Poscomp?

Pessoal,

gostaria de saber de pessoas que já tenham feito o POSCOMP, quais materiais foram utilizados, onde posso encontrar exemplos de provas e o conteúdo pedido na prova.

Grato.

Segue um exemplo da prova que prestei em 2007…

Você encontra as provas anteriores e gabaritos e qualquer outra informação aqui:

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=189

Material para estudo próprio não tem, na página da SBC tem quais disciplinas são cobradas, mas não tem o detalhamento.
Na web você pode encontrar alguma coisa.
Existe uma apostila que é comercializada, mas não é material próprio da SBC. A apostila tem tópicos só pra fazer uma revisão, mas não se aprofunda muito.

[quote=Loiane]Você encontra as provas anteriores e gabaritos e qualquer outra informação aqui:

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=189

Material para estudo próprio não tem, na página da SBC tem quais disciplinas são cobradas, mas não tem o detalhamento.
Na web você pode encontrar alguma coisa.
Existe uma apostila que é comercializada, mas não é material próprio da SBC. A apostila tem tópicos só pra fazer uma revisão, mas não se aprofunda muito.[/quote]

Sinceramente, as apostilas são uma porcaria. Gastei dinheiro a toa. Minha sorte foi que consegui vendê-las, mas eu avisei quem comprou que eram péssimas.

E vocês que prestaram a prova, acharam o que do conteúdo cobrado?

É necessária uma grande dedicação para ser aprovado? Ou apenas uma revisão dos assuntos já é o bastante?

[]s

[quote=mhc.sor]E vocês que prestaram a prova, acharam o que do conteúdo cobrado?

É necessária uma grande dedicação para ser aprovado? Ou apenas uma revisão dos assuntos já é o bastante?

[]s
[/quote]

O conteúdo cobrado é pesadíssimo e você tem que ter uma bagagem de conhecimento bem grande para passar.

Victor,

já li outros tópicos sobre o POSCOMP nos quais você também participou e pelo que pude notar você tem experiência no assunto.

Você teria algumas sugestões sobre material e/ou cursos que podem me auxiliar a conseguir uma boa nota no POSCOMP?

[]s

[quote=mhc.sor]Victor,

já li outros tópicos sobre o POSCOMP nos quais você também participou e pelo que pude notar você tem experiência no assunto.

Você teria algumas sugestões sobre material e/ou cursos que podem me auxiliar a conseguir uma boa nota no POSCOMP?

[]s
[/quote]

Essa é uma pergunta bem difícil. O que você tem que fazer é comer todos os livros da graduação e mais alguns.
A parte de matemática é a que mais quebra.

Eu costumava rever conteúdos na wikipedia em inglês mesmo. Coisas como redes de Petri eu tirei dali, propriedades simétrica, anti-simétrica, transitiva, reflexiva, etc também (vi na faculdade, mas não lembrava). Várias outras coisas também.
O melhor que se pode fazer por enquanto é usar as provas antigas como simulado. O conteúdo é muito complexo e abrangente, portanto se me pedissem como fazer um guia de estudos ou um curso sobre isso, com certeza o resultado seria fraco.

Dá para dividir os tópicos mais ou menos assim:

1. Vetores e geometria analítica
  2. Álgebra linear
  3. Matemática discreta e álgebra
  4. Lógica e álgebra booleana
  5. Funções matemáticas e cálculo
  6. Banco de dados
  7. Análise de sistemas
  8. Inteligência artifical
  9. Computação gráfica e processamento de imagens
  10. Linguagens formais, autômatos e compiladores
  11. Computabilidade e complexidade
  12. Arquitetura de computadores
  13. Sistemas operacionais
  14. Redes
  15. Circuitos digitais
  16. Algoritmos (principalmente com C e Pascal)
  17. Estruturas de dados
  18. Grafos
  19. Paralelismo e processamento distribuído
  20. Qualquer coisa que inventem que não entre em nenhum destes :?

Observe que cada um destes itens daria para escrever um livro. Mas, tente se autodiagnosticar em cada uma destas áreas para decidir onde focar os estudos.

Bom pelo que estou entendendo vou ter que focar meus esforços em Matemática, afinal no meu curso de graduação eu só tive Cálculo I e II e digamos que não foi algo muito aprofundado.

Além do mais, desde 2004, quando eu me formei, não posso dizer que utilizei ativamente Cálculo na minha vida rsss…

Mas de qualquer forma muito obrigado cara, eu to reunindo alguns livros e vou estudar que nem um maluco e ver no que dá!

[]s

desde ja…foi mal pela ignorancia… :stuck_out_tongue: …mas…

pra que serve esse exame?..eu li em algum lugar que é pra poder fazer pós-graduação…é mais pra universidades estaduais e federais?..só serve pra pós msm?

só curiosidade msm… 8)

abraços

É um exame que é exigido por algumas universidades em seus programas de mestrado e doutorado.

Dá uma olhada em:

https://www.sbc.org.br/poscomp/

[]s

[quote=mhc.sor]É um exame que é exigido por algumas universidades em seus programas de mestrado e doutorado.

Dá uma olhada em:

[]s[/quote]

[code]Secure Connection Failed

www.sbc.org.br uses an invalid security certificate.

The certificate is not trusted because the issuer certificate is not trusted.

(Error code: sec_error_untrusted_issuer)
* This could be a problem with the server’s configuration, or it could be someone trying to impersonate the server.

* If you have connected to this server successfully in the past, the error may be temporary, and you can try again later.

Or you can add an exception?[/code]

mas blz…vlw

[quote=cs.santos0][quote=mhc.sor]É um exame que é exigido por algumas universidades em seus programas de mestrado e doutorado.

Dá uma olhada em:

[]s[/quote]

* This could be a problem with the server’s configuration, or it could be someone trying to impersonate the server.

* If you have connected to this server successfully in the past, the error may be temporary, and you can try again later.

mas blz…vlw[/quote]

é só você pedir para verificar o certificado deles e adicionar a exceção!

Uma dica: ano passado fui fazer a prova apenas com uma revisão do conteúdo, e me lasquei!
Como a prova é mais pro final do ano (setembro), comece a estudar desde agora, mas estude MESMO! Não vale a pena só ter uma idéia sobre o assunto, tem que saber!
Eles adoram matemátiva discreta e custo de algoritmos, além de compiladores.

Vale lembrar também que ano passado eles mudaram a estrutura da prova e estão cobrando mais esses assuntos ligados à computação.

A apostila que é comercializada é bem salgada mesmo, comprei ano passado, mas rachei o cutso com outras pessoas, aí ficou bem mais em conta. Mas se for pra comprar mesmo, acho que não vale tão a pena.

[quote=Loiane][quote=cs.santos0][quote=mhc.sor]É um exame que é exigido por algumas universidades em seus programas de mestrado e doutorado.

Dá uma olhada em:

[]s[/quote]

mas blz…vlw[/quote]

é só você pedir para verificar o certificado deles e adicionar a exceção!

Uma dica: ano passado fui fazer a prova apenas com uma revisão do conteúdo, e me lasquei!
Como a prova é mais pro final do ano (setembro), comece a estudar desde agora, mas estude MESMO! Não vale a pena só ter uma idéia sobre o assunto, tem que saber!
Eles adoram matemátiva discreta e custo de algoritmos, além de compiladores.

Vale lembrar também que ano passado eles mudaram a estrutura da prova e estão cobrando mais esses assuntos ligados à computação.

A apostila que é comercializada é bem salgada mesmo, comprei ano passado, mas rachei o cutso com outras pessoas, aí ficou bem mais em conta. Mas se for pra comprar mesmo, acho que não vale tão a pena.[/quote]

legal as dicas…mas no meu caso era só curiosidade msm…num vou fazer essa prova ai ñ

Se for interessante para você, pode fazer para treinar, ver quais são seus pontos fracos e fortes, e assim quando for fazer a prova pra valer, já sabe o que tem que estudar mais.

E o resultado da prova não vale apenas para 1 ano. Algumas faculdades/universidades aceitam o resultado de até 3 poscomp anteriores (se não me engano).

:slight_smile:

A POSCOMP é destinada aos profissionais que vão seguir carreira acadêmica, ou seja carreira científica. Nessa prova só cai fundamentos matemáticos.
Havia um projeto de lei que regularizaria o profissional da computação com ela. Mas voltaram atras. Acho que isso foi uma decisão equivocada, afinal essas matérias são essenciais para o profissional da computação.

[quote=juliocbq]A POSCOMP é destinada aos profissionais que vão seguir carreira acadêmica, ou seja carreira científica. Nessa prova só cai fundamentos matemáticos.
Havia um projeto de lei que regularizaria o profissional da computação com ela. Mas voltaram atras. Acho que isso foi uma decisão equivocada, afinal essas matérias são essenciais para o profissional da computação.[/quote]

Só se for no mundo teórico de nerds anti-sociais e sem amigos que jamais trabalharam na vida. A maioria das pessoas não tem necessidade de conhecer computação gráfica ou compiladores por exemplo. E mesmo aquelas que precisam podem aprender a teoria associada a essa matérias e não conhecer tão bem algum outro tópico.

Vale lembrar que o John Carmack da Id, aquele que criou o Doom, jamais fez faculdade. Assim como o Bill Gates (autor do interpretador Basic que Microsoft usou para começar a existir), Steve Wozniak (fez faculdade apenas depois da Apple) e muitos outros.

Regularizar a profissão é reserva de mercado. Até mesmo aqueles sem faculdade têm uma função no mercado providenciando serviços para micro e pequenas empresas que não teriam como pagar por consultores mais qualificados.

O resultado de uma regularização seria fechar o mercado para jovens sem faculdade, informalidade (pois eles continuariam trabalhando mesmo assim, mas sem CLT e sem direitos porque seria ilegal contratá-los), aumento de custos com TI, efeito negativo para a economia pois seria ainda mais difícil preencher vagas e com custos mais altos não haveria tanto investimento por parte de clientes.

Não haveria benefício algum, pois grandes empresas e estatais que fazem licitação para grandes projetos já exigem profissionais qualificados e certificações de qualidade.

Quem é bom não precisa de reserva de mercado para sobreviver. Se realmente alguém sem faculdade é tão “ruim” quanto você acha, então porque você não compete e mostra que realmente você é melhor? Qual é o problema com a competição? Do que você tem medo?

[quote=Thiagosc][quote=juliocbq]A POSCOMP é destinada aos profissionais que vão seguir carreira acadêmica, ou seja carreira científica. Nessa prova só cai fundamentos matemáticos.
Havia um projeto de lei que regularizaria o profissional da computação com ela. Mas voltaram atras. Acho que isso foi uma decisão equivocada, afinal essas matérias são essenciais para o profissional da computação.[/quote]

Só se for no mundo teórico de nerds anti-sociais e sem amigos que jamais trabalharam na vida. A maioria das pessoas não tem necessidade de conhecer computação gráfica ou compiladores por exemplo. E mesmo aquelas que precisam podem aprender a teoria associada a essa matérias e não conhecer tão bem algum outro tópico.

Vale lembrar que o John Carmack da Id, aquele que criou o Doom, jamais fez faculdade. Assim como o Bill Gates (autor do interpretador Basic que Microsoft usou para começar a existir), Steve Wozniak (fez faculdade apenas depois da Apple) e muitos outros.

Regularizar a profissão é reserva de mercado. Até mesmo aqueles sem faculdade têm uma função no mercado providenciando serviços para micro e pequenas empresas que não teriam como pagar por consultores mais qualificados.

O resultado de uma regularização seria fechar o mercado para jovens sem faculdade, informalidade (pois eles continuariam trabalhando mesmo assim, mas sem CLT e sem direitos porque seria ilegal contratá-los), aumento de custos com TI, efeito negativo para a economia pois seria ainda mais difícil preencher vagas e com custos mais altos não haveria tanto investimento por parte de clientes.

Não haveria benefício algum, pois grandes empresas e estatais que fazem licitação para grandes projetos já exigem profissionais qualificados e certificações de qualidade.

Quem é bom não precisa de reserva de mercado para sobreviver. Se realmente alguém sem faculdade é tão “ruim” quanto você acha, então porque você não compete e mostra que realmente você é melhor? Qual é o problema com a competição? Do que você tem medo?[/quote]

x_________________________

Assino embaixo.

É engraçado…

Vira e mexe aparece alguém aqui no forum detonando o Bill Gates falando que ele é um mer… que não manjava nada, que comprou o DOS, e enganou todo
mundo pra ficar rico.

Agora, quando convém, ele é o genial autor do interpretador Basic que fez a Microsoft surgir para o mundo, e que fez isso sem faculdade, pq ele era muito bom e não
precisava de faculdade.

Então tá né… :slight_smile:

Voltando ao poscomp, eu acho que seria uma boa o poscomp ser obrigatório pra todo mundo que tá fazendo uma faculdade na área de computação. Se não acertar X porcento, não pega o diploma! Seria excelente pra acabar com essa palhaçada que virou o ensino universitário no Brasil!

[quote=Thiagosc][quote=juliocbq]A POSCOMP é destinada aos profissionais que vão seguir carreira acadêmica, ou seja carreira científica. Nessa prova só cai fundamentos matemáticos.

Quem é bom não precisa de reserva de mercado para sobreviver. Se realmente alguém sem faculdade é tão “ruim” quanto você acha, então porque você não compete e mostra que realmente você é melhor? Qual é o problema com a competição? Do que você tem medo?[/quote]

Nunca ouvi tanta besteira na minha vida.

1. Steve Wozniak era engenheiro, e não existe nenhum “bom” engenheiro sem uma bagagem matemática.

2. Bill gates nunca desenvolveu o basic (Leia sobre http://en.wikipedia.org/wiki/BASIC). O Basic foi criado por um grupo de “cientistas e matemáticos”. Ele o comprou e liberou a licença para a Apple. O que acabou com Jobs na época.

3. Desde quando um consultor de TI entende da área de “engenharia e exatas”?

4. O "Benefício seria um país “produtor de tecnologia”, e não “consumidor”.

5. “Quem é bom não precisa de mercado para sobreviver”. Onde você trabalha?

Vale salientar, que POSCOMP não é para Analistas de Sistemas. Não é o foco dela. A POSCOMP regularizaria profissionais da “engenharia e da exatas”, que trabalham desenvolvendo tecnologia(digo tecnologia: dispositivos eletrônicos, novas linguagens de programação, sistemas operacionais, etc).

Fico imageinando como uma pessoa pode trabalhar nessa área sem esses conhecimentos exigidos. Só no Brasil mesmo.