Posso armazenar JButtons em um array?

Queria armazenar JButtons em um array, para poder fazer referência a cada um especificamente e compará-los, um a um, com uma posição em uma matriz de estados, para ver se está “preenchido pu não”, como faço para referenciá-los?

JButton[]botoes=new JButton[200]; for(int i=0;i<200;i++) botoes[i]=new JButton("Botão");

Claro, ao invés de inicializar com um laço vc pode atribuir manualmente cada um de seus botões no array.

Tenho mais uma dúvida: Se eu quiser comparar o estado desses botões, digamos que sombreados ou não, por exemplo, com uma posição em uma matriz de inteiros, como faço a referência a cada posição de cada um deles? Uso o nome do botão?

Não intendi muito bem o funcionamento dessa sua matriz de estados n direito oq vc quer, mas pra vc se referenciar a um determinado JButton q armazenou em um array vc deve ssaber em q posição do array esse botão está, daí vc se referencia a ele da seguinte forma (considerando q vc ja declarou o array de botões e q ele se chama botoes:


botoes[i].qualquerMetodoQueVoceQueiraChamar()

Quanto a saber se está sombreado, n saquei, oq vc chama de sombreado? Se está com o foco?? É isso? Bem… de qualquer forma pesquise os listenners do JButton e da Classe hiereaquicamente mais alta, Abstract Button, para sacar todos os eventos gerados por esse tipo de componente.

eu estou estudando java na facul e nao to entendendo mt bem os comandos jButton, e os outro. pra falar a verdade nao estou entendendo nada…
onde eu baixo uma explicaçao rapida desses comandos?

por favor responda o mais rapido possivel
obrigado