Estou querendo fazer uma pós-graduação voltada a programação JAVA. Atualmente sou programador WEB mas gostaria de iniciar a programação na referida linguagem.
Eu estou com uma dúvida sobre qual dos cursos escolher. Não sei qual o melhor visando o melhor aprendizado da linguagem…
O investimento é igual nos dois casos e a duração também (18 meses - 384 horas).
Os cursos são :
1 - Pós-Graduação em Desenvolvedor JAVA Corporativo
2 - Pós-Graduação em Orientação a Objetos
Os conteúdos são os seguintes :
Curso 1:
» Linguagem Java
» Programação Orientada a Objetos com Java.
» Melhores Práticas no Desenvolvimento Java
» Plataforma JavaEE.
» Desenvolvimento Web I.
» Persistencia em Bancos de Dados.
» Desenvolvimento Web II.
» Componentes Distribuídos I.
» Componentes Distribuidos II.
» Integração de Sistemas
» Segurança de Aplicacões JavaEE.
» Performance.
» Gerenciamento de Projetos JavaEE (Opcional).
Curso 2:
Introdução à orientação a Objetos
Análise e projeto Orientado a Objetos
Princípios de Engenharia de Software
Didática do Ensino Superior
Metodologia do Trabalho Científico
Linguagem de programação Orientada a Objetos I (JAVA)
Introdução aos Agentes
Introdução a Redes de Computadores
Banco de Dados Orientado a Objetos
Linguagem de Programação Orientada a objetos II ( JAVA)
Gestão de Tendências Tecnológicas
Prática de Programação Orientada a Objetos
Projeto Integrado de Aplicação Comercial
Agradeço qualquer ajuda pois é um investimento alto e a duração de 18 meses não me possibilitará a troca do curso ou mesmo fazer o outro.
A segunda opção tem carater muito mais acadêmico. Se você quer tornar-se programador java, eu indico a primeira opção que tem um caráter muito mais tecnico que acadêmico.
Abraço.
Mas, olhando estes cursos, o 1 é melhor pro mercado de trabalho…
O 2 é mais didatico e inicial para Java… nao aprendendo nada mais doq sintaxe e regras… mas sem aprender este bem, vc nao dará muito bem com o 1…
ou seja, depende do seu nivel com a linguagem. Mas recomendo a 1.
Obrigado francislon e jopss pelas respostas.
Realmente eu também estou inclinado à primeira opção mas sabe como é… preciso de opiniões de pessoas envolvidas com a linguagem.
Sobre a certificação, eu pretendo fazer sim mas meu intuito é conhecer a linguagem para utilizar em meu emprego e depois, com o tempo, fazer a certificação. Vai demorar mas valerá a pena.
Vou entrar em contato com a faculdade para obter o conteúdo completo e verificar se realmente vale a pena.
Assim que o obtiver eu posto aqui.
[quote=jopss]O melhor mesmo eh certificacao…
[/quote]
Mais ou menos…
O melhor mesmo…mesmo é aprender bem. Ler bastante livro.
Certificação é bom para te abrir portas no mercado…e não para vc realmente aprender.
Eu acho esquisita a idéia de uma pós-graduação em uma linguagem específica. Considerando que você já graduou e já sabe os conceitos principais para programar pra web, IMHO o ideal seria aprender sozinho e depois fazer uma especialização em algum conhecimento que possa ser aplicável no seu dia-a-dia como programador, independentemente da linguagem utilizada. Livros, cursos e certificações não garantem nada.
[quote=leofernandesmo][quote=jopss]O melhor mesmo eh certificacao…
[/quote]
Mais ou menos…
O melhor mesmo…mesmo é aprender bem. Ler bastante livro.
Certificação é bom para te abrir portas no mercado…e não para vc realmente aprender.[/quote]
Para se tornar um programador Java, não há nada melhor que a certificação, considerando que a pessoa estude para prova e tire a mesma, claro.
Fazer uma pós-graduação para ser programador não é dar um tiro no pé ?
Se você quer buscar conhecimento, pegue uma boa bibliografia e se você quer visibilidade, tire certificações.
Atualmente tenho pesquisado pós-graduações e tenho visto várias que oferecem foco em OO, JAVA … (a nível de Brasil isso) e sinceramente a pós no final das contas vai se resumir a 1 ou 2 bons livros.
se vc for fazer uma pos-graduação não faça para algo tão especifico veja que o 1 por si vc pode aprende sozinho lendo livros, trabalhando, estudando pra certificações (que e algo essencial no mercado hj em dia) o segundo no meu ver e mais generico trata mais de OO e não e totalmente focado em java e sim no paradigma de OO por isto ele melhor… vai que java não seja uma boa opção de mercado no futuro? vai que vc tenha uma oportunidade melhor em outra linguagem ou como analista… com a segunda ela abrange OO sendo mais generica e melhor pois vc tem mais campos mais opções para atuar… não e algo nem um pouco inicial… e apenas algo mais generico e não especifico como a primeira… lembre-se o generico te amplia as fronteiras e o especifico vc pode aprender por si so ou por um cursinho de 1 semana… mas não e uma boa fazer uma pos em algo tao especifico…
Faz o seguinte: continue trabalhando, ganhando experiência, estudando por conta própria. Compre um bom livro, pegue boas apostilas, etc.
Marque a prova de certificação e passe.
Se vc fizer uma pós, corre o risco de vc ficar um tempão em sala de aula, gastar muito e isso não servir de nada.
A certificação garante muito mais no mercado de trabalho.
Concordo como dlt, fazer uma especialização em uma linguagem é muito arriscado no mundo no qual vivemos…minha opnião para vc que quer aprender java e nao tem conhecimento e fazer então um curso da globalcode que é mais parato que uma pos e além disse vc irá aprender bastante, ai vc deixa para fazer a pos em uma area de negocio (por exemplo)…
Isso é verdade verdadeira… eu curso Pós em Java para Desenvolvimento Web (precisei pq leciono em universidade), com duração de 1 ano e meio…
Ano passado fiz o FJ-21 e FJ-26 na Caelum e lhes digo que até agora na pós nao passou nada mais do que já vi nos cursos… senao menos…
Nao recomendo pós para meus alunos, senão para meio academico… mas destes que ele mostrou, “no momento”, recomendo a 1 por ser mais perto do mercado de trabalho atual…
E se tu quiser mesmo fazer, boa sorte e bons estudos.
Se eu fosse você, pensaria em uma pós em gerenciamento de projetos. Pra que gastar um ano e meio e sabe-se lá quantos reais para se tornar um analista numa linguagem que paga um pouco mais quando você pode investir em algo que vai te levar à gerência?
Se você quer mesmo entrar no mercado Java, uma certificação é mais eficiente.