Acertei 40 questões
Fiz 25, porém não fiz CCP nem SI.
Fiz Engenharia. Tô feliz demais. haha
Fiz 31 pelo gabarito provisório
Bom, a maior média da história do POSCOMP foi 29,30.
Tem também o fato de que quem não foi tão bem não costuma sair divulgando sua nota 
Acho muito difícil termos uma média nacional acima de 30, pessoal.
O que me derrubou foram as questões de computação gráfica, processamento de imagens, compiladores…
Você foi bem Rayssa?
[quote=andrecosta90]O que me derrubou foram as questões de computação gráfica, processamento de imagens, compiladores…
Você foi bem Rayssa?[/quote]
As questões de processamento de imagens foram bem chatas mesmo, acertei apenas duas.
Acertei 30 questões, errei um monte de questões bestas de matemática! Raiva!
Quando sai os resutados? Os recursos vão até dia 2 né?
Eu estou no 7° Periodo de Ciência da Computação pela PUC Minas. Tirei 41 na prova.
Todo o conteudo da prova eu cheguei a ver no meu curso, exceto por no máximo umas 5 questões eu acho. Mas eu fiz a prova sem estudar, aí tive que me virar na minha boa memória. Mas cheguei a errar muitas coisas que eu estudei nos primeiros periodos. Acho que se eu tivesse estudado teria acertado mais algumas.
Segue as notas por seções:
Matematica - 11/20
Fundamentos - 20/30
Tecnologia - 10/20
Estou me formando em SI e fui fazer a prova por experiência. Acertei 25 e estou bem faceiro com o resultado, pois não estudei especificamente para a prova. Descobri algumas estatísticas interessantes ao analisar as provas e médias dos anos anteriores:
Primeira: Nos anos com as maiores médias (29,2 e 29,3) tivemos quatro questões anuladas.
Segunda, e mais importante: à exceção de 2006, a média tem sido quase que inversamente proporcional à quantidade de questões do tipo “Somente I e II” ou “V-F-V-F-V”.
Vejam:
Ano | Média | Questões
2002 28,20 5
2006 22,95 11
2010 29,30 14
2003 29,23 15
2009 27,00 15
2012 27,90 16
2004 24,04 19
2011 24,00 19
2005 20,79 20
2007 22,10 29
2008 20,02 33
2013
34
Este ano foi o recorde de ocorrência deste tipo de questão! Se a tendência se confirmar, estarei aprovado, hehe.
Apesar da estatística animadora, não acredito que a média fique próxima de vinte, pois a qualidade dos candidatos tende a aumentar naturalmente ano a ano, mas também não acredito que ela fique acima de 27, a não ser que tenhamos um ano bem atípico, como uma “chuva de nerds”.
Oi pessoal,
Só encontrei esse tópico agora, procurando no google sobre as médias nacionais dos anos anteriores.
Estava muito ansioso pois achei que tinha ido mal na prova ontem mas pelo que vi todo mundo teve dificuldade.
Pelo gabarito provisório acertei 42 questões. Não tinha ficado muito feliz pois queria acertar pelo menos 70% mas agora estou bastante animado depois de ler os comentários de vocês e verificar as médias dos anos anteriores.
Eu sou do interior de Pernambuco (Petrolina) e a pretendo ir fazer mestrado na UFSC na área de sistemas embarcados. E vocês, quais os planos? Quem sabe a gente não se encontra por aí ano que vem?
Desejo uma boa sorte para todos.
=D
Com 42 questões já pode arrumar as malas…
O pessoal que vai mal acaba não postando as notas.
Do meu curso (SI), que aborda cerca de 50% do conteúdo da prova, conheço gente que fez menos de 20 acertos.
Boa sorte em Floripa, e uma dica: arrume um ap bem próximo da faculdade, pois a mobilidade no trânsito é horrível.
[quote=bombasar]Estou me formando em SI e fui fazer a prova por experiência. Acertei 25 e estou bem faceiro com o resultado, pois não estudei especificamente para a prova. Descobri algumas estatísticas interessantes ao analisar as provas e médias dos anos anteriores:
Primeira: Nos anos com as maiores médias (29,2 e 29,3) tivemos quatro questões anuladas.
Segunda, e mais importante: à exceção de 2006, a média tem sido quase que inversamente proporcional à quantidade de questões do tipo “Somente I e II” ou “V-F-V-F-V”.
Vejam:
Ano | Média | Questões
2002 28,20 5
2006 22,95 11
2010 29,30 14
2003 29,23 15
2009 27,00 15
2012 27,90 16
2004 24,04 19
2011 24,00 19
2005 20,79 20
2007 22,10 29
2008 20,02 33
2013
34
Este ano foi o recorde de ocorrência deste tipo de questão! Se a tendência se confirmar, estarei aprovado, hehe.
Apesar da estatística animadora, não acredito que a média fique próxima de vinte, pois a qualidade dos candidatos tende a aumentar naturalmente ano a ano, mas também não acredito que ela fique acima de 27, a não ser que tenhamos um ano bem atípico, como uma “chuva de nerds”.
[/quote]
Espero que não tenhamos nerds… Essa estatística sua me deixou mais animado ainda. haha
Quero embarcar no mestrado em Otimização Combinatória, mas me rejeitaram uma vez, pelo curso que graduei que não tem nada a ver.
E essa relação das V/F e I/II é bem verdade mesmo. Uma explicação pode ser porque são sempre 4 ou 5 “questões” em uma só. Ou seja, maior probabilidade de erro.
Garrei em muitas questões assim. Sabia que algumas eram verdades, mas as alternativas não colaboravam.
O interessante é que todas possuem as mesmas alternativas. Portanto não dá pra usar aquela do “qual aparece mais”.
EDIT: E ainda contando que não estudei quase nada (fiz só a parte de mat e fundamentos da prova antiga de 2009!) e
contando com as burradas (errei aquela primeira questão! falta de interpretação total… e também não lembrava o que era mediana! haha)
ou seja, acho que poderia ter ido ainda melhor.
Quando abri a prova e olhei a primeira questão fiquei apavorado, hehe. Mas depois, analisando com calma, percebi que podia resolvê-la sem interpretar todas aquelas expressões matemáticas. Bastava verificar que a partir de determinado ponto n^4 necessariamente cresce menos que 2^(n-1), já que esta última curva é exponencial.
Minha maior burrada foi na 45, troquei as bolas (Alto nível x Baixo Nível) e marquei Disco Rígido, hehe.
Pra quem não estudou e faz SI, me surpreendi.
Fiz 35, pelo gabarito provisório. Algumas questões (pelo menos uma) ainda serão anuladas esse ano, então parece que a nota já é suficiente para um bom corte.
[quote=bombasar][quote=alfablac]
Quando abri a prova e olhei a primeira questão fiquei apavorado, hehe. Mas depois, analisando com calma, percebi que podia resolvê-la sem interpretar todas aquelas expressões matemáticas. Bastava verificar que a partir de determinado ponto n^4 necessariamente cresce menos que 2^(n-1), já que esta última curva é exponencial.
Minha maior burrada foi na 45, troquei as bolas (Alto nível x Baixo Nível) e marquei Disco Rígido, hehe.
[/quote]
eu fiz essa lembrando de cálculo 1, dá pra usar L’Hospital nas duas funções e lembrar que funções exponenciais crescem mais rapidamente (deriva=e um polinomio de grau n, n vezes e veja que ele vira uma constante, faça isso com qquer função exponencial e veja que ainda tem uma função crescente em n).
Pessoal,
Bom dia! Tomei a liberdade de criar uma planilha para estimarmos a média de 2013.
Segue o link: Média POSCOMP 2013.
Quem puder colaborar por favor entre com sua nota na primeira célula não preenchida da coluna A.
A planilha permite edição anônima para a galera que está se preocupando por ter tirado nota baixa… Quanto mais gente registrar a nota melhor.
Sugestões são bem vindas.
Abraços,
[quote=zeigfried]Pessoal,
Bom dia! Tomei a liberdade de criar uma planilha para estimarmos a média de 2013.
Segue o link: Média POSCOMP 2013.
Quem puder colaborar por favor entre com sua nota na primeira célula não preenchida da coluna A.
A planilha permite edição anônima para a galera que está se preocupando por ter tirado nota baixa… Quanto mais gente registrar a nota melhor.
Sugestões são bem vindas.
Abraços,[/quote]
Boa!
Vou divulgar no Twitter p/ ver se conseguimos mais inputs, tudo bem?
[quote=yssa]Boa!
Vou divulgar no Twitter p/ ver se conseguimos mais inputs, tudo bem?[/quote]
Rayssa, pode mandar bala.
Muito obrigado.