bom…calma lá…
acho q seria bem interessante, antes de qq coisa, vc estudar um pouco sobre banco de dados em teoria…sobre MER (Modelo Entidade-Relacionamento) q basicamente eh a estrutura do seu banco de dados, quais são as tabelas, o relacionamento entre elas, o q eh uma Primary Key(Chave Primária), o q eh uma Foreign Key (Chave Estrangeira), etc…
depois q vc aprender a modelar seu banco, vc vai precisar de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), no caso, parece q vc ja optou pelo PostgreSQL…
ai, vc deve aprender a manipular os dados atraves da linguagem SQL, q eh a linguagem universal pra banco de dados…alguns bancos tem extensões dessa linguagem, com funções próprias…mas isso ja eh outra historia…
eu sei q na sua facul o pessoal vai trabalhar com o PostgreSQL, e ele funciona muito bem…porem pra vc q nao tem conhecimento nenhum de banco, uma boa fuçada no Access (ic!) pode te ajudar a entender alguns conceitos, por ele ser bem visual e bem intuitivo…mas não tenha o Access como SGBD…ignore ele da sua vida, hauhauhauhau
Existe muito material sobre tudo isso q eu falei…depois q vc tiver o seu banco…aih sim vc vai pro caminho q a Diana indicou, sobre como fazer sua aplicação Java conectar com o banco…q tb tem muito material disponivel de como faze-lo…
espero ter ajudado…