Posicionar um JMenu no Canto Direito do JMenuBar

3 respostas
venomtotal

Oi, minha aplicação se resume a apenas uma janela, mas eu queria colocar um menu de ajuda.

Problema, é que queria aquele menu de ajuda clássico que fica no canto direito superior direito da janela

Como faço para que este único JMenu fique posicionado no canto direito do JMenuBar?

agradeço qualquer ajuda.

3 Respostas

B

cara eu sou iniciante em java…não sei se existe outra solução…mas com certeza deve existir…

Eu faria uma gambiarra das bravas aqui…
Criaria um jMenu e no name dele colocaria um monte de espaços ( )
assim os outros Jmenu seus automaticamente ficarão após esse Jmenu cheio de espaço, deixando o seu Jmenu no canto direito… não esquecendo de dar um setEnable(false) nesse Jmenu, para que não possa clicar nele.

srsrsrsrs…meiu nada a ve…mas como eu não conheço outra solução eu faria essa bestera aí…

venomtotal

valeu blst, eu tava pensando a mesma coisa que vc, mas como vc disse é umabela gambiarra :smiley:

Vou dá mais uma pesquisada, caso outra pessoa saiba, por favor, poste aqui…

VENOM

T

O menu de ajuda, pelos padrões de interface de usuário da Microsoft, não deve ficar deslocado à direita (sendo que todos os outros menus estão à esquerda); ele deve ficar na última posição, mas não como você está querendo.

Eu sei que isso é coisa de chefe ou cliente e chefes têm dessas coisas, mas pelos padrões de interface o menu de ajuda deve ficar na última posição.

Basta pegar uma aplicação qualquer da Microsoft; o menu de ajuda fica na última posição do menu principal, mas ele não fica deslocado à direita como foi pedido. Isso do Windows 3.1 até o Windows Vista - sempre foi assim.

Uma idéia para fazer isso que você quer é pôr um JPanel no topo do seu JFrame, e incluir 2 JMenuBars nesse JPanel - um na posição normal, e outro à direita, só para seu JMenu de ajuda. O problema é que como há 2 JMenuBars pode ser que fiquem abertos simultaneamente 2 JMenus, que não é o que você quer. Então a idéia na verdade não funciona.

(Ainda bem que seu cliente não quis que você usasse menus como os do Microsoft Office 2007 - eles são trabalhosos de implementar. Mas se prepare que isso logo logo vai ser exigência do mercado.)

Criado 16 de janeiro de 2008
Ultima resposta 17 de jan. de 2008
Respostas 3
Participantes 3