Possível mudança de emprego. Consultorias x Empresa que não é de TI

17 respostas
eduardojj

Caros,

Desde o início da minha carreira (há 4,5 anos) eu trabalhei em consultoria. Estava acostumado com o ritmo acelerado, não apenas de trabalho, mas também de aprendizado.

Depois de atuar em um projeto para uma empresa do mercado financeiro, eu saí da consultoria e fui encontrado por esta instituição.
Finalmente poderia ver como funciona o outro lado da moeda. Deixar de trabalhar em consultoria para estar em uma empresa onde seu ramo de atividade não é TI. Além de passar de fornecedor para cliente.

A princípio seria ótimo, principalmente pelo salário e benefícios oferecidos pela empresa. Entretanto, após sete meses eu estou muito descontente com minha posição. Digo isso porque a área de TI da empresa é pequena, menos de 15 funcionários (contando desenvolvimento e infra) e não há perspectiva de crescimento. 95% dos projetos são lastimáveis em questão de qualidade de projeto e desenvolvimento. Aqui usam o lema de “fazer rápido (do jeito que for) para entregar o quanto antes”. Palavras como planejamento, cronograma, documentação, requisitos, arquitetura do sistema, integração, testes, entre outras, simplesmente não existem. Sempre que se deparam com a necessidade de criar um sistema um pouco mais elaborado, acabam terceirizando o serviço.

Com isso tudo, desde que entrei, adquiri pouco ou nenhum conhecimento, além de voltar para trás, tendo que prestar suporte para usuário e realizar manutenção de sistemas “sofríveis”. Do outro lado, a empresa oferece estabilidade de emprego, salário acima da média do mercado (clt full, sem mutreta), benefícios atrativos e ser tratado como pessoa e não como um “recurso”.

Estou seriamente pensando em voltar pra vida de consultoria, pois meu foco principal (atualmente) é adquirir conhecimento. Eu sou novo (tenho 23 anos) e não tenho que me encostar em uma empresa devido a um alto salário.

Enfim, a intenção deste tópico é compartilhar essa experiência e perguntar se mais alguém já passou por isso.

Tenho em mente que existem muitas consultorias ruins, mas tenho a impressão que é mais fácil trabalhar em projetos utilizando as últimas tecnologias do mercado e boas práticas em uma do que empresas grandes que não possuem TI como foco principal.

Aceito conselhos, críticas e sugestões.

Abraços!

17 Respostas

Hebert_Coelho

Se você for para uma empresa onde o foco não é TI realmente você irá encontrar muito disso.

Mas isso também você irá encontrar em empresa onde o foco é TI.

Creio que o lugar que você está realmente não se importa com qualidade de software.

leonardobhbr

eduardojj:
Caros,

Desde o início da minha carreira (há 4,5 anos) eu trabalhei em consultoria. Estava acostumado com o ritmo acelerado, não apenas de trabalho, mas também de aprendizado.

Depois de atuar em um projeto para uma empresa do mercado financeiro, eu saí da consultoria e fui encontrado por esta instituição.
Finalmente poderia ver como funciona o outro lado da moeda. Deixar de trabalhar em consultoria para estar em uma empresa onde seu ramo de atividade não é TI. Além de passar de fornecedor para cliente.

A princípio seria ótimo, principalmente pelo salário e benefícios oferecidos pela empresa. Entretanto, após quase um ano depois eu estou muito descontente com minha posição. Digo isso porque a área de TI da empresa é pequena, menos de 15 funcionários (contando desenvolvimento e infra) e não há perspectiva de crescimento. 95% dos projetos são lastimáveis em questão de qualidade de projeto e desenvolvimento. Aqui usam o lema de “fazer rápido (do jeito que for) para entregar o quanto antes”. Palavras como planejamento, cronograma, documentação, requisitos, arquitetura do sistema, integração, testes, entre outras, simplesmente não existem. Sempre que se deparam com a necessidade de criar um sistema um pouco mais elaborado, acabam terceirizando o serviço.

Com isso tudo, desde que entrei, adquiri pouco ou nenhum conhecimento, além de voltar para trás, tendo que prestar suporte para usuário e realizar manutenção de sistemas “sofríveis”. Do outro lado, a empresa oferece estabilidade de emprego, salário acima da média do mercado (clt full, sem mutreta), benefícios atrativos e ser tratado como pessoa e não como um “recurso”.

Estou seriamente pensando em voltar pra vida de consultoria, pois meu foco principal (atualmente) é adquirir conhecimento. Eu sou novo (tenho 23 anos) e não tenho que me encostar em uma empresa devido a um alto salário.

Enfim, a intenção deste tópico é compartilhar essa experiência e perguntar se mais alguém já passou por isso.

Tenho em mente que existem muitas consultorias ruins, mas tenho a impressão que é mais fácil trabalhar em projetos com tecnologias novas e boas práticas em uma do que empresas grandes que não possuem TI como foco principal.

Aceito conselhos, críticas e sugestões.

Abraços!

amigo ja trabelhei em empresas onde o foco não é software, e ja tive oportunidade de trabalhar e consultoria, mais prefiro softhouse, tente esse ramo é melhor que consultoria

M

Creio que você tenha conhecimento dos problemas desse setor de TI e pode colaborar para o crescimento desse setor . Já tentou sugerir melhorias para os problemas que você disse antes de pensar em trocar de emprego ?

maior_abandonado

meio engraçado como a pessoa nunca está contente… isso é do ser humano mesmo… hehe

ja vi vários tópicos aqui no guj onde o pessoal costuma reclamar de consultoria, especialmente de coisas que percebi que você se preocupou em citar que ai não acontece (mas acontecem muito em consultoria, como você bem sabe). alias normalmente reclamam também do que você reclama, da desorganização e pressa (resumidamente, bem resumidamente).

bom… mas tentando te ajudar, a resposta é a mesma, não está contente cara, procura outra coisa, sai atras do que você quer e seja feliz, mas mantenha as portas abertas, saia numa até por quê pode ser que você queira voltar depois, e no seu caso em particular pense bem (código péssimo, legado, desorganização, isso tem de sobra no mercado, as desvantagens que você citou, mas as vantagens não…).

CarlosEduardoDantas

Eu também já passei pelos 2 lados da moeda, mais precisamente 3 anos cada, até então. As principais desvantagens de estar em uma empresa onde a sua área de atuação não é TI, são exatamente as que você mencionou (especialmente qualidade,organização e investimentos), além do fato de estar preso a um ramo de negócio apenas, o que, em uma consultoria, tende a ser mais aberto, de acordo com a variedade de clientes. Por outro lado, salário e benefícios “tendem” a ser mais atraentes. Uma experiência que tive quando fui trabalhar em uma empresa que não é de TI, foi a maior proximidade com o usuários finais dos sistemas, o que me agregou bastante em questão de pensar/projetar/desenvolver sistemas mais funcionais, ou seja, que facilitam a vida do usuário. Quando eu trabalhava em consultoria, talvez pelo baixíssimo convívio com usuários finais, não conseguia vislumbrar o melhor formato do sistema para a operação. O lado ruim disso é a questão do suporte, especialmente em lugares com baixa organização e culturalmente infectada por maus costumes. (como deve saber, mudar cultura é uma luta que pode levar muito, muito tempo)

Enfim, deve-se analisar, você é bem novo e com o passar dos anos, pode se acomodar em um lugar assim e parar de vez com sua evolução. Mas, deve-se procurar com calma, porque existem consultorias e consultorias. Há lugares que mesmo sendo de TI não vão te agregar muito, como deve saber.

CarlosEduardoDantas

Seu questionamento é bem pertinente. Normalmente, em situações adversas, criticamos bastante e na maioria das vezes saímos para procurar um lugar melhor. Mas, algumas pessoas preferem fazer diferente e procurar transformar o lugar, aplicando exemplos e tendo paciência. Estas pessoas são as que mais se fortalecem ao término do processo. Claro, nem sempre dá certo, mas nada melhor do que tentar.

maior_abandonado

misterzire:
Creio que você tenha conhecimento dos problemas desse setor de TI e pode colaborar para o crescimento desse setor . Já tentou sugerir melhorias para os problemas que você disse antes de pensar em trocar de emprego ?

lembro de certa empresa onde a equipe inteira se reuniu e botou no papel sugestões que tínhamos para organizar mesmo várias coisas que acreditávamos estar errado na empresa… ai então pegamos isso e mostramos para o nosso superior imediato… sabem o que aconteceu? retaliação, pura e simples, pense na possibilidade seria ótimo poder melhorar o lugar, mas não se esqueça do ambiente que você se encontra, talvez as sugestões não sejam vistas com bons olhos…

no final das contas acho que nenhum dos que estavam na equipe na época menos de um ano está la ainda… eu sai de la por quê arrumei coisa melhor, sei de gente que saiu pelo mesmo motivo e gente que foi mandada embora…

luiz_renato

Bom, eu nunca trabalhei em consultorias mas trabalho numa empresa que não é de TI e conheço muito bem o que vc relatou…

Vc deve levar em conta o que pretende da sua carreira sem esqueçer da necessidade financeira.

Se o seu foco é agregar conhecimento, vc deve ir pro ramo de consultoria sem sombra de dúvida, tendo em mente, claro, que vai deixar pra trás todos os benefícios que vc tem hoje mas avançar profissionalmente (que pra mim é mais importante).

V

Vira e mexe alguem surge com uma nova teoria a esse respeito.

Na minha opinião esse tipo de distinção é irrelevante. A única coisa que realmente importa é, a empresa consome ou produz tecnologia?

Empresas de TI, não-TI ou consultoria, são consumidores de tecnologia, e não produtoras, por isso eles estão cagando para tecnologias novas ou boas práticas. Aliás, no Brasil empresas que produzem tecnologia são raras, então a única saída para o que você procura na minha opinião é:

1- ser um profissional acima da média e arrumar vaga numa dessas poucas empresas que produz tecnologia no Brasil (ou trabalhar fora do país)

2- criar a sua própria empresa e ditar como as coisas devem funcionar.

eduardojj

Vira e mexe alguem surge com uma nova teoria a esse respeito.

Na minha opinião esse tipo de distinção é irrelevante. A única coisa que realmente importa é, a empresa consome ou produz tecnologia?

Empresas de TI, não-TI ou consultoria, são consumidores de tecnologia, e não produtoras, por isso eles estão cagando para tecnologias novas ou boas práticas. Aliás, no Brasil empresas que produzem tecnologia são raras, então a única saída para o que você procura na minha opinião é:

1- ser um profissional acima da média e arrumar vaga numa dessas poucas empresas que produz tecnologia no Brasil (ou trabalhar fora do país)

2- criar a sua própria empresa e ditar como as coisas devem funcionar.
vargas,

Acabei me expressando mal.
Na verdade o que eu quis dizer é: “trabalhar em projetos utilizando as últimas tecnologias do mercado e boas práticas”.

O que busco não é desenvolver novas e sim adotar as tecnologias mais recentes, como a utilização de uma versão mais recente de um determinado framework.

V

Entendi. O lance é que empresas que consomem tecnologia o lema é sempre padronizar em uma tecnologia/framework/arquitetura consolidade no mercado.

Se você quer trabalhar com o que tem mais recente é isso que eu falei no post anterior.

OliveirakunJava

Eu também trabalho em uma empresa cujo foco não é TI a 3 anos, aqui as coisas funcionam exatamente como vc descreveu: metodologia de desenvolvimento é extreme-go-horse, o mais importante é entregar o projeto no prazo mais curto possível não importando qualidade, depois quando o projeto vai para produção surgem vários problemas devido a péssima qualidade do software e temos que sair correndo tentando apagar incêndio ou esperar a empresa que desenvolveu o sistema consertar a cagada que fizeram. Isso sem falar dos programadores cowboy…
Como vantagem temos a livre escolha para escolher tecnologia e raramente precisamos trabalhar nos finais de semana ou depois do horário, mas como na minnha carreira hoje o meu foco é aprendizado, estou a procura de um trabalho em uma consultoria ou outra empresa que tenha TI como foco, mesmo sabendo dos problemas ja divulgados pelos colegas do fórum…

eduardojj

jakefrog:
Se você for para uma empresa onde o foco não é TI realmente você irá encontrar muito disso.

Mas isso também você irá encontrar em empresa onde o foco é TI.

Creio que o lugar que você está realmente não se importa com qualidade de software.

Tenho em mente que posso encontrar esses mesmos pontos em consultorias, softhouses ou empresas de TI. Por isso, caso eu decida partir para uma nova oportunidade, serei bem criterioso para não me arrepender.

Na verdade as pessoas desta empresa sequer sabem o que significado de “qualidade de software”.
A média de idade da empresa beira os 35/40 anos. Esse é um grande problema. Tudo funciona exatamente como se fosse há 10 anos.

Obrigado pela dica.
Vou estudar essa possibilidade.

misterzire:

Sim. Cheguei a preparar um material e apresentar para justificar a adoção de boas práticas, não apenas de desesnvolvimento, mas de todo o ciclo de desenvolvimento de um projeto. Resultado? “Vamos analisar, mas a princípio não temos interessante na adoção desta metodologia”. Dessa forma. Curto e grosso. Nunca mais se falou nisso. Colocaram na gaveta.

Inclusive tive conhecimento que uma pessoa que ocupou meu cargo saiu da empresa descontente. (também tentou propor mudanças, mas sem sucesso).

maior_abandonado:
meio engraçado como a pessoa nunca está contente… isso é do ser humano mesmo… hehe

ja vi vários tópicos aqui no guj onde o pessoal costuma reclamar de consultoria, especialmente de coisas que percebi que você se preocupou em citar que ai não acontece (mas acontecem muito em consultoria, como você bem sabe). alias normalmente reclamam também do que você reclama, da desorganização e pressa (resumidamente, bem resumidamente).

bom… mas tentando te ajudar, a resposta é a mesma, não está contente cara, procura outra coisa, sai atras do que você quer e seja feliz, mas mantenha as portas abertas, saia numa até por quê pode ser que você queira voltar depois, e no seu caso em particular pense bem (código péssimo, legado, desorganização, isso tem de sobra no mercado, as desvantagens que você citou, mas as vantagens não…).

Isso é verdade. Tenho amigos que dizem que estou reclamando de barriga cheia e dariam tudo para ter uma oportunidade igual essa, para se encostar na empresa até aposentar. Literalmente, onde trabalho é um plano de previdência. Você entra e sem esforço fica até se aposentar. Sem estresse.
Entretanto, para mim ela não oferece os pontos que estou buscando. Conhecimento, dinamismo, participação em novos e grandes projetos, perspectiva de trabalho etc.

Sim, claro. Caso eu decida sair da empresa, tomarei todo o cuidado para avisar minha saída com antecedência, visando manter o bom relacionamento com a instituição.

Tinha esquecido que tinha postado um tópico na época que aceitei essa oportunidade. :lol:

D

Olha, eu acho que você é louco, rsrsrs.

Quando eu tinha 23 anos também era assim, agora com 26, já penso de outra forma.

A luta contra a estagnação é natural para quem gosta de tecnologia como a maioria aqui, mas para lidar no mundo real com o que tem de mais novo e com as melhores práticas, etc…só se trabalhar na google, etc…ou em algum lugar raro. Ou talvez um caminho seja criar projetos pessoais.

O normal é isso, vc sai da sua empresa onde já não aprende mais nada, vai para outra onde no prazo de 6 meses a 1 ano você já conhecerá toda a rotina também e terá ainda talvez mais uma coisa ou outra que agregará valor.

Sinceramente, depois de 4 anos de consultoria, já a algum tempo venho alimentando a idéia de jogar no outro time, do cliente. Ou do desenvolvimento interno em alguma empresa que não produz TI.

Pelo que observo por ai consultoria é o pior dos mundos. E só tende a piorar com as quedas de salários em nível de entrada. Claro que estou fazendo uma generalização, mas no geral, saindo daqui pretendo nunca mais atuar por consultoria.

maior_abandonado

[quote=eduardojj]…
Isso é verdade. Tenho amigos que dizem que estou reclamando de barriga cheia e dariam tudo para ter uma oportunidade igual essa, para se encostar na empresa até aposentar. Literalmente, onde trabalho é um plano de previdência. Você entra e sem esforço fica até se aposentar. Sem estresse.
Entretanto, para mim ela não oferece os pontos que estou buscando. Conhecimento, dinamismo, participação em novos e grandes projetos, perspectiva de trabalho etc.

Sim, claro. Caso eu decida sair da empresa, tomarei todo o cuidado para avisar minha saída com antecedência, visando manter o bom relacionamento com a instituição.

Tinha esquecido que tinha postado um tópico na época que aceitei essa oportunidade. :lol:

é… você usou o termo “se encostar”… isso gera uma certa preocupação por que se enquanto estiver ali você só trabalhar la, você vai ficar realmente estagnado, mal acostumado, despreparado para o mercado, em contra partida facilita um pouco de você estudar por fora, caso você tenha alguma área de interesse da para você aproveitar para estudar por fora e ai o ambiente parece “não dificultar”, por que pelo que eu entendi ai não é corrido, estude algo que você realmente queira, ou adquira um tempo maior de experiência por exemplo para passar de pleno para senior (por exemplo), tente ver nessa situação algo no qual você possa ganhar e tire proveito disso, se você se concentrar no fato de estar sempre dando manutenção naquela aplicação que usa coisas como struts 1 com ejb 2 você vai ficar xateado sem a menor necessidade, em um ambiente que não é tão estressante quanto poderia… tente procurar oque tem de proveitoso e aproveitar isso… se não tiver nada de proveitoso procure algum outro lugar que tenha, mas busque o que te traz algo de bom, ai ou fora.

Frantic_Avenger

Daniel_MV eu entendo, o que você quis dizer mas penso do seguinte jeito, não sou de reclamar mas vamos lá, meu estágio foi fazendo selects e rodando procedures para não faço a mínima idéia do que serviam, aí pensei em sair (funcionários mais próximos - aquilo que chamamos de AMIGOS - acoselhavam eu adquirir experiência e só assim depois voltar pois achavam que eu estava sendo mal aproveitado), conversei com minha família, falaram “Fica. A empresa é gigante e extremamente reconhecida no BR o melhor a se fazer é ficar.” Passou-se o tempo fui contrado para fazer o mesmo, quando ocorre algum problema tenho que revirar meio mundo para ver que o erro era uma vírgula (figura de linguagem) e receio se um dia por acaso for demitido, não encontro outro lugar por falta de experiência, tento um estágio de desenvolvimento mas nunca consigo por saber somente o básico. Visto q já trabalho e estou disposto a voltar a ser estagiário para alcançar meu objetivo devia passar a imagem de quão grande é minha vontade de aprender mas isso não acontece, agora resta-me estudar todas as noites em casa sozinho durante as férias da faculdade para poder fazer frente e alcançar meus objetivos.

H

Amigo, você citou a questão do salário na primeira postagem. Poderia dizer qual era o salário de antes e qual é o de agora, com os benefícios? Pode ser por mensagem particular mesmo (muito embora eu acredite que o seu nome de usuário não vai te identificar, caso a privacidade seja uma preocupação).
Pergunto isso porque estou numa situação parecida.
Agradeço.

Criado 12 de dezembro de 2011
Ultima resposta 13 de dez. de 2011
Respostas 17
Participantes 12