Posso me tornar um programador/desenvolvedor estudando Engenharia de Computação?

Sou estudante de Engenharia da Computação(3° período) , gosto muito do que estudo neste curso, tanto disciplinas voltadas para o hardware como para software, mas me sinto mais confortável e motivado a estudar as disciplinas voltadas à programação, bom, a minhas dúvidas são : Eu conseguiria me tornar um desenvolvedor/programador de qualidade cursando Engenharia da Computação? Valeria a pena mudar para Ciência da Computação, sendo que já estou no 3°periodo da Engenharia? Os conhecimentos em hardware adquiridos no curso de Engenharia de Computação me ajudariam de alguma forma caso eu me torne um programador/desenvolvedor futuramente?
Valeria a pena eu cursar Ciências da Computação após a conclusão do curso de Engenharia, ou seria melhor fazer um curso de especialização voltada para programação?

Sim, pode.

Valeria a pena mudar para Ciência da Computação, sendo que já estou no 3°periodo da Engenharia e também gosto de estudar sobre hardware ? Os conhecimentos em hardware adquiridos no curso de Engenharia de Computação me ajudariam de alguma forma caso eu me torne um programador/desenvolvedor futuramente?
Valeria a pena eu cursar Ciências da Computação após a conclusão do curso de Engenharia, ou seria melhor fazer um curso de especialização voltada para programação?

Tudo isso é bem relativo.
Está feliz cursando engenharia? Então continue. Se não está, mude.
Não posso afirmar que sim, nem que não vão ajudar. Se você começar a desenvolver para uma empresa cujos projetos não envolvam conhecimentos em HW, você não utilizará. Se precisar, vai ter um diferencial.
Lembro-me, até hoje, de uma história que um aluno contou: um amigo dele, nos EUA, fez um curso de Java. No conteúdo, havia a descrição de aulas sobre threads. multithreading e concorrência. O tal instrutor preferiu passar para o assunto seguinte, afirmando, veementemente, que threads nunca são utilizadas.
Resultado? O tal amigo do meu aluno começou a trabalhar e, vejam só, de cara pediram para fazer algo baseado em threads.

Assim sendo, o que você vai fazer depende do que você quer.
Já trabalhei com gente que não era formada em áreas correlatas e que eram ótimos profissionais de desenvolvimento.

Olá, bom dia.

O que eu percebo é que o curso superior nenhum vai te tornar um bom desenvolvedor. Nenhum tem essa capacidade. O que eles fazem é mostrar alguns caminhos que você pode decidir ou não percorrer. Aliás, na nossa área de TI eu penso que este é o melhor legado dos cursos superiores. Veja que o seu te mostrou a possibilidade de ser um desenvolvedor.

Qualquer mini projeto que você decida tocar vai ter muito mais conteúdo que a faculdade vai te apresentar.
Quer ser um bom desenvolvedor? Estude por conta, desenvolva coisas que te desafie e desencane de jogar esta responsabilidade para a faculdade.

Inté.

2 curtidas

Ainda não tenho completa certeza de que seguirei essa carreira(já que meus estudos mal começaram) mas me interesso muito pela área de desenvolvimento web.

Independente de seu curso, nenhum deles te fará um desenvolvedor.
O que fará você ser um desenvolvedor é ir atras de conteúdo pelos cursos presenciais/online, livros, foruns, etc.

A sua formação é indeferente para a area de TI

2 curtidas

Já estou correndo atrás disso, assinei os cursos Alura(Online) , para ampliar meus conhecimentos na área de programação. Haveria algum outro curso online ou materiais de estudo para ampliar meus conhecimentos em software que você recomendaria?

Alura (que você já assinou) é muito bom.

Uma coisa bacana seria você inventar algum projeto para resolver algum problema. Coisa pequena. Utilize os fóruns. Daí vc vai ver o salto no seu aprendizado.

1 curtida

Obrigado pela ajuda galera.

Olá.
Se quiser um curso de especialização e sair programando é o de Análise de Sistemas, mais completo e focado em programação. Eu fiz e não me arrependo…
E também bons cursos por fora é sempre bom fazer…

Então, basicamente vc recomenda fazer Análise de Sistemas para se tornar um programador?

Curso de ADS é o que mais tem foco em programação!!! Fiz esse…

Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogos da área. Todos esses vc deve aprender a programar. Ciência vai te dar muito foco em algoritmos e como as coisas funcionam nos bastidores, então seria o que deveria formar programadores mais ecléticos, com uma visão mais abrangente da coisa. Engenharia é quase o mesmo caminho, mas tem uma carga maior em eletrônica. Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnólogos vão te dar uma base mais de mercado. Vc aprende a programar, mas o computador é o meio, é a ferramenta usada para trabalhar. Na Ciência e na Engenharia o computador é o meio e o fim, pois vc o usa como ferramenta e entende melhor os meandros da coisa, além de ter uma visão muito mais abrangente de algoritmos.

1 curtida

Engenharia da Computação e Ciência da Computação são áreas diferentes, mas ambas podem fornecer as habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um desenvolvedor/programador de qualidade. A Engenharia da Computação é mais voltada para aplicações práticas de computação, enquanto a Ciência da Computação é mais voltada para a teoria da computação.

Se você já está no terceiro período de Engenharia da Computação e se sente confortável com o curso e gosta do conteúdo, pode continuar e se especializar em desenvolvimento de software. Se você sente que deseja se aprofundar mais na teoria da computação e está disposto a mudar de curso, pode considerar mudar para Ciência da Computação. É importante lembrar que essa decisão deve ser baseada em seus interesses e objetivos profissionais.

Ciência e Engenharia da Computação são praticamente o mesmo curso, não tem nada a ver em ser mais ou menos prático. Na Engenharia a preocupação é mais com eletrônica. Ciência e Engenharia tem uma pegada mais acadêmica e os outros mais de mercado. Normalmente esses outros cursos são um subconjunto do que se vê em Ciência e Engenharia da Computação.