Usando o Maven, é possível fazer tudo o que é é feito no Ant?
Posso deixar o Ant de lado e usar apenas Maven?
Fiz alguns testes com ambos, gostei MUITO do ant, consegui ir bem longe com ele fazendo várias tasks, ficou bem legal, adorei.
Já com o Maven, não consegui fazer muita coisa, mas confesso que não pesquisei muito ainda. Por outro lado, gostei muito da forma de gerenciar dependências com o Maven.
A pergunta é: O Maven substitui o Ant? Ou será que devo usar o melhor dos dois mundos? Ant para Build/Test/Deploy e Maven apenas para arrumas as dependências.
Maven tem um proposito diferente do Ant, entao, nao dah pra falar “maven faz tudo o que o ant faz”.
Maven serve pra ajudar nas tarefas comuns em projetos de software (java, em geral). Com um arquivo pom.xml praticamente vazio e seguindo a estrutura “padrao” (src/main/java para fontes java, por exemplo), voce tem de graca build, test, package, deploy, … Alem disso, voce pode usar plugins que extendem a funcionalidade principal do Maven. Por exemplo, sem precisar baixar nada, voce pode rodar “mvn cobertura:cobertura” e conseguir um relatorio de Code Coverage
Eu nao sou um grande fa de Maven, mas ele tem seus meritos. Se quiser ver outras alternativas, leia sobre o gradle e sobre buildr.
O maven possui integração com o ant, vc pode usar o maven para padronizar a criação e construção do projeto, e usar o ant para outras tasks diferentes, como por exemplo copiar arquivos para uma determinada pasta :P.
Qualquer coisa de uma olhada no Apache Ivy, é um gerenciador de dependencias para ANT.
[quote=Felagund]O maven possui integração com o ant, vc pode usar o maven para padronizar a criação e construção do projeto, e usar o ant para outras tasks diferentes, como por exemplo copiar arquivos para uma determinada pasta :P.
Qualquer coisa de uma olhada no Apache Ivy, é um gerenciador de dependencias para ANT.[/quote]
Foi exatamente o que eu fiz. Estou usando o Maven Task Plugin para no meu Build do Ant, ficou bem legal
Eu pensei em usar o Apache Ivy, mas eu ainda teria que aprender a usar, e agora o tempo está curto, e como ficou tudo certo com Maven + Ant, vou deixar o Ivy para depois.