[quote=Mitidiero]Eu percebo que há muitos conceitos abordados no POSCOMP, conceitos esses que dificilmente abordam nas graduações de faculdades particulares, como foi o meu caso.
Será que o melhor meio de estudar realmente é apenas buscar as provas anteriores e ver o conteúdo, ou existe um resumão ao menos dos conteúdos abordados, os principais materiais e etc? Por onde começar exatamente?[/quote]
Olha, eu fiz SI na FIAP.
A prova é realmente muito difícil, mas, fora a parte de Matemática que o curso de SI aborda muito pouco, os únicos tópicos que não estão na grade curricular são Autômatos e Linguagens Formais. De resto, tive todo o conteúdo ministrado e foram “tranquilos” na prova na medida do possível (considerando o grau de dificuldade do exame).
[quote=diogogama]Só mais uma coisa, me disseram que não iria mais existir este critério de avaliação, que cada vez mais as faculdades estão abandonando isso (pelo menos pro mestrado)…
então é mentira???[/quote]
Nunca ouvi isso, Diogo!
O que tenho visto são cada vez mais universidades adotando este critério.
A maioria delas está considerando o POSCOMP como “diferencial” antes de adotá-lo de fato como pré-requisito.
É??? seu curso aborda circuitos elétricos? Aborda linguagem específica, por exemplo C?
Na prova que fiz caiu isso tudo…
[quote=yssa]
Nunca ouvi isso, Diogo!
O que tenho visto são cada vez mais universidades adotando este critério.
A maioria delas está considerando o POSCOMP como “diferencial” antes de adotá-lo de fato como pré-requisito.[/quote]
Pode ser, mas continuo dizendo, o critério não existe. No final das contas é o professor que define quem entra ou não, como já vi gente que nem fez o poscomp.
[quote=diogogama]
É??? seu curso aborda circuitos elétricos? Aborda linguagem específica, por exemplo C?
Na prova que fiz caiu isso tudo…[/quote]
Abordou sim!
Onde você cursou, Diogo?
Posso te ajudar de alguma forma?
[quote=diogogama]
Pode ser, mas continuo dizendo, o critério não existe. No final das contas é o professor que define quem entra ou não, como já vi gente que nem fez o poscomp.[/quote]
É verdade, mas sem POSCOMP é muito difícil.
Tenho vários amigos que já estavam acordados com orientador, mas não entraram por falta de POSCOMP.
Tem gente que foge para fazer Engenharia Elétrica na POLI (tem uma linha de pesquisa da nossa área) e lá não tem POSCOMP, mas eles fazem também aplicam uma prova.
Mesmo caso, tenho amigos que estavam acordados com orientador e já trabalhavam com os caras em pesquisas e artigos, inclusive, mas não entraram porque não passaram na prova.
Eu também fiz SI, mas a FIAP tem um certo nome, é uma das melhores faculdades particulares de TI que eu conheço.
No meu caso, a minha faculdade foi horrível, apesar de eu ter me esforçado para aprender sempre por fora, mas mesmo assim, não deu uma base que eu considere boa.
Atualmente sou aluno especial do mestrado de CC da Unicamp, mas acredito que quando for entrar como regular terei que ter o POSCOMP.
Vc poderia compartilhar o material que utilizou para estudar? Seria muito bacana!
Eu também fiz SI, mas a FIAP tem um certo nome, é uma das melhores faculdades particulares de TI que eu conheço.
No meu caso, a minha faculdade foi horrível, apesar de eu ter me esforçado para aprender sempre por fora, mas mesmo assim, não deu uma base que eu considere boa.
Atualmente sou aluno especial do mestrado de CC da Unicamp, mas acredito que quando for entrar como regular terei que ter o POSCOMP.
Vc poderia compartilhar o material que utilizou para estudar? Seria muito bacana![/quote]
Sobre material de estudo para o POSCOMP não há muito segredo. Você pode usar os clássicos de cada área: Tanembaum para SO e Redes, o Silberchartz tem um livro de SO muito bom, e o Kurose tem um ótimo livro de redes, o mesmo Silberchartz tem um livro bom de Banco de Dados também. Para a parte de análise de algoritmos tem o Cormem … enfim, de repente vale apena abrirmos um tópico para compartilharmos bibliografia para o POSCOMP.
Menina, cursei na católica, e fiz o poscomp em 2012, fiquei com 21 pontos… achei muito bom que fiquei acima da média e sem nem ter estudado nada…
Mas se seu curso abordou essas matérias ótimo, pq sinceramente, conversei até com estudantes da federal e eles disseram que caiu muita coisa que não foi abordada…
[quote=yssa]
É verdade, mas sem POSCOMP é muito difícil.
Tenho vários amigos que já estavam acordados com orientador, mas não entraram por falta de POSCOMP.
Tem gente que foge para fazer Engenharia Elétrica na POLI (tem uma linha de pesquisa da nossa área) e lá não tem POSCOMP, mas eles fazem também aplicam uma prova.
Mesmo caso, tenho amigos que estavam acordados com orientador e já trabalhavam com os caras em pesquisas e artigos, inclusive, mas não entraram porque não passaram na prova.[/quote]
Assim, até onde sei (por amigos que dão aula na federal) é que o professor tem a palavra final… Se eles não entraram não foi “só” por causa do POSCOMP, vai ver o professor usou isso como desculpa, não???
[quote=diogogama]
Menina, cursei na católica, e fiz o poscomp em 2012, fiquei com 21 pontos… achei muito bom que fiquei acima da média e sem nem ter estudado nada…
Mas se seu curso abordou essas matérias ótimo, pq sinceramente, conversei até com estudantes da federal e eles disseram que caiu muita coisa que não foi abordada…[/quote]
Também fiz sem estudar absolutamente nada, tirei 27.
Você ficou acima da média? A média divulgada pelo COPS foi 27,9
“Infelizmente” p/ gente, ano passado a média subiu consideravelmente. Antes ficava em torno de 22 ou 24.
[quote=diogogama]
Assim, até onde sei (por amigos que dão aula na federal) é que o professor tem a palavra final… Se eles não entraram não foi “só” por causa do POSCOMP, vai ver o professor usou isso como desculpa, não???
Trabalha com desenvolvimento? se sim, onde???[/quote]
Isso é, o professor tem a palavra final.
Se você apresentar seu projeto de pesquisa previamente para ele, além de “passar” no POSCOMP, com certeza tem mais chances!
Vou prestar este ano. Estou estudando matemática, mas não vai dar para chegar no nível da prova, então vou fazer mesmo para ver qualé e tentar me preparar melhor para o ano que vem.
Bom eu também estou concluindo o Curso de SI, e ano passado prestei a prova sem estuda e tirei 21.
Meu curso não aborda quase nada, uma das únicas coisas que vi foi banco de dados e programação.
Mas este ano to pegando as provas passadas, separando em topicos as questões e estudando estes tópicos, concerteza pretendo passar este ano!!!
E mesmo tirando uma nota abaixo da média irei me escrever no Mestrado de Engenharia de Software, Banco de Dados e Interação Humano Computador na UFSCAR em São Carlos - SP.
Pessoal, me indicaram um curso preparatório de Matemática para o POSCOMP via Skype há algumas semanas atrás (Gregos e Troianos).
Não comentei antes porque não confiei muito na ideia, mas conversei bastante com o professor, fiz aula de demonstração, me juntei a uma turma e tô curtindo bastante! Ele já faz isso há mais de 5 anos e desenvolveu uma didática muito boa (sem querer fazer merchandising rsrs).
O nome dele é Carlos, podem falar com ele diretamente por email.
O único porém é que minha turma acho que está cheia e teria que montar outra.
Eu vou fazer esse ano, mais nem sei se vou conseguir boa pontuação tenho TCC, iniciação científica e 6 disciplinas osso ai preparação vai ser só o conhecimento adquirido até agora!
Já peguei um gabarito pra ver e é extremamente difícil, principalmente pra quem estudou Sistemas de Informação que diferentemente de Ciência da Computação, não tem tanta matemática…