Pos-graduação

10 respostas
gugaa_df

Orientação a Objetos e Java Orientação a Objetos e Java

Conceitos de OO: Objeto, Classe, Abstração, Encapsulamento, Herança, Polimorfismo, Classe Abstrata, Interface, Associações/Dependências, Acoplamento, Coesão e Inversão de dependência. Orientação a Objetos e Java: Estrutura da Linguagem; Principais APIs; Classes e Objetos em Java; Tipos Primitivos; Estruturas de Controle;Polimorfismo em Java; Classes Abstratas e Interfaces; Exceções e tratamento; Pacotes básicos de Java (java.io, java.lang); Collections; Threads; Swing e
Manipulação de Eventos; Integração Java e BD (JDBC).

60 horas
Introdução ao Desenvolvimento de aplicações Introdução ao Desenvolvimento de aplicações

Introdução a Java para Web: conceitos e evolução. Request/response, Servlet Básico e JSP Básico.

30 horas
Análise e Projeto Orientado a Objetos com UML Análise e Projeto Orientado a Objetos com UML

Introdução à Análise e Projeto OO: conceitos e objetivos. A influência dos requisitos funcionais / não funcionais na análise e projeto do software. Conhecer e interpretar uma especificação de requisitos, o diagrama de casos de uso e um diagrama de atividades. Modelagem de Domínio. Cartões CRC. Realização de casos de uso: classes de análise, diagrama de seqüência/ colaboração, diagrama de classes e objetos.

45 horas
Arquitetura de Software e UML Arquitetura de Software e UML

Introdução à arquitetura de software: conceitos, a necessidade, papel e responsabilidades do arquiteto. Conceitos de Análise arquitetural; Principais estilos arquiteturais (Stand-Alone, Cliente Servidor, N Camadas). Descrição de Arquitetura de Software com UML (Diagramas de componente, Diagrama de implantação, Diagrama de pacotes). A influência dos requisitos na decisão arquitetural.

15 horas
Certificação Java Programmer Certificação Java Programmer

Revisão de OO e Java para certificação Sun Java Programmer (SCJP5.0)

Detalhamento de conteúdos específicos da linguagem (operadores, modificadores, casting, Generics, for-each, nova API de IO, Annotations, Enumerados, empacotamento jar etc)

Preparação para a prova: exercícios, simulados e dicas.

30 horas
Padrões de Projeto Padrões de Projeto

Propósito dos Padrões de Projeto.
Creational Patterns: Factories, Singletons, Lazy initialization e outros
Behavioral Patterns: Template, Strategy, Command e outros.
Structural Patterns: Composite, Façade, Proxy e outros.
Antipatterns

15 horas
Desenvolvimento de Aplicações Web Avançado Desenvolvimento de Aplicações Web Avançado

Revisão de JSP e Servlets. JSTL. Struts e MVC. Container Web e servidores. Composição, empacotamento e deploy de aplicativos web.
Patterns Remote Proxy, Business Delegate, Service Locator, Transfer Object, Intercepting Filters, Front Controller, Service-to-Worker, Dispatcher-to-View. EL (Expression Language), Custom Tags, Filters e Segurança em aplicações Web.

45 horas
Sistemas Distribuídos e Java EE Sistemas Distribuidos e Java EE

Introdução à Sistemas Distribuídos: conceitos e evolução. Sistemas Distribuídos e Java EE. Arquitetura Java EE. Componentização com JavaBeans, RMI, Enterprise Java Beans (EJB) e EJB 3.0, Mapeamento objeto-relacional (JPA/Hibernate), JMS - Java Messaging Server, JavaMail, Java EE Web Services e JAX-WS. Servidores de Aplicação.

45 horas
Qualidade de Aplicações Orientadas a Objetos Qualidade de Aplicações Orientadas a Objetos

Introdução à Qualidade: conceitos. Métricas para OO. Revisões por pares. Reuso de Software. Componentes. Qualidade de código. Testes: conceitos e ferramentas. JUnit. Ética aplicada à construção e qualidade de sistemas.

30 horas
Laboratório de Tópicos Avançados Laboratório de Tópicos Avançados

Hibernate, Web 2.0 e JSF/AJAX, Spring, Arquitetura Orientada a Serviços, Java e Mobilidade, Programação Extrema, Projetos inovadores em Java.

30 horas
Certificação Web Component Developer Certificação Web Component Developer

Revisão de OO e Java para certificação Sun Certified Web Component Developer.
Preparação para a prova: exercícios, simulados e dicas.

15 horas
Trabalho de conclusão de curso - TCC 60
Total 420 horas

10 Respostas

gugaa_df

A pergunta é, oq vcs acham? eu to precisando dar um up urgente no curriculo…
Eu sei que tem alguns assuntos como os de certificação que são totalmente dispensáveis, mas se for pensar, são poucas horas…
oq vcs acham dessa pos-graduação?
eu gostaria de fazer baseado mais ou menos nisso…

T

Eu acho legal, mas sinceramente eu não faria uma pós em java… Tudo isso vc acha em livros, tutoriais, net, dentre outros. Se eu fosse fazer uma pós seria em algo nào tão técnico…

gugaa_df

Como por exemplo em que?
to meio perdido, qualquer ajuda é bem vinda

P

antes de mais nada, nao entendi o pq d vc ter postado 2 posts seguidos … poderia ter adicionado a sua pergunta no primeiro msm…=P

agora, respondendo…

eu tb nao faria pos em tecnologia assim nao…a grana q vc vai gastar nisso vc compra livros e faz cursos na caelum, global code, por exemplo…

eu to pensando em fazer pos em engeharia de sw no inicio do ano q vem…acho mto bacana…

gugaa_df

Mas aqui em brasília nao tem Caelum e nem global code.
eu estou pensando em fazer pra dar um turbinada no curriculo o mais rapido possivel…

P

gugaa_df:
Mas aqui em brasília nao tem Caelum e nem global code.
eu estou pensando em fazer pra dar um turbinada no curriculo o mais rapido possivel…

e 420 horas é rápido? 8)

nao tem como se deslogar até grandes centros para fazer treinamento ? nao tem outra pós menos focado em tecnologia?

gugaa_df

é pq eu só vou pensar em Gerencia projeto ou análise bem mais para frente…
por isso que pensei em escolher essa pos-graduação.
No momento quero ficar um programador reconhecido, mais visado
Aqui em brasília nao tem centros de treinamento bons, somente tem cursos de coisas básicas, até tem um ou outro curso aqui razoável, mas o valor é 2,500 axo que nem compensa.

LPJava

rpz… essa pos ta mais para um curso tecnico… faz o seguinte entao… faz uma voltada para area de educacao… e tentar dar aula… hehe vc tira um $$ dando aula… como vc é formado acredito que na area de TI, entao vc faz uma pos… tipo metodologia ensino superior… algo que possibilite vc dar aula… ver ai… sempre tem faculdades. precisando de prof na area de TI… vc vai trabalhar “menos” e ter as vezes um salario razoavel… inicialmente… e ter mais tempo para estudar e servir como experiencia… profissional…

primeira coisa, apos se formar é dar aula se nao conseguir um emprego tipo analista/desenvolvedor etc…

flw!

T

Eu dei aula durante 7 meses após terminar a faculdade e o estágio (1 ano e 2 meses). Fora aulas apenas em curso técnico, portanto não precisei de pós em educação e sinceramente eu não faria este tipo de pós. Se o gugga_df tem vontade de seguir a carreira de professor/instrutor dai sim é legal, do contrário eu não aconselho.

guga, voce tem duas opção:

• Fazer uma pós em engenharia de software
  • Fazer um destes cursos de R$2.500. Aqui em São Paulo os bons cursos de Java também são caros, então não tem como fugir.
  • Tirar certificações (fazendo ou não curso)
LPJava

Toni_Fatec:
LPJava:

primeira coisa, apos se formar é dar aula se nao conseguir um emprego tipo analista/desenvolvedor etc…

Eu dei aula durante 7 meses após terminar a faculdade e o estágio (1 ano e 2 meses). Fora aulas apenas em curso técnico, portanto não precisei de pós em educação e sinceramente eu não faria este tipo de pós. Se o gugga_df tem vontade de seguir a carreira de professor/instrutor dai sim é legal, do contrário eu não aconselho.

guga, voce tem duas opção:

• Fazer uma pós em engenharia de software
  • Fazer um destes cursos de R$2.500. Aqui em São Paulo os bons cursos de Java também são caros, então não tem como fugir.
  • Tirar certificações (fazendo ou não curso)

Não me referir a curso tecnico e sim a superior… aqui na facul… so aceita professor com no minimo pos graduado para ensinar no primeiro semestre aquelas materias como tga, metodologia e talz… acima disso so mestrado…

Criado 6 de dezembro de 2007
Ultima resposta 7 de dez. de 2007
Respostas 10
Participantes 5