Caros,
Desde o início da minha carreira (há 4,5 anos) eu trabalhei em consultoria. Estava acostumado com o ritmo acelerado, não apenas de trabalho, mas também de aprendizado.
Depois de atuar em um projeto para uma empresa do mercado financeiro, eu saí da consultoria e fui encontrado por esta instituição.
Finalmente poderia ver como funciona o outro lado da moeda. Deixar de trabalhar em consultoria para estar em uma empresa onde seu ramo de atividade não é TI. Além de passar de fornecedor para cliente.
A princípio seria ótimo, principalmente pelo salário e benefícios oferecidos pela empresa. Entretanto, após sete meses eu estou muito descontente com minha posição. Digo isso porque a área de TI da empresa é pequena, menos de 15 funcionários (contando desenvolvimento e infra) e não há perspectiva de crescimento. 95% dos projetos são lastimáveis em questão de qualidade de projeto e desenvolvimento. Aqui usam o lema de “fazer rápido (do jeito que for) para entregar o quanto antes”. Palavras como planejamento, cronograma, documentação, requisitos, arquitetura do sistema, integração, testes, entre outras, simplesmente não existem. Sempre que se deparam com a necessidade de criar um sistema um pouco mais elaborado, acabam terceirizando o serviço.
Com isso tudo, desde que entrei, adquiri pouco ou nenhum conhecimento, além de voltar para trás, tendo que prestar suporte para usuário e realizar manutenção de sistemas “sofríveis”. Do outro lado, a empresa oferece estabilidade de emprego, salário acima da média do mercado (clt full, sem mutreta), benefícios atrativos e ser tratado como pessoa e não como um “recurso”.
Estou seriamente pensando em voltar pra vida de consultoria, pois meu foco principal (atualmente) é adquirir conhecimento. Eu sou novo (tenho 23 anos) e não tenho que me encostar em uma empresa devido a um alto salário.
Enfim, a intenção deste tópico é compartilhar essa experiência e perguntar se mais alguém já passou por isso.
Tenho em mente que existem muitas consultorias ruins, mas tenho a impressão que é mais fácil trabalhar em projetos utilizando as últimas tecnologias do mercado e boas práticas em uma do que empresas grandes que não possuem TI como foco principal.
Aceito conselhos, críticas e sugestões.
Abraços!