POSCOMP - O que estudar?

Ola Gente,
Eu estou estudando Ciencias da comp, ja estou no 4º Ano e quero fazer mestrado.
Vi que a IME-USP pede o POSCOMP como 25% na escolha…

Queria saber se é muito concorrido a área de Redes Neurais e o que devo exatamente estudar…
Estou escrevendo meus primeiros artigos sobre Algoritmos Genéticos e SOM e tenho cartas de recomendação…
Porém não sei o quanto vou conseguir tirar na poscomp.

O que acham? O que devo estudar? Tenho que ir super bem na poscomp ou mesmo se eu não for bem ainda terei chance?

Acho que deve focar muito em Teoria da Computação, algoritmos/Estrutura de Dados e Arquitetura de Computadores.

Não esqueça estude muito “Calculo” :stuck_out_tongue:

Veja o edital do ano passado: http://www.cops.uel.br/concursos/153_poscomp_2013/edital_001_2013.pdf

A prova do POSCOMP é dividida em 3 partes :

  • Matemática
  • Fundamentos da Computação
  • Tecnologia da Computação

O conteúdo é praticamente tudo aquilo que você viu durante o seu curso. Obviamente, alguns conteúdos são mais frequentes que outros, mas de maneira geral, alguns tópicos que sempre caem:

Matemática:

  • cálculo básico: limites, derivadas e integrais de uma variáveil
  • álgebra linear: matrizes e determinantes, sistemas lineares,
  • geometria analítica
  • lógica de proposições

Fundamentos:

  • Teoria da Computação, Linguagens formais e autômatos
  • Complexidade de algoritmos (quase sempre cai pelo menos 1 questão sobre notação assintótica)
  • Estruturas de Dados
  • Algoritmos de Grafos (sempre cai pelo menos 1 algoritmo sobre grafos)

Tecnologia

  • bancos de dados (sempre cai pelo menos 1 questão sobre banco de dados relacionais ou SQL)
  • OO e UML
  • processamento de imagens
  • etc.

Entendi…
Quais livros Bons pra eu estudar pra prova do ano que vem?
Vou fazer a desse ano pra tentar, porém, ja vou preparar pra fazer de novo ano que vem.

Será que se eu nao for bem nesse ano, eu ainda consigo passar na IME ?

Se tiver um bom QI mesmo indo mal na POSCOMP passa :slight_smile:

[quote=Andre Lopes]Entendi…
Quais livros Bons pra eu estudar pra prova do ano que vem?
Vou fazer a desse ano pra tentar, porém, ja vou preparar pra fazer de novo ano que vem.

Será que se eu nao for bem nesse ano, eu ainda consigo passar na IME ? [/quote]

Os clássicos: Algoritmos, do Cormen, Redes e SO você pode estudar pelo Tanembaum, o livro do Dragão de Compiladores, etc.

E pra Geometria analítica?

[quote]
? Parte I: Números Complexos ? Operações Básicas ? Representação Polar
? Parte II: Álgebra Matricial ? Matrizes ? Adição e Produto por Escalar ? Multiplicação de Matrizes ? Transposta ? Traço ? Escalonamento ? Posto ? Determinante ? Matriz Inversa ? Matrizes Ortogonais ? Matrizes Idempotentes
? Parte III: Espaços Vetoriais ? Axiomas de Espaço Vetorial ? Combinação Linear ? Subespaços ? Soma de Conjuntos ? Dependência Linear ? Base e Dimensão ? Somas Diretas
? Parte IV: Transformações Lineares ? Transformações Lineares ? Núcleo e Imagem ? O Teorema do Posto ? Operadores Polinomiais
? Parte V: Variedades Lineares (subespaços afins) ? Equações Paramétricas ? Retas
? Parte VI: Equações Lineares ? O Princípio da Superposição ? Classificação de um Sistema Linear
? Parte VII: Espaços com Produto Interno ? Formas Bilineares ? Norma e Distância ? Ortogonalidade ? Produto Vetorial ? Planos e Hiperplanos
? Parte VIII: Teoria Espectral ? Autovalores e Autovetores ? O Teorema de Cayley-Hamilton ? Diagonalização ? Geometria Analítica ? Áreas e Volumes ? Transformações Geométricas ? Quádricas ? Aplicações aos Fundamentos da Computação
? Parte IX: Cálculo de Várias Variáveis ? Sistemas Não Lineares ? Derivadas Parciais ? Gradiente ? Otimização[/quote]

http://www.gregosetroianos.mat.br/POSCOMP/Curso%20POSCOMP.htm

Sugiro que você use os livros:
Geometria Analítica - um tratamento vetorial (Boulos)
Algebra Linear com aplicações (Anton & Rorres)
Calculo com Geometria Analítica (Simmons)

Por que o que caí é GA do ensino superior - no espaço Rn. Mas para ter uma base muito boa antes desses livros, acho legal o livro Fundamentos de Matemática Elementar (sétimo volume, que é de Geometria Analítica).

Boa sorte e rumo ao IME.

Depende muito de como foi o andamento do seu curso. Se fez um bom curso e se dedicou, nem precisa estudar.

estudar pra poscomp, cada uma…

Em Federais não é bem assim não.

Só pra te dizer que tem vários grupos se preparando pra PosComp.
Revisando questoês antigas etc.

A média de acerto é de 25% aprox.

Queria que voce fizesse e gabaritasse, por favor.

Só pra te dizer que tem vários grupos se preparando pra PosComp.
Revisando questoês antigas etc.

A média de acerto é de 25% aprox.

Queria que voce fizesse e gabaritasse, por favor.
[/quote]

sei como funciona o poscomp e já o fiz, lembro que aceretei 13~15 de 60 ou 70, não lembro o número.

mas é como disse, nem precisa estudar pra isso, pq não serve para nada.