Poscomp 2009

Alguém aí fez o Poscomp 2009?

O que acharam? Como foram na prova?

Alguem sabe dizer quando sai o gabarito?

Edit:
OBS: Parabéns aos aprovados em programas de mestrado que participaram deste tópico!!! (lista abaixo):

  • rod.attack: IME/USP
  • bicarbonato: IME/USP
  • felipemartinsss: IME/USP
  • pablosaraiva: UFF

A medida em que forem sendo aprovados me avisem para postar aqui! :smiley:

Essa poscomp só posso fazer quando termino a faculdade? Ela me ajudaria em que? Mestrado?

Abraço.

[quote=GabrielCardelli]Essa poscomp só posso fazer quando termino a faculdade? Ela me ajudaria em que? Mestrado?

Abraço.[/quote]

Acho que qualquer pessoa que quiser pode fazer, é só pagar a inscrição. Basicamente pode servir para te ajudar a ingressar em um programa de pós-graduação stricto sensu em computação.

Eu fiz. Fiz em torno de 60% da prova consciente. O resto ou fiquei meio na dúvida, ou chutei mesmo. Tinha bastante coisa que nunca tinha nem ouvido falar. Em particular sobre álgebra linear. Me dei conta que nem sei o que é isso. rs.
Vc fez a prova onde? Eu fiz no IME.

[quote=rod.attack]Eu fiz. Fiz em torno de 60% da prova consciente. O resto ou fiquei meio na dúvida, ou chutei mesmo. Tinha bastante coisa que nunca tinha nem ouvido falar. Em particular sobre álgebra linear. Me dei conta que nem sei o que é isso. rs.
Vc fez a prova onde? Eu fiz no IME.[/quote]

fiz na UFS

[quote=bicarbonato][quote=rod.attack]Eu fiz. Fiz em torno de 60% da prova consciente. O resto ou fiquei meio na dúvida, ou chutei mesmo. Tinha bastante coisa que nunca tinha nem ouvido falar. Em particular sobre álgebra linear. Me dei conta que nem sei o que é isso. rs.
Vc fez a prova onde? Eu fiz no IME.[/quote]

fiz na UFS[/quote]

O que achou da prova?

[quote=rod.attack]
O que achou da prova?[/quote]

É a primeira vez que fiz. Pelo que eu vi nas provas anteriores, a de matemática não foi tão difícil assim (posso estar enganado já que ainda não saiu o gabarito). Na verdade não gostei muito da de fundamentos, acho que devo cair nela. A de tecnologia deve dar uma levantada. Mas isso foi só oq eu senti da prova… estou morrendo de vontade de ver o gabarito.

Eu fiz pela primeira vez (depois de dois anos me inscrevendo e não indo fazer a prova pelos motivos mais esdrúxulos :-)). Disclaimer: Eu concluí a graduação no final do ano passado e tenho mantido tanta distância quanto possível do meio acadêmico (até passar o trauma :-P). Posto isso, achei a prova no geral razoável para o que se propõe, isto é, tirar um baseline do que alguém que aspira a pós-graduando em ciência da computação deveria saber.

Claro, pouca gente vai ter estudado/trabalhado com tudo o que aparecia ali, mas um subconjunto razoável deveria ao menos despertar uma sensação de “putz, eu já vi isso”. Naquilo que eu considero que entendi as questões pareceram de bom nível, sem “apelar”. Muita coisa dava pra resolver sem saber detalhes e fórmulas, apenas com a base e deduzindo na hora. Entender a terminologia, no entanto, era fundamental - novamente, algo que se espera do público-alvo.

Mais uma vez não foi possível levar o caderno de questões, mas deram uma folha para anotar as respostas (o que não rolou em todos os anos anteriores, segundo me disseram). Só resta mesmo saber quando sai o gabarito. Eu estou mega de boa (depois de 6 anos na graduação, a vida aqui fora não me estimula a ir pro mestrado tão já), mas sempre fica aquela curiosidade, né?

Eu fiz também. Fiz no IME-USP. Com relação ao desempenho, tenho dúvidas ainda de como me saí. No início eu estava indo bem, até metade da parte de fundamentos, depois tive uma perda de desempenho. Daí no fim da prova acredito que me recuperei um pouco. Eu deveria ter planejado um pouco melhor o uso do tempo.

Acabei de ver no site. O gabarito sai dentro de 10 dias e o resultado sai dia 20 de Outubro.

Abraços.

Por que demora tanto assim pra sair o gabarito?

Eu fiz na UNESP-BAURU-SP. Tinha “meia dúzia de gatos pingados” rsrsrs.
Achei difícil mas bem elaborada.

Eu fiz a prova no IME-USP. Consultando o site da SBC, verifiquei que a média no ano passado ficou por volta de 24 de 68. Não sei se esse padrão se manterá neste ano (comparando as provas, tenho a impressão de que a média irá aumentar). Alguém aqui no fórum faz idéia de uma boa nota para conseguir uma vaga na pós da usp ?

Eu fiz a prova no IME-USP. Não precisava fazer, mas fiz para manter a tradição. :slight_smile:

Achei ela mais fácil que a de 2008 e mais fácil que a de 2007. Eu também fiz 2006 e 2005, mas já faz bastante tempo e não lembro direito.

A de matemática, pela primeira vez foi de boa para mim, muito mais fácil que a do ano passado. Fundamentos também foi de boa. Tecnologia eu acho que caí um pouquinho em relação a matemática e fundamentos. Mas, posso estar enganado quanto a tudo isso enquanto não sair o resultado.
Foi o poscomp que eu menos tive que chutar questões. Agora é aguardar os resultados.

Se a média se manter igual a dos anos anteriores, para entrar na USP você vai precisar de pelo menos uns 25 pontos para ter chances. Se conseguir uns 35 pontos ou mais é bem provável que você entre. Ano passado fiz 37 e entrei. :smiley:

Também vou tentar entrar no IME, mas sinto que não estava tão preparado para essa prova. Mas de qualquer forma, espero passar das 25 para ver se tenho alguma chance.

De quando a quando é a seleção do IME?
Quais as linhas de pesquisa?

De quando a quando é a seleção do IME?
Quais as linhas de pesquisa?[/quote]

Datas importantes para quem deseja se inscrever:
http://www.ime.usp.br/webadmin/index.php?option=com_content&view=article&id=657&Itemid=293

Áreas de pesquisa:
http://www.ime.usp.br/webadmin/index.php?option=com_content&view=article&id=205&Itemid=287

Página principal:
http://www.ime.usp.br/dcc

vocês pretendem tentar que linha de pesquisa no IME-USP?

Uma matéria que gostei na faculdade foi IA. Tenho vontade de aprender/pesquisar mais sobre isso.
Se eu conseguisse adicionar algoritmos e complexidade de algoritmos nisso, seria melhor ainda.

A galera está organizando um “possível gabarito”…

Ah, vou ver qdo eu estiver em casa. Aqui não tenho nem o acesso ao link e nem as minhas respostas.

Mas valeu!