Posso aprender Ruby sem saber OO ?

Tenho muita curiosidade sobre a linguagem, mas estou focado em javascript e na aprendendo OO em Java, tenho uma amigo que trabalha com Ruby e diz que é muito mais prático que Java, posso partir para Ruby sem muito conhecimento em OO ?

Claro, você não precisa saber OO para estudar a linguagem, recomendo você estudar uma linguagem por vez, e comece a estudar o Ruby do basico.

1 curtida

Então Gabriel, eu gosto muito de web por isso estou estudando javascript, na faculdade eu estudo Java por isso que tenho que intercalar um pouco dos dois, mas nas férias queria aprender uma linguagem mais maneira que java

Vamos la

Eu adoro a OO do Ruby. É uma linguagem interessante de praticar e aprender.

Com if, while, for, vc vai construindo programas. Entretanto existem certas implicações do fato de ruby usar objetos em tudo (ausencia do ++) mas isso a gente pega rapidinho

Sim. Mas como eu disse não tenho o conceito de OO fixo. Estou realmente aprendendo muito lendo apostilas e praticando, mas existem conceitos em Java que só aprendi agora, como encapsulamento, herança e entrei em polimorfismo, por que eu curto parte de front-end, conheço bem html5 e Css3 e agora estou aprendendo muita coisa sobre JS. Daí queria uma linguagem parrada como Ruby para dar um upgrade nos meus conhecimentos

vc vai fixar brincando com Ruby, com certeza. manda bala.

1 curtida

Obrigado =)

Complementando a resposta dada, OO é OO em qualquer linguagem, a diferença é que alguns padrões de OO que você precisa fazer “na mão” no Java já estão embutidos no Ruby.

É completamente possível programar em Ruby de forma “não-OO”, mas é importante você aprender a aplicar os conceitos de OO no Ruby também, por isso recomendo muito esse livro.

EDIT: Antes de se aventurar no livro que recomendei, aprenda o Ruby básico e faça muito código Ruby, mesmo não sendo tão OO. Aos poucos você vai percebendo padrões no meio das “cagadas” e quando começar a amadurecer nesse aspecto, o livro será uma mão na roda.

Obrigado pela ajuda =)