Posição Inválida do cursor (Access)

pessoal, ja pesquisei no fórum, mas não consegui resolver meu problema, aparentemente esta tudo correto:

initComponents();
conectanota = new conexao();
conectanota.conecta();
conectanota.executeSQL(" select * from notas");
try {

conectanota.resultset.first();
tfnome.setText(conectanota.resultset.getString("nome"));

} catch (SQLException erro) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Não localizado" + erro);

}

parte da classe conexão:

public void executeSQL(String sql){
try {
statement = conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE,ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);
resultset = statement.executeQuery(sql);

}catch(SQLException sqlex){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Não foi possível"+"executar o comando sql,"+sqlex+", o sql passado foi"+sql);

}

}

ele conecta no banco depois da o erro :?

agradeço a ajuda

Troque isto:

# conectanota.resultset.first();  
# tfnome.setText(conectanota.resultset.getString("nome"));  

por isto:

if (conectanota.resultset.next())
    tfnome.setText(conectanota.resultset.getString("nome"));  
else
    tfnome.setText("-- Nome não encontrado --");  

thingol…fiz como vc disse ele imprimiu no textfield que o nome não foi encontrado…mas ele esta no banco access…
oq sera q acontece?

muito obrigado

Boa pergunta.
Eu não recomendo usar “select " em programas; só use "” para testar.
Eu sempre recomendo usar “select nome from notas” (ou seja, listar todos os campos que devem ser obtidos).

mesmo assin não funcionou

conectanota.executeSQL("select nome from notas"); try { if (conectanota.resultset.next()) tfnome.setText(conectanota.resultset.getString("nome")); else tfnome.setText("-- Nome não encontrado --");

estranho, acho vou tentar refazer…mesmo assim obrigado

funcionou thingol…eu refiz as configurações no ODBC…
valeu memo!!!

Tem certeza que você está usando o Access certo? Pode ser que você esteja usando um arquivo para visualizar no Access e seu ODBC esteja apontando para outro arquivo (onde a tabela notas está vazia).

Era isso mesmo, eu havia criado dois bancos…mesmo refazendo as refêrencias só funcionou quando eu apaguei o outro BD

Oba, minha bola de cristal está funcionando bem hoje. Pena que ela funciona só de vez em quando :stuck_out_tongue: