PostgreSQL, por onde começar?

4 respostas
B

Olá pessoal,

to querendo aprender como utilizar um banco de dados com os programas que eu faço, atualmente fiz um programa de cadastro de clientes que te da a opção de salvar os dados em um arquivo txt. A minha dúvida é por onde começar não tenho noção de como funciona um bd. Pesquisei alguns tutoriais na internet e todos requerem pelo menos um conhecimento basico de como funciona…tou perdidão. A escolha pelo Postgre foi que na facul vamos usar ele.

vlw!

4 Respostas

D

Brohter…

vc tem q. entender como funciona a API JDBC…
Conhece a linguagem SQL? Não? Tem q. estudar SQL tb!
Depois vc vai atrás de qual banco se encaixa melhor com as suas aplicações.

Comece por aqui!
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=list_pages_categories&cid=8

t+

J

cara e o seguinte

tu lembra das linhas e colunas ? das matrizes ?

matemática ?

pois bem um bd é isso, usando a linguagem SQL, essa SQL e que busca na linha X e coluna Y os valor, apaga elel insere ele etc..

nos txt ficaria foda fazer isso X e Y, existe varios Bancos de Dados.

1 - conehcaça o basico de SQL
2 - va no site do PostgreSQL, e baixe o manual
3 - instale oPostegreSQL
4 - faça uns testes

se tu usa windows XP, aconselho a bota um Kurumin ou Ubuntu, por que xp e uma merda para isso, grande abraço.
P

bom…calma lá…

acho q seria bem interessante, antes de qq coisa, vc estudar um pouco sobre banco de dados em teoria…sobre MER (Modelo Entidade-Relacionamento) q basicamente eh a estrutura do seu banco de dados, quais são as tabelas, o relacionamento entre elas, o q eh uma Primary Key(Chave Primária), o q eh uma Foreign Key (Chave Estrangeira), etc…

depois q vc aprender a modelar seu banco, vc vai precisar de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), no caso, parece q vc ja optou pelo PostgreSQL…

ai, vc deve aprender a manipular os dados atraves da linguagem SQL, q eh a linguagem universal pra banco de dados…alguns bancos tem extensões dessa linguagem, com funções próprias…mas isso ja eh outra historia…

eu sei q na sua facul o pessoal vai trabalhar com o PostgreSQL, e ele funciona muito bem…porem pra vc q nao tem conhecimento nenhum de banco, uma boa fuçada no Access (ic!) pode te ajudar a entender alguns conceitos, por ele ser bem visual e bem intuitivo…mas não tenha o Access como SGBD…ignore ele da sua vida, hauhauhauhau

Existe muito material sobre tudo isso q eu falei…depois q vc tiver o seu banco…aih sim vc vai pro caminho q a Diana indicou, sobre como fazer sua aplicação Java conectar com o banco…q tb tem muito material disponivel de como faze-lo…

espero ter ajudado…

C

Alem de aprender os conceitos fundamentais de Bancos de dados, voce terá que aprender a fazer a relaçao dos objetos da sua aplicaçao com as tabelas do banco, no caso voce pode chegar ao conhecido Mapeamento Objeto-Relacional

Criado 3 de julho de 2007
Ultima resposta 3 de jul. de 2007
Respostas 4
Participantes 5