POSCOMP - O que estudar?

Ola Gente,
Eu estou estudando Ciencias da comp, ja estou no 4º Ano e quero fazer mestrado.
Vi que a IME-USP pede o POSCOMP como 25% na escolha…

Queria saber se é muito concorrido a área de Redes Neurais e o que devo exatamente estudar…
Estou escrevendo meus primeiros artigos sobre Algoritmos Genéticos e SOM e tenho cartas de recomendação…
Porém não sei o quanto vou conseguir tirar na poscomp.

O que acham? O que devo estudar? Tenho que ir super bem na poscomp ou mesmo se eu não for bem ainda terei chance?

Acho que deve focar muito em Teoria da Computação, algoritmos/Estrutura de Dados e Arquitetura de Computadores.

Não esqueça estude muito “Calculo” :stuck_out_tongue:

Veja o edital do ano passado: http://www.cops.uel.br/concursos/153_poscomp_2013/edital_001_2013.pdf

A prova do POSCOMP é dividida em 3 partes :

  • Matemática
  • Fundamentos da Computação
  • Tecnologia da Computação

O conteúdo é praticamente tudo aquilo que você viu durante o seu curso. Obviamente, alguns conteúdos são mais frequentes que outros, mas de maneira geral, alguns tópicos que sempre caem:

Matemática:

  • cálculo básico: limites, derivadas e integrais de uma variáveil
  • álgebra linear: matrizes e determinantes, sistemas lineares,
  • geometria analítica
  • lógica de proposições

Fundamentos:

  • Teoria da Computação, Linguagens formais e autômatos
  • Complexidade de algoritmos (quase sempre cai pelo menos 1 questão sobre notação assintótica)
  • Estruturas de Dados
  • Algoritmos de Grafos (sempre cai pelo menos 1 algoritmo sobre grafos)

Tecnologia

  • bancos de dados (sempre cai pelo menos 1 questão sobre banco de dados relacionais ou SQL)
  • OO e UML
  • processamento de imagens
  • etc.

Entendi…
Quais livros Bons pra eu estudar pra prova do ano que vem?
Vou fazer a desse ano pra tentar, porém, ja vou preparar pra fazer de novo ano que vem.

Será que se eu nao for bem nesse ano, eu ainda consigo passar na IME ?