Pós Graduação ou Certificações

39 respostas
joaosouza

Olá pessoal do forum, blz…

Estou com uma dúvida em relação ao que fazer em relação ao assunto do tópico…

Sou desenvolvedor java e pretendo fazer pós graduação em Engenharia de Software, mas ainda não possuo nenuma certificação da linguagem java…

Se possível gostaria de saber o que seria mais importante para o fururo de minha carreira, estudar para as certificações ou já ingressar no curso de pós graduação ???

Muito Obrigado a todos…

39 Respostas

Marcio_Duran

Nenhuma das duas.

T

Acho que as opções não são excludentes, tranquilamente voce pode entrar numa pós graduação e isso é bom para mercado de trabalho, como também estudar e tirar as certificações que voce achar pertinente. O segredo é não para de estudar, bons estudos.

Marcio_Duran

São puramente excludentes : )

T

O que irá impedir de fazer uma pós graduação e tirar certificações ? certamente, nada.

Gabriel_Bachtold

Acho que você deve investir nos dois. Você so precisa definir o que é mais importante pra você agora.

Marcio_Duran

Sim, realmente nada, eu só não disponho pra tanto atraso sabendo que tenho todos os recursos já perto de mim.

O

Marcio, o que você sugere então?

Marcio_Duran

Jogar o Jogo, existe uma diversidade de informações e você precisa filtra , existem profissionais que mostram o caminho e outros que lhe desvirtua, no momento é necessário procurar inteligencia nesse ciclo de pessoas e extrair o maximo de informações, pensar em algo futuro não é estar aqui presente e conceitos mudam que nem o tempo, pos-graduação ou certificação é totalmente averso do que o mercado quer de você.O mercado quer soluções imediatas e pontuais com as tecnologias mais recentes, eu sugiro o GOOGLE e a leitura do texto do Martin Folwer, is design dead.

T

Jogar o Jogo, existe uma diversidade de informações e você precisa filtra , existem profissionais que mostram o caminho e outros que lhe desvirtua, no momento é necessário procurar inteligencia nesse ciclo de pessoas e extrair o maximo de informações, pensar em algo futuro não é estar aqui presente e conceitos mudam que nem o tempo, pos-graduação ou certificação é totalmente averso do que o mercado quer de você.O mercado quer soluções imediatas e pontuais com as tecnologias mais recentes, eu sugiro o GOOGLE e a leitura do texto do Martin Folwer, is design dead.

Entendo seu ponto de vista, porém acho extremamente radical por diversos motivos…

• Pelo o que o “joaosouza” mencionou, talvez ele não tenha tanta experiência e está querendo direcionar os estudos dele, e vc orienta ele sair pesquisando por ai e escultando outros profissionais por ai. Ai é fogo né, ta querendo deixar o rapaz perdido.

• Quem disse que uma pós graduação não ajuda no mercado de trabalho ?? é exatamente ao contrario, é um conhecimento mais especifico e é valorizado no mercado de trabalho, como tambem ajuda se ele quiser seguir carreira academica.

• Certificação não ajuda no mercado de trabalho ?? sem comenterios né… certificação não aprova que voce sabe programar, mas pelo menos confirma que conhece um pouco da liguagem.

• O mercado quer o seu problema resolvido da melhor maneira possivel. Esse lance de o cara ficar maluco testando tudo que é liguagem e framework é bom e ruim, no final das contas não se aprofundou em nada, o melhor é saber bem uma liguagem e depois va aprendendo outras e tendo a liguagem que vc mais sabe como referencia de comparação.

Por último, estudar em grupo é muito mais proveitoso que estudar sozinho, mas um ponto para Pós graduação.

ebortolatto

Olha, eu sou pós-graudando, e posso dizer que só de você conviver e trocar experiências profissionais com outras pessoas já te faz crescer um monte. É super válido sim fazer uma pós, e a certificação também. Eu também estou estudando para a certificação, e acho que isso vai sim fazer um diferencial no meu currículo. Como disse um amigo ali, ninguém faz nada sozinho :slight_smile:

dm_thiago

Como já disseram antes, faça os dois. Gerentes adoram certificações, e é possível estudar pra elas enquanto faz sua pós. Ambos vão ser bons para você e para o seu currículo.

Marcio_Duran

torquato:

Entendo seu ponto de vista, porém acho extremamente radical por diversos motivos…

• Pelo o que o “joaosouza” mencionou, talvez ele não tenha tanta experiência e está querendo direcionar os estudos dele, e vc orienta ele sair pesquisando por ai e escultando outros profissionais por ai. Ai é fogo né, ta querendo deixar o rapaz perdido.

Pior ainda se for atrás de pos-graduação e muito pior ainda Certificação de Players

• Quem disse que uma pós graduação não ajuda no mercado de trabalho ?? é exatamente ao contrario, é um conhecimento mais especifico e é valorizado no mercado de trabalho, como tambem ajuda se ele quiser seguir carreira academica.

Até a graduação concordo , o resto já não pertence ao mercado é como você disse para o Mundo Academico.

• Certificação não ajuda no mercado de trabalho ?? sem comenterios né… certificação não aprova que voce sabe programar, mas pelo menos confirma que conhece um pouco da liguagem.

As certificações que dou valor são de Palestras e Certificação de Centros de Treinamento conceituado, no caso GlobalCode tive um excelente instrutor, talvez faça um curso na Caelum de Arquitetura ainda não me decidi.

• O mercado quer o seu problema resolvido da melhor maneira possivel. Esse lance de o cara ficar maluco testando tudo que é liguagem e framework é bom e ruim, no final das contas não se aprofundou em nada, o melhor é saber bem uma liguagem e depois va aprendendo outras e tendo a liguagem que vc mais sabe como referencia de comparação.

Não disse que ele tem que ser um eterno tester, mas o Design esta Morto, ao menos segundo Martin Folwer.Basta ser atualizado e já faz bem sua parte.

Por último, estudar em grupo é muito mais proveitoso que estudar sozinho, mas um ponto para Pós graduação.

Frequento o Forum a 1 ano e acho bem proveitoso.
Ir em palestras e fazer networking também é super valido, e fazer um curso de Inglês melhor ainda, e cair na real o seu mundo é o que acontece agora.

“Pos-graduação e Certificação, são meramente excludentes”

Felagund

@Marcio

Discordo das suas opniões, Se para você elas são excludentes, não é pra todos vista da mesma maneira, não leve como regra a sua forma de pensar.
Em muitos lugares eles nem sabem quem é GlobalCode ou a Caelum (Sim ainda existem empresas assim), e você se contradisse, quando la em cima citou o google, e nesse segundo post citou a GlobalCode, um curso em algumas dessas empresas, pode ser encarado como uma certificação, você estudou, se empenhou e se formou.

O que é certo, o que é errado? Varia da visão de cada um.

@Topico

Acabei de terminar minha graduação, e estou pensando agora no momento, melhorar meu inglês, principalmente leitura e escrita, e depois fazer a certificação. Após isso quem sabe faça uma pós, ou um mestrado.

Mais isso vai de cada um, não preciso fazer nenhum desses, gosto de me aperfeiçoar cada dia mais, mas ter algo extra para se empenhar também é interessante.

[]'s

joaosouza

Olá pessoal,

Gostaria de agradeçer a todos pelas respostas e pretendo sim no futuro seguir carreira academica, por isso já estou pensando na pos graduação e posteiror mestrado… E em paralelo a isso não vou deixar de desenvolver como faço hoje…

Vou já sair a procura de uma boa instituição para iniciar a pós e iniciar meus estudos para as certificações…

Muito Obrigado a todos…

Marcio_Duran

Felagund:
@Marcio

Discordo das suas opniões, Se para você elas são excludentes, não é pra todos vista da mesma maneira, não leve como regra a sua forma de pensar.
Em muitos lugares eles nem sabem quem é GlobalCode ou a Caelum (Sim ainda existem empresas assim), e você se contradisse, quando la em cima citou o google, e nesse segundo post citou a GlobalCode, um curso em algumas dessas empresas, pode ser encarado como uma certificação, você estudou, se empenhou e se formou.

Entenda seu mundo é muito diferente desse, o mercado é algo de impacto e tem algo maior ai, não digo que esses centros ou curso sejam o centro do universo mas a inteligencia das coisas vai além ai, ou melhor saber pensar em TI.

Não me tenha como referencia, mas seja livre de pensamento não se deixe rotular e seja mais pratico.

zoren

Acho que os dois são importantes para sua carreira

Muitas empresas ainda levam em consideração o peso do seu curriculo, do que o seu conhecimento

Sem contar o contato com os profissionais, que vai te dar uma grande experiencia

De qual deles escolher depende da sua preferência

O meu curso superior acaba no fim do ano agora, eu pretendo tirar uma certificação antes de ingressar numa pós

Felagund

Marcio Duran:
Felagund:
@Marcio

Entenda seu mundo é muito diferente desse, o mercado é algo de impacto e tem algo maior ai, não digo que esses centros ou curso sejam o centro do universo mas a inteligencia das coisas vai além ai, ou melhor saber pensar em TI.

Não me tenha como referencia, mas seja livre de pensamento não se deixe rotular e seja mais pratico.

Você só enrolou e não disse nada.
Se vc não viu a anotação @Topico, estou me referindo ao que eu penso, sem nenhum mensão do vosso nome ali.

[]'s

Marcio_Duran

Felagund:

Se vc não viu a anotação @Topico, estou me referindo ao que eu penso, sem nenhum mensão do vosso nome ali.

[]'s

Sim, mas não deixa der ser o que estamos aqui abordando, mesmo não me referindo diretamente, fique ao seu livre arbitrio e boa sorte.

Danillo_Moreno

Felagund:

[]'s

Como sempre…

Leozin

João,

Antes de tudo parabéns pela iniciativa, mantendo os estudos e o foco de tirar a certificação irá fazer com que você possa conseguir ótimas opotunidades no futuro e, além do mais, demonstra o tão quanto tu gosta de estudar isso, não irás cansar de aprender e o teu futuro é muito promissor.

Por outro lado, eu sou um cara meio contra a área acadêmica, EU sou um cara hehe não quero dizer que seja ruim, mas o meu perfil não é esse. Já tenho mais de 5 anos de experiência e eu sequer tenho faculdade.

Sobre as certificações, acho que o ideal é tu comprar os livros e tentar desenvolver a tua habilidade própria de “auto-didatismo”. Não quero fazer propaganda contra a Caelum ou Globalcode, whatever, acredito que são ótimas instituições, mas se tu tem tempo livre, acredite, andar com as próprias pernas irá lhe trazer ótimos resultados. Agora, se tu tiver que fazer pós/mestrado e trabalhar, ou seja, caso tenhas pouco tempo livre, o ideal é fazer um curso preparatório para a certificação em alguma instituição como essas indicadas pela comunidade.

Boa sorte na tua carreira.

luistiagos

POS

Nykolas_Lima

na minha opnião esse marcio só quer opnião radical sobre as coisas pra causar “polemica” e ficar enchendo o saco.

é claro q certificação e pós são boas coisas…se voce ficar sua vida inteira estudando em casa sozinho voce nao vai conhecer ninguem, só os seus “amigos virtuais”.

network hj em dia é mt importante, e é mt mais facil arranjar um emprego por indicação do que por qualidade própria.

e qual o ruim de se tirar uma certificação ou uma pós?
conhecimento nunca é de mais, e voce nao vai “desaprender” nada por estar estudando uma coisa nova.

S

Aproveitando o tópico, gostaria de tirar algumas dúvidas.
Estou no primeiro ano de Sistema de Informação, mas acabei passando na FATEC em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
A minha dúvida é se o conteúdo delas são iguais ou complementares?

O que eu pude perceber no curso de Sistema de Informação, é que existe muitas materias sobre projetos, arquitetura, BI e PMI.
Penso que se o curso de ADS for mais focado na parte de programação, um complementaria o outro.
O que voces acham?

Marcio_Duran

Atingi você, não era a minha intenção

E a nova forma de interatividade a distancia, assim como tem cursos e ate faculdade a distancia, tudo virtual.

network hj em dia é mt importante, e é mt mais facil arranjar um emprego por indicação do que por qualidade própria.

Coisas da vida

e qual o ruim de se tirar uma certificação ou uma pós?
conhecimento nunca é de mais, e voce nao vai “desaprender” nada por estar estudando uma coisa nova.

Não disse que não vai acrescentar, mas não vejo o motivo pra algo que considero totalmente excludente

Marcio_Duran

sardinha:
Estou no primeiro ano de Sistema de Informação, mas acabei passando na FATEC em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

Sim, programação ou melhor desenvolvimento e estudo ciência das linguagens de programação

Analista de Negócios (SI)

zoren

sardinha:

O que eu pude perceber no curso de Sistema de Informação, é que existe muitas materias sobre projetos, arquitetura, BI e PMI.
Penso que se o curso de ADS for mais focado na parte de programação, um complementaria o outro.
O que voces acham?

eu faço FATEC, gosto muito, a maior parte dos professores que eu tenho trabalha na área e sempre usam exemplos que eles mesmos viram acontecer ou passaram por eles

não sei qual dos dois é melhor, você pode dar uma olhada na grade do curso e comparar

Eu faço Informática para Gestão de Negócios

joaosouza

E ai pessoal,

Vejo que minha pergunta repercutiu bem, muitas opiniões… :smiley:

Gostaria de agradeçer a todos por expressarem suas idéias e apresentarem alguns topicos sobre suas experiências.

Atraves disso me ajudou bastante o caminho que devo seguir…

Muito Obrigado a Todos :!: :!:

bsmachado

Olha, certificação é importante sim, vejo em algumas vagas onde exigem, certificação em Java, é uma forma de ver que o programador se especializou em Java por exemplo, assim como em .Net quem tirar essa certificação, esta bem empregado… Eu pelo menos penso em tirar a SCJA em breve, mas vai da sua visão, trabalhar como programador ou mexer mais com analise e desenvolvimento de projetos, como consultor…

T

tem um post do Guilherme Chapiewski bem recente,
http://gc.blog.br/2009/05/18/o-que-eu-acho-sobre-faculdades-de-informatica/

Tanto no blog dele quanto no do shoes tem posts sobre contratacao e perfil do profissional, onde voce certamente vai encontrar em letras garrafais o quanto muitas empresas pouco ligam para sua formacao e menos ainda para certificacoes, por outro lado, voce tem que provar o que conhece, mostrar que esta em constante desenvolvimento profissional, algo que me chamou muito a atenção por exemplo, foi que para eles olharem seu cv, teria que mandar para eles os 3 ultimos livros que voce leu, se nao tivesse isso no e-mail, eles simplesmente nao avaliariam seu cv, no caso, estavam abrindo uma vaga para trabalhar na globo.com.

eu mesmo me formei numa faculdade, que segundo o mec, é de primeira linha, comigo se formaram pessoas que se bobear nao sabem o que é uma IDE. acredito que o mesmo valha para a pos. em alguns casos muito especificos pode ser otimo (como uma pos em BI por exemplo, ago muito especifico que pode ser um diferencial enorme) mas em outros casos, acho que nao faz diferenca alguma, vale estudar o mercado, saber quão diferente seria seu cv por ter uma pos. se nao, pode valer mais voce fazer cursos (caelum, globalcode, etc) e ler os livros certos.

M

"

B

Eu digo que se você quer entrar no mercado, ou numa empresa genérica, o teu caminho é facilitado tendo certificações e pós na área de software.

Se você já está dentro do mercado, eu devo concordar com o Marcio Duran, isso pouco vai lhe servir se quiser dar o próximo passo. Ou melhor dizendo, você não será melhor que alguém por ter um papelzinho dizendo que você MBA em XPTO.

Quer ser valorizado? Resolva os problemas do cliente o mais rápido e da melhor forma possível, e mande pra pqp quem tentar te atrapalhar. Isso só é possível com experiência própria, e com a experiência de trabalhar com gente melhor que você.

K

Marcio Duran:
torquato:

As certificações que dou valor são de Palestras e Certificação de Centros de Treinamento conceituado, no caso GlobalCode tive um excelente instrutor, talvez faça um curso na Caelum de Arquitetura ainda não me decidi.

Você acha que um certificado de conclusão de um curso na GlobalCode de java vale mais do SCJP? hahaha

Você acha que fazendo um cursinho de arquitetura vai valer mais do que SCEA?

Cara, certificado não garante que tu sabe. Mas com certeza garante empregabilidade! MUITO mais do que qualquer cursinho…

Sem falar que certificado de conclusão de cursinho basta pagar, certificação é outros 500…

Marcio_Duran

Eu não troco o meu certificado da GlobalCode por duas da Sun Microsystem, eu não troco o meu certificado da Aspercom por três certificado SCEA, ou Master SCRUM qualquer coisa.

Se ainda não decidir se vou fazer o Curso de Arquiteto na Caelum, só pelo o conteudo não troco nem por uma Pos-Graduação no Ita/Stefanni ou qualquer SCEA Sun sei lá Oracle qualquer coisa.

Cara, certificado não garante que tu sabe. Mas com certeza garante empregabilidade! MUITO mais do que qualquer cursinho…
Sem falar que certificado de conclusão de cursinho basta pagar, certificação é outros 500…

Preferia Certifcado de Palestras que envolvem assuntos relevantes e exija o certificado de participação o resto é o que você afirmou “PURA VENDAS”

B

Kabaldf:
Marcio Duran:
torquato:

Você acha que um certificado de conclusão de um curso na GlobalCode de java vale mais do SCJP? hahaha

Supondo que duas pessoas tenham a mesma experiência, eu preferiria contratar alguém que tenha feito curso na GlobalCode ou Caelum a um que tenha passado na SCJP. Não são “cursinhos”.

M

"

LPJava

bem dar para fazer os dois, desde que que saiba administrar bem seu tempo e focar em ambos e saber quando estudar para cada, dar para tirar as certificacoes e continuar sua graduacao. Agora em termo de mercado tem empresa que valoriza pos, e nao certificacoes outras eh o inverso isso varia de empresa para empresa, agora para o mundo academico a pos eh concerteza o requisito.

D

Eu acredito que você deve fazer o que te acrescentar mais conhecimento. Simples assim.
As opiniões aqui expostas foram das mais diversas, mas isso depende muito de você. Alguém pode aproveitar muito mais um curso do que um livro, outras já o contrário. O importante é nunca parar de estudar e seguir sempre se atualizando.

Quanto aos que disseram que X é mais valorizado que Y, isso depende muito também, é muito fácil alguém fazer um ou o outro e não ter aprendido o suficiente para aplicar o conhecimento de forma correta onde e quando for necessário. Então para as empresas o que importa é o que você sabe fazer e não como é que você aprendeu. Claro que um currículo recheado facilita a contratação, mas não garante a estabilidade no emprego! :slight_smile:

asobrab

Li o tópico e achei que algumas pessoas são bastante radicais no que diz respeito às certificações. Toda certificação tem um escopo bem claro e definido. Isso acontece por exemplo com a certificação SCJP, que tem recebido muitas críticas.

A citação acima está correta. Quanto a isso a kathy Sierra no livro preparatório para SCJP 5.0, diz:

<blockquote>just because you know how the compiler and VM work does not mean you can develope software

…

Being a programmer is one thing, but being a developer is quite another. And you can’t become a developer just by memorizing some facts. Study and memorization can work for passing the Programmer’s exam.

(…)

But if your employer wants to verify that you can follow a spec and implement a well-designed, maintainable, correct application, then you need either previous experience successfully building one or more Java applications or you need to pass the SCJD.

(…)

The Developer exam picks up where the Programmer exam leaves off.

(…)

The Developer exam requires you to develop an actual program and then defend your design decisions. It is designed to test your understanding of why certain approaches are better than others in certain circumstances, and to prove your ability to follow a specification and implement a correct, functioning, and user-friendly program..

</blockquote>

Será que a SCJD  não prova nada, considerando a honestidade da pessoa? Será que os “cursinhos” das empresas citas aqui são melhores?

Não penso assim.

Os cursinhos e palestra agrega, porém não diz muito, pois, são normalmente 20, 40 horas de conteúdo colocado “guela” abaixo para não estourar o tempo. Isso é ruim pois, a pessoa conclui o cursinho e sai com um monte de coisas na cabeça, mas, não sabe usar na prática.

Desenvolver um sistema a partir de uma especificação tosca, tomar decisões de projeto, “conversar” com o usuário e depois defender o produto, diz muito mais que um desses cursinhos e palestras (com citado abaixo).

Marcio Duran:

M

"

Criado 27 de julho de 2009
Ultima resposta 2 de ago. de 2009
Respostas 39
Participantes 22