Posso concorrer a uma vaga de ensino médio de concurso público se tiver graduação na área?

Eu fiz ensino médio normal, sem especialização, mas tenho graduação de tecnólogo, posso me inscrever para uma vaga de concurso público de ensino médio técnico se for na mesma área que me formei?

Sim.

Acho que pode. Vi alguns concursos para programador em tribunais que pediam ou um curso técnico ou ter cursado uma quantidade X de horas de cadeiras de programação na faculdade. Mas sempre tem que ver o edital.

A restrição é com relação a escolaridade mínima, mas não há uma máxima.
Pesquise na internet e você verá casos de advogados formados que concorrem a vagas de coveiro e gari…
Qualquer semelhança com o Brasil é mera coincidência.

É porque a pergunta dele tá meio ambígua. Ele tá se referindo a concursos que pedem só o ensino médio ou concursos que pedem um curso tecnico e ele quer saber se um curso superior “equivale” ao técnico? Por exemplo, um cara que fez eng elétrica pode fazer um concurso pra técnico em eletrônica? Se essa última for o que ele quer perguntar, para alguns concursos para técnico de informática, algumas cadeiras da faculdade equivalem a um curso técnico para efeitos de comprovação de conhecimento. Já vi isso no concurso do TRE e do TSE.

Entre em contato com o RH do órgão para o qual pretende fazer o concurso.

Sim, exatamente isso. A vaga é para ensino médio técnico em informática.

Perguntei e me responderam isso:

[color=red]"Prezado(a),

Por gentileza, verifique quais os requisitos para o cargo desejado, se a sua formação ou experiência for compatível com a exigida então poderá concorrer normalmente."[/color]