POSCOMP 2013! Quem vai?

Olá galera, tudo bem?

Encontrei hoje pela internet o link com informações sobre o POSCOMP deste ano (http://www.cops.uel.br/concursos/153_poscomp_2013/).

Eu vou fazer a prova este ano. Quem mais aqui vai fazer?

Como estão fazendo para se preparar?

Abraços e sucesso para nós :wink:

Esse ano ainda não vou, pois ainda estou me preparando. Pretendo fazer ano que vem. Um bom livro que consegui para estudar é o “Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação”. Ele aborda bem a parte de Lógica Formal, Combinatória e Grafos.

Oi Vina!

Legal sua recomendação!
Uma dica que posso te dar é fazer este ano só como um teste e já ir “entrando no clima” da prova… :wink: Acredito que ajuda na preparação.

Abraços,

Sim, eu pretendo fazer mas em casa, sem pagar a prova. Sei que hoje não teria condições de acertar muitas questões, então por hora estou apenas estudando, sem intenção de fazer a prova “pra valer”.

O objetivo do PosComp seria pra conseguir mestrado em alguma universidade? Já ouvi relatos de que a prova é absurdamente difícil… Alguns amigos meus conseguiram acertar uma quantia razoável de questões mas segundo eles próprios a maioria no chute…

Oi Tunai,

O POSCOMP é um exame classificatório utilizado como parte do processo seletivo em muitos cursos para pós-graduação. Algumas exigem e outras consideram “um a mais” na hora de te avaliar.

[quote]No site consta o seguinte: "O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no País utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo.
[/quote]

Mais infos no site: http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=237&Itemid=182

[quote=suelengc]Oi Tunai,

O POSCOMP é um exame classificatório utilizado como parte do processo seletivo em muitos cursos para pós-graduação. Algumas exigem e outras consideram “um a mais” na hora de te avaliar.

[quote]No site consta o seguinte: "O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no País utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo.
[/quote]

Mais infos no site: http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=237&Itemid=182[/quote]

Obrigado pela informação aproveitei e dei uma olhada nas provas passadas…

Vou passar essa, mas em breve devo tentar!

Abraços!

essa prova é destinada ao curso de ciencia da computação (Federal), ou pra quem estuda por conta,

por que qualquer outro curso não tem metade das matérias da prova.

tenso.

[quote=douglaskd]essa prova é destinada ao curso de ciencia da computação (Federal), ou pra quem estuda por conta,

tenso.[/quote]
Eu faço SI. Realmente, bastante conteúdo não é abordado no meu curso (por exemplo, compiladores). Aí entra a sua estratégia para a prova. Eu decidi reforçar o conteúdo que tenho na faculdade, e me dedicar muito às matérias que serão importantes na linha de pesquisa que eu pretendo seguir (Inteligência Artificial), então tenho estudado muito a parte de Estatística, Álgebra Linear, Combinatória e Análise de Algoritmos.

[quote=Vina][quote=douglaskd]essa prova é destinada ao curso de ciencia da computação (Federal), ou pra quem estuda por conta,

tenso.[/quote]
Eu faço SI. Realmente, bastante conteúdo não é abordado no meu curso (por exemplo, compiladores). Aí entra a sua estratégia para a prova. Eu decidi reforçar o conteúdo que tenho na faculdade, e me dedicar muito às matérias que serão importantes na linha de pesquisa que eu pretendo seguir (Inteligência Artificial), então tenho estudado muito a parte de Estatística, Álgebra Linear, Combinatória e Análise de Algoritmos.[/quote]

o esquema é aprender algebra linear. o dificil é encontrar um material didático bom.

Será que não há apostilas, “cursinhos”, etc?

Eu já ouvi falar de cursinho por exemplo, mas hoje dei uma googlada e não achei muito sobre isso… =’/

Uma estratégia é reforçar aquilo que já se sabe bastante para aumentar as chances de acertar questões deste assunto na prova…

Quanto à Álgebra Linear, eu achei bem tranquilo de aprender (inclusive, aprendi sozinho, antes de ter a cadeira na faculdade). Tem um curso legal que estou fazendo agora no Coursera que se chama “Linear Algebra through computer science applications”. O objetivo do curso é ensinar os fundamentos da Álgebra Linear usando aplicações da ciência da computação. Já nas primeiras aulas você aprende como editar imagens (rotacionar, inverter, etc) usando uma biblioteca do python, mas aplicando os conceitos matemáticos. Bem legal.

Quanto a um cursinho… Eu não sei. Mas também não confio muito nesses cursinhos assim. Eu prefiro pegar as provas anteriores, ver o que cai, estudar a partir do edital. Não há segredo nessa prova, é necessário estudar muito e se dedicar durante um bom tempo para alcançar esse objetivo.

Eu entrei como aluno especial aqui na Federal de Uberlândia, mesmo não tendo prestado o POSCOMP. Porém, me parece que esse critério vai mudar, de forma que a prova passará a ser obrigatória. Sendo assim, vou prestar esse ano também.

Vale a pena procurar o site da instituição em que cada um deseja ingressar. Pelo menos por aqui, os critérios de maior peso são o histórico escolar, as cartas de recomendação e as entrevistas.

Pra quem trabalha, ou está no último período da faculdade, vale a pena se informar sobre matricular-se como aluno especial.

Fiz a prova no ano passado e não “passei” por um mísero pontinho.
Mas eu não havia estudado ou me preparado para a prova de forma nenhuma, estava no último semestre da graduação (SI), em época de provas, entrega de projetos e fase final do TCC, fora que também trabalho.

Vou prestar novamente este ano e havia planejado de me preparar devidamente, mas não deu muito certo hahaha
Pelo menos vou refazer a prova dos últimos três anos para rever alguns tópicos, também comprei estes dois livros:
Linguagens Formais e Autômatos - Vol.3 - Série Livros Didáticos Informática UFRGS” (http://www.grupoa.com.br/livros/serie-livros-didaticos-ufrgs/linguagens-formais-e-automatos-vol3/9788577807659) e “Matemática Discreta para Computação e Informática - Vol.16 - Série Livros Didáticos Informática UFRGS” (http://www.grupoa.com.br/livros/fundamentos-da-computacao-e-tecnologia-da-informacao/matematica-discreta-para-computacao-e-informatica/9788582600245)

E sim, a prova é MUITO difícil, muito mesmo.
Mas considerando que o critério das universidades é obter nota igual ou superior a média nacional, é totalmente possível.
A média nacional é quase sempre horrível devido ao nível de dificuldade da prova. Tenham como objetivo tirar de 30 para cima para garantir.

Segue histórico das médias:
2002 28,20
2003 29,23
2004 24,04
2005 20,79
2006 22,95
2007 22,10
2008 20,02
2009 27,00
2010 29,30
2011 24,00
2012 27,90

O POSCOMP ainda não é exigência para pós-graduação em todas as universidades, a UFMG e UFRJ que possuem conceito 7 no Capes não exigem, por exemplo, mas a tendência é que todas adotem esse critério com o tempo.
Quem tiver curiosidade sobre a avaliação do Capes para o curso de Ciência da Computação: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=10300007&descricaoArea=CI%CANCIAS+EXATAS+E+DA+TERRA+&descricaoAreaConhecimento=CI%CANCIA+DA+COMPUTA%C7%C3O&descricaoAreaAvaliacao=CI%CANCIA+DA+COMPUTA%C7%C3O.

Existia um cursinho preparatório para POSCOMP, mas infelizmente não existe mais.
Inclusive, trabalho com um cara que dava aulas nesse cursinho.
Ele me disse que as notas do pessoal eram sempre regulares, o suficiente para se enquadrar na exigência da média nacional.
O curso funcionava, mas a procura era muito pequena.

Ele costumava fazer o POSCOMP todo ano para se manter atualizado por causa desse cursinho e, pasmem, ele chegou a acertar 62 das 70 questões!
Nunca ouvi falar de uma nota maior do que essa.

Eu percebo que há muitos conceitos abordados no POSCOMP, conceitos esses que dificilmente abordam nas graduações de faculdades particulares, como foi o meu caso.

Será que o melhor meio de estudar realmente é apenas buscar as provas anteriores e ver o conteúdo, ou existe um resumão ao menos dos conteúdos abordados, os principais materiais e etc? Por onde começar exatamente?

Galera, o seguinte… fiz o poscomp 6 meses antes de me formar e digo que é muito difícil, pois ela abrange todas as áreas da computação… Por exemplo um aluno formado na melhor universidade do pais em Engenharia da Computação, ou Ciência, ele não teve esse conhecimento todo.

Até onde sei na prova não existe passar ou não, é o seguinte:
você faz sua prova e tem seu índice lá, quando se candidatar a um mestrado, uma das avaliações que terá será seu índice, se estiver concorrendo com outra pessoa que tenha um índice maior essa outra pessoa já terá uns pontos a mais no critério de avaliação, sacaram??

Só mais uma coisa, não se iludam, pois para mestrado até hoje o que é determinante é o avaliador te escolher, ou seja, você ser bem visto por ele, pois se você tem todos os títulos do mundo, ele pode escolher outro recém-formado, como já vi casos acontecerem.

Abraços e espero ter ajudado.

Só mais uma coisa, me disseram que não iria mais existir este critério de avaliação, que cada vez mais as faculdades estão abandonando isso (pelo menos pro mestrado)…

então é mentira???

[quote=yssa]Existia um cursinho preparatório para POSCOMP, mas infelizmente não existe mais.
Inclusive, trabalho com um cara que dava aulas nesse cursinho.
Ele me disse que as notas do pessoal eram sempre regulares, o suficiente para se enquadrar na exigência da média nacional.
O curso funcionava, mas a procura era muito pequena.

Ele costumava fazer o POSCOMP todo ano para se manter atualizado por causa desse cursinho e, pasmem, ele chegou a acertar 62 das 70 questões!
Nunca ouvi falar de uma nota maior do que essa.[/quote]

Meu professor ja fechou essa prova.