PostgreSql no Suse Linux 9.2 Professional

Tenho em minha máquina o [color=“red”]Suse Linux 9.2 Professional[/color], e acabei intalando nessa máquina o [color=“red”]Postgre 8.0[/color]. Até sem problemas , nada que o KPackage e o YaSt não resolvam num piscar de olhos, o problema maior é quem diz que eu consigo, através do DbVisualizer ou do PgAdminIII acessar o Postgre!!!

[color=“red”]Usuário tem ja registrado pois isso foi feito na hora da intalação e verifiquei através do YaSt a sua existência! Máquina com host ok, Ip ok (IP fixo não DHCP), senha de usuário Postgres Ok! A princípio nada de errado só que no dbvisualizer diz que não existe comunicação TCP/IP!!![/color]

As portas [color=“red”]22, 80 e 8080[/color] (que são as principais) estão ok e que acusa que não existe comunicação TCP/IP nada faz com que eu me logue no Postgre e comece a utilizá-lo! Não achei nada na NET que pudesse me orientar ainda mais nessa versão do Suse

Todos os pacotes de TCP/IP etc, etc, etc, necessários para uma rede estão OK

Se alguém souber de algo que solucione o meu problema agradeceria!!!

Valeu galera!!!

Bom, o PostgreSQL precisa ter a comunicação TCP/IP habilitada para podermos usá-lo (o default é apenas “Unix Sockets”).

http://www.postgresql.org/docs/faqs.FAQ_brazilian.html#3.5

[i]
3.5) Como eu controlo conexões de outras máquinas?

Por padrão, o PostgreSQL só permite conexões da máquina local utilizando soquetes de domínio Unix ou conexões TCP/IP. Outras máquinas não poderão conectar-se a menos que você modifique listen_addresses no postgresql.conf, e habilite a autenticação por máquina modificando o arquivo $PGDATA/pg_hba.conf.
[/i]

vê se a porta do postgresql está aberta…para isso vai no console e de um nmap eu acho…se não estiver aberta tem que mexer no arquivo postgresql.conf na pasta data…vai ter uma linha assim #port = 5432…se tiver tira #…e restarta o postgresql e ve se funciona

Falo