Posso escrever um programa em java e converte-lo para usar num dispositivo mobile?

Comecei a pouco tempo estudar java com o intuito de programar para dispositivos mobiles, nesse vídeo ele ensinou como dar um “olá mundo” em java com uma interface gráfica comum e depois apenas mostrou de relance como seria no celular, gostaria de saber como faz isso no celular, se para programar em android eu preciso usar o android studio ou da pra programar em java gerar o bytecode e ai sim colocar no celular, desculpa se ficou confuso ainda estou nas primeiras semanas de estudo…

Obrigado desde já

mano, apesar da linguagem ser a mesma nas 2 plataformas existe um diferença de sintaxe, plataforma,compatibilidade e tals. não da pra rodar um programa feito em java pra desktop em um aparelho android.
bay,espero que tenha ajudado.

São SDKs diferentes, No desktop vocè faz um programa java com a JDK, com isso seu programa tem que ter uma classe com método main, Já no o Android e servidores web as coisas são diferentes apesar de também usarem o JDK tem outras coisas alem que você tem que usar para desenvolver seu app.

A interface grafica do Android e feita em java ou seja dentro do Android que fica a classe main que e executada quando você liga o seu aparelho, já seu app roda dentro do Android que oferece uma forma de você escrever seus apps para rodar dentro dele, se for fazer uma analogia o Android seria equivalente ao navegador e os apps equivalente aos plug-ins.

Vc pode fazer vários tipos de solução diferentes Java, conbinar e misturar. tem varias opções arquiteturais. Cada opção tera pros e contras. Exemplos:

• Vc pode fazer uma app web java e responsivar ela para navegadores mobile - https://fernandofranzini.wordpress.com/2016/12/28/solucao-web-desktop-mobile-e-tablet/
  • Vc pode fazer uma solução JavaFX e portar ela para o android.
  • Vc pode fazer uma solução 100% android nativa.
  • Vc pode fazer as telas em android nativa e fazer a regra de negocio no server java, integrando com rest.
  • Android mesmo gerando outro bytecode, roda ai 80% da JSE, exemplos: java.io, jdbc, colletions, e etc. Se vc fizer um código puro JSE compatível, vc pode exportar o jar e rodar no android sim. Eu já fiz isso duzias de vezes.
    Dessas ai em cima, unica que eu não fiz foi o JavaFX.
    O correto seria vc levantar os requisitos da solução para decidir quais produtos usar e qual arquitetura adotar.