Pós Graduação/Especializacao Curitiba

7 respostas
renanpto

Bom Dia a todos,
No inicio de 2009 pretendo iniciar um pós graduação/especializacao focada mais na area técnica (novas tecnologias, linguagens, desenvolvimento nervoso, rs) . Estive dando uma pesquisada na PUC, Unicemp, UTFPR, e a que mais me interessou foi um curso da Unicemp, “Desenvolvimento de Jogos para Computadores”, ainda nao esta disponivel os detalhes do curso mas parece ser legal.

Gostaria de saber a opinião/dicas de quem fez, está fazendo ou que conhece os cursos oferecidos aqui em Curitiba.

Algumas faculdades oferecem especializacao especificamente para a linguagem java, mas acho que nao vale a pena, compensa mais investir em certificações…

Ou será que o mais indicado é fazer alguma coisa em gestão ?

value :lol: .

7 Respostas

ViniGodoy

Olá.

A pós graduação é excelente. Conta com professores que trabalham ou atuam na área de games, como o Cassiano Canhetti (game designer da Hoplon), ou o Vrubel, desenvolvedor da Continuum. Eu cursei e recomendo.

O preço também é legal, o ritmo é muito interessate (um dia todo de aula, a cada 15 dias). Também achei legal porque é uma pós onde você trabalha muito, nada de pós “matada” que você faz só para pegar o diploma.

Você vê muito de C++, também estuda um pouco de IA, matemática e outras matérias que não são aplicáveis somente a jogos. Fora que conhece muita gente legal, estuda a fundo os games e conhece mais a respeito dessa industria.

Com empresas como a Ubisoft se instalando no Brasil, acho que é uma ótima oportunidade. Se você conhece as Faculdades Positivo (não mais Unicenp), sabe que a infra-estrutura deles também é excelente. Eles tem um ótimo campi, com uma biblioteca excelente e bons laboratórios.

Outra vantagem, ao meu ver, é que você provavelmente não viu 90% do conteúdo programático já na sua faculdade. Praticamente 100% será novidade. Diferentemente do que acontece se você quiser arriscar uma pós em Java na UTFPR, por exemplo…

H

E ae renanpto…

Então… eu também estou nesse barco… e ano que vem quero iniciar uma pós.
Só que a que eu estou vendo a de Engenharia de software da PUC… andei lendo mais informações e achei bem interessante…

Fica aí a dica…

Abraço

renanpto

haamilton:
E ae renanpto…

Então… eu também estou nesse barco… e ano que vem quero iniciar uma pós.
Só que a que eu estou vendo a de Engenharia de software da PUC… andei lendo mais informações e achei bem interessante…

Fica aí a dica…

Abraço

Fala Hamilton, estive lendo sobre este curso na PUC, mas acho que pra mim vai ser muito teórico… Quero alguma coisa mais na pratica, mais tecnologia, pelo que o ViniGodoy comentou parecer ser bem legal… Vou esperar eles divulgeram mais detalhes sobre o curso, e talvez faça esse mesmo.
value. :lol:

renanpto

ViniGodoy:
Olá.

A pós graduação é excelente. …

Parece ser bem legal, eles oferecem alguma disciplina para o desenvolvimento para dispostivos móveis ?

ViniGodoy

Que detalhes você quer saber?

renanpto

Se o curso oferece disciplinas para desenvolvimento de jogos/sistemas para celulares, pdas, etc. Ou se é focado somente para jogos para computadores ? ( :lol: bah se o proprio nome do curso ja diz…) Pq tbm gostaria de conhecer mais sobre o desenvolvimento para disp. móveis, e se a pos pudesse me oferecer isso.

ViniGodoy

renanpto:
Se o curso oferece disciplinas para desenvolvimento de jogos/sistemas para celulares, pdas, etc. Ou se é focado somente para jogos para computadores ? ( :lol: bah se o proprio nome do curso ja diz…) Pq tbm gostaria de conhecer mais sobre o desenvolvimento para disp. móveis, e se a pos pudesse me oferecer isso.

O curso oferece uma única cadeira em jogos de dispositivos móveis. Apesar de ser superficial, a bagagem sobre jogos em geral que você terá antes da cadeira ajuda muito. Mas o enfoque do curso é mesmo o jogo hardcore, tanto para computadores, quanto para video-games.

Não existe nenhuma disciplina especifica para programação em plataformas de video-game, até porque é proibido pelas fabricantes. Entretanto, as tecnologias vistas são as mesmas usadas nos games hardcore da atualidade.

As matérias do curso (que me lembro) são:

Programação de Jogos em C++: Programação em C++ com o uso de SDL;

Matemática: Vetores, Matrizes, Curvas de Bezieré

Inteligência Artificial: Steering Behaviors, Árvores de decisão, path finding

Game Design 1: Conceito de game design, teoria geral do game design, tipos de jogos

Computação gráfica 1: OpenGL, conceitos de um pipeline 3D, SkyBox, arquivos MD2

Computação gráfica 2: DirectX, multi-textura, transformação de modelos, modelos esqueletais, otimizações

Programação para celulares: JavaME, MIDP

Gerência de projetos: Conceitos do PM e de desenvolvimento ágil;

Arquitetura de engines: Organização de uma engine, engines de mercado, técnicas de construção de frameworks;

Redes: Sockets, UDP, TCP, DirectPlay, Técnicas de rede (Hole punching, servidores de jogos, otimizações, etc);

Game Design 2: Aberto ao tema game design 2, ou a palestras externas.
Criado 5 de novembro de 2008
Ultima resposta 5 de nov. de 2008
Respostas 7
Participantes 3