ele ainda vai viver por bastante tempo. E quando morrer, certamente será substituído por linguagens que trazem vários conceitos vindos deste.
Além disso, boa parte da ementa não é focada só em java e ainda sobreviverá muito tempo após a morte deste, como por exemplo as disciplinas de METODOLOGIA DA PESQUISA, MODELAGEM ORIENTADA A OBJETOS, PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS, SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO e SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS.
A única disciplina que vejo que tem vida relativamente curta é FRAMEWORKS.

Há várias disciplinas em comum entre os dois cursos, mas o de java é mais voltado ao desenvolvimento, enquanto que o de engenharia de software é mais voltado a analistas de sistemas.

Porém, este de java é meio superficial, não parece ir muito a fundo. Não vejo nada relativo a Threads, RMI, webservices, Swing, EJB ou coisas bem hardcore do java. Na verdade é um curso de desenvolvimento de sistemas de informações web usando linguagem java.[/quote]

victorwss,

Entendi seu raciocínio, mas veja bem: como você próprio citou, não há, nas ementas dos cursos, nada muito “hardcore” do Java. E os conceitos que poderiam ser aproveitados em novas linguagens seriam, na minha opinião, justamente este “hardcore”.

<EDITADO>
A faculdade pela qual me formei tem várias pós neste estilo, e sei por experiência própria, que estes cursos normalmente se limitam a ensinar a utilizar a linguagem, sem procurar desenvolver a capacidade de raciocínio dos alunos. Em outras palavras, formam code monkeys pós-graduados. :wink:
</EDITADO>

[quote=victorwss]Primeiramente, qual é a instituição e quais os horários dos cursos.

Porém, este de java é meio superficial, não parece ir muito a fundo. Não vejo nada relativo a Threads, RMI, webservices, Swing, EJB ou coisas bem hardcore do java. Na verdade é um curso de desenvolvimento de sistemas de informações web usando linguagem java.[/quote]

A instituição é a Universidade de Estácio de Sá, onde me formei bacharel em análise de sistemas (atual Sistema de Informação). A pós tem duração de 17 meses, com aulas somente aos sábados de 8 as 14h e por ser ex-aluno a pós vai me custar R$ 280,00.

Gosto muito de java, mas ainda sou muito iniciante e sem experiência de mercado nesta área. Estou lendo alguns livros (Deitell) e apostilas e pretendo tirar meu certificado java no inicio do ano que vem.

Pretendo em 2009 dar uma boa alavancada em java e tentar entrar neste mercado, por isso considerei a possibilidade desta pós em paralelo seria uma boa idéia.

[]s

[quote=pango]
A faculdade pela qual me formei tem várias pós neste estilo, e sei por experiência própria, que estes cursos normalmente se limitam a ensinar a utilizar a linguagem, sem procurar desenvolver a capacidade de raciocínio dos alunos. Em outras palavras, formam code monkeys pós-graduados.[/quote]

Não tenho mais informações sobre a pós e concordo quando diz que a ementa parece ser superficial. Não conheço bons cursos de java aqui no RJ, mas já vi vários extremamente caros.

A pós tem aulas somente aos sábados, de 8h as 14h, com um custo de R$ 280,00.

Não valeria nem mesmo para ganhar algum tipo de experiência/conhecimento?
Seria total perda de tempo essa pós e o melhor mesmo seria investir em mais livros e continuar estudando em casa?

[]s